sábado, 12 de abril de 2014

STU COOK - UM EXCELENTE BAIXISTA !

Stuart Alden Cook, mais conhecido por Stu Cook, nascido a 25 de Abril de 1945, é um baixista mundialmente conhecido como elemento da banda rock-country-blues (swamp-rock), Creedence Clearwater Revival.
Curiosamente Stu Cook começou como pianista em 1959 na banda The Blue Velvets com John Fogerty e Doug Clifford.
Com a entrada de Tom Fogerty em 1961 a banda passou a designar-se Tommy Fogerty And The Blue Velvets e assinam um contrato discográfico com a editora Orchestra Records na qual gravam 3 discos single que não obtiveram nenhum sucesso.
Em 1963 mudam o nome para The Visions e têm dificuldade em encontrar editora, finalmente assinam contrato em 1964 com a Scorpio Records uma subsidiária da então editora especializada em Jazz, a Fantasy Records.
No lançamento do primeiro disco a editora muda o nome da banda para The Golliwogs, e é por esta altura que Stu Cook abandona o piano e assume a posição de guitarrista baixo com a qual mais tarde iria fazer história.
Entre 1964 a 1967 os The Golliwogs fazem alguns pequenos sucessos regionais, mas as capacidades de Stu Cook como baixista ainda não se fazem notar.
Em 1968 a banda muda definitivamente o nome para Creedence Clearwater Revival e gravam o primeiro album para a Fantasy Records em que já se nota todo o desenvolvimento de Stu Cook como baixista que muito ajudou a criar a sonoridade própria da banda.
Embora tenha sido John Fogerty o grande criador do swamp-rock e compositor, arranjador e produtor de quase todas as músicas desta banda, que também gravou alguns covers, Stu Cook criou belas linhas de baixo em muitas dessas músicas criadas por John Fogerty.
John Fogerty foi muito ajudado por esta sessão ritmica para construir essas canções, as linhas de baixo criadas por Stu Cook e os riffs de bateria de Doug Clifford eram a simbiose perfeita na sua construção.
Também foi fundamental o balanço ritmico muito peculiar criado por Tom Fogerty na guitarra base (ritmo), e claro, John Fogerty era o grande génio na construção dessas canções onde construiu grandes solos de guitarra e acrescentava todo o potencial da sua voz.
Depois da separação dos Creedence Clearwater Revival em 1972, Stu Cook junto com Doug Clifford fizeram uma temporada como músicos de sessão de estúdio, chegaram a participar em dois albuns a solo de Tom Fogerty, "Zephyr National" e "Myopia" ambos de 1974, também fizeram parte da banda The Don Harrison Band na qual gravaram dois albuns, depois enquanto Doug Clifford passou para a banda Sir Douglas Quintet, Stu Cook ocupa o lugar de baixista na conhecida banda Southern Pacific, mesmo a tempo de gravar o segundo album dessa banda, e onde fica alguns anos.
Por volta de 1995 Stu Cook e Doug Clifford voltam a reunir-se e formam os Creedence Clearwater Revisited, uma banda de covers da banda CCR original, e ainda estão em actividade.
Stu Cook é um excelente baixista e ficará para sempre conhecido na história da música como o homem que criou algumas das mais belas linhas de baixo na história do rock.