A Fantasy Records, que mais tarde ficou conhecida como a casa dos creedence (the creedence house), foi fundada em 1948 pelos irmãos Max Weiss e Sol Weiss, ficava situada num pequeno armazém da sua fábrica de plásticos na Tenth and Parker Street, Berkeley - California.
A especialidade da Fantasy Records era a música jazz e o blues, pela qual era conhecida esta pequena editora independente, mais tarde já na década de 60 quando quiseram apostar na música pop rock criaram o selo Scorpion Records para a diferenciar do catálogo principal da Fantasy.
Pelo selo Scorpion Records assinaram contrato com uns jovens de uma banda chamada Visions, que depressa passam a The Golliwogs lançando o seu primeiro disco em 1964, até 1967 os The Golliwogs lançaram quase uma dezena de singles obtendo alguns pequenos sucessos regionais.
Em 1967 o produtor Saul Zaentz junta um grupo de investidores e compra a Fantasy Records e no final desse mesmo ano encerra todas as actividades do selo Scorpion Records passando os seus artistas para o catalogo principal da Fantasy Records.
No inicio de 1968 os The Golliwogs alteram o seu nome para Creedence Clearwater Revival e lançam o seu primeiro disco a sério, o álbum que apenas leva como titulo o nome da banda, este álbum atinge o galardão de disco de ouro em apenas uma semana, estavam abertas as portas do sucesso, tanto para os CCR como também para a própria Fantasy, a produção do álbum está creditada a Saul Zaents, mas mais tarde soube-se que a execução de toda a produção foi da responsabilidade de John Fogerty que não foi creditado neste álbum como produtor.
Entre 1968 a 1969 os CCR já tinham rendido uma verdadeira fortuna à Fantasy Records e Saul Zaentz decide ampliar o velho prédio da Fantasy acrescentando-lhe novos anexos e 3 novos estúdios de gravação, o estúdio D era exclusivo para os CCR, era aí que trabalhavam, ensaiavam e pré-gravavam o material, mas era habitual fazerem a gravação final em outros estúdios fora da Fantasy, afinal a galinha dos ovos de ouro teria de ter alguns privilégios.
Os rendimentos obtidos com a contribuição dos Creedence Clearwater Revival, fizeram a Fantasy passar de uma pequena editora independente para ser uma grande editora independente, mas tinham alguns problemas de distribuição internacional por isso contrataram uma outra editora, Liberty Records, para fazer a distribuição do catalogo da Fantasy Records, é por isso que muitos discos dos CCR foram lançados pelo selo da Liberty Records principalmente na Europa, acabado o contrato com a Liberty, a Fantasy optou por contrato de licenciamento do material a diversas editoras discográficas que tivessem interesse em distribuir esse material.
A partir de 1975 Saul Zaentz com os lucros obtidos passa a investir no cinema, o primeiro filme a produzir foi "One Flew Over The Cuckoo´s Nest - Voando Sobre Um Ninho de Cucos" com Jack Nicholson, e vai explorando o grande filão de ouro chamado CCR em novas compilações discográficas até à exaustão e saturação, simultaneamente começa a fazer o licenciamento das músicas dos CCR para integrar bandas sonoras de filmes, quase sempre de acção, e assim facturando fabulosos lucros.
Na década de 90 transforma grande parte da Fantasy Records em estúdios de cinema, aí entre outras obras cinematográficas produz a saga cinematográfica "Lord of The Rings - O Senhor dos Aneis" e com o crescente sucesso como produtor cinematográfico, Saul Zaentz, vai se desligando cada vez mais da música e do departamento discográfico da Fantasy que entretanto já tinha omitido ou eliminado o "Records" do seu registo comercial.
Em 2004 o departamento de música da Fantasy é vendido à Concord Music por uma grande fortuna, o grande volume do negócio era baseado pela valorização comercial de todo o acervo musical dos CCR, muito embora o acervo da Fantasy seja muito rico na representação das gravações efectuadas no Jazz e Blues, depois da compra pela Concord Music Group, a Fantasy passa a operar na sede da Concord localizada em 100 North Crescent Drive, Beverly Hill - California.
A Fantasy Film Production, que não fez parte do negocio com a Concord Music, passou a designar-se Saul Zaentz Company, continua a operar no mesmo local na cidade de Berkeley, agora é dirigida pelos herdeiros de Saul Zaentz que faleceu a 3 de janeiro de 2014.
SAUL ZAENTZ NO SEU ESCRITORIO NA FANTASY RECORDS
FANTASY RECORDS OFICCE BUILDING AND RECORDING STUDIOS
FANTASY STUDIO 1970
quinta-feira, 13 de novembro de 2014
quarta-feira, 12 de novembro de 2014
JOHN FOGERTY - OS GRANDES FRACASSOS
JOHN FOGERTY E OS SEUS GRANDES FRACASSOS
Desmotivado pelos seus problemas pessoais e profissionais, e acusado pelos fans de ter sido o responsável da saída de Tom Fogerty dos Creedence Clearwater Revival, e mais tarde do desmantelamento e separação da banda (os fans não perdoam), John Fogerty foi alvo de grandes fracassos comerciais e de má publicidade no inicio da década de 70.
Conheça então quais foram os grandes fracassos comerciais de John Fogerty :
SINGLES :
1972 - SOMEDAY NEVER COMES
Foi o último single dos Creedence Clearwater Revival quando a banda já estava reduzida a trio. A música ainda chegou a entrar na 25ª posição da Chart do Top 100, mas mal conseguiu se aguentar e saiu do Top com a mesma rapidez que entrou em menos de uma semana.
1973 - BLUE RIDGE MOUNTAIN BLUES / I AIN´T NEVER
É um single com dois temas cover de clássicos da música country norte-americana, lançado com o pseudónimo The Blue Ridge Rangers, infelizmente foi um grande fracasso comercial. Ambas as músicas estão incluídas no primeiro álbum a solo de John Fogerty que foi lançado com o pseudónimo THE BLUE RIDGE RANGERS.
1973 - YOU DON´T OWE ME / BACK IN THE HILLS
Foi um single com dois temas originais lançado sob o pseudónimo The Blue Ridge Rangers, embora as músicas tivessem uma boa sonoridade e arranjos idênticos ao Creedence, a coisa não funcionou e virou um grande fracasso comercial, até ao presente John Fogerty nunca mais tocou essas músicas nos seus concertos ao vivo.
1973 - COMIN´DOWN THE ROAD / RICOCHET
Mais um single que foi fracassado muito embora o tema principal seja excelente. John Fogerty ultimamente tem ocasionalmente recuperado este tema, "Comin´Down The Road" em seus concertos ao vivo.
1975 - ROCKIN´ALL OVER THE WORLD / THE WALL
Outro single que fracassou comercialmente, com duas músicas que seguem a mesma linha dos CCR não se compreende muito bem o que levou este single ao fracasso. A música "Rockin´All Over The World" em 1977 obteve grande sucesso com a versão cover da banda Status Quo, e John Fogerty tem recuperado esse tema em seus concertos ao vivo.
Estas duas músicas também estão incluídas no álbum "JOHN FOGERTY" de 1975, que também foi um grande fracasso comercial.
1975 - ALMOST SATURDAY NIGHT / SEA CRUISE
É outro single mal sucedido, um fracasso comercial embora o tema principal seja excelente, por isso John Fogerty tem recuperado o tema "Almost Saturday Night" em seus concertos ao vivo.
Estas duas músicas também estão incluídas no álbum "JOHN FOGERTY" de 1975, que também foi um grande fracasso comercial.
1976 - YOU GOT THE MAGIC / EVIL THING
Este single deve ter sido o maior fracasso comercial de John Fogerty, aqui perde-se toda a "magia" de ligação aos CCR, o que também deve ter contribuído para o seu fracasso. Este foi o último disco de John Fogerty pela restante década de 70 até à primeira metade da década de 80.
ALBUNS :
1973 - THE BLUE RIDGE RANGERS
É o primeiro álbum a solo de John Fogerty composto apenas por temas cover de alguns clássicos da música country norte-americana. Não foi um álbum muito bem sucedido mas também não chegou a ser um fracasso comercial total. Deste álbum foram extraídos dois singles de sucesso moderado "Jambalaya" e "Hearts of Stone" que foram os temas fortes deste álbum que incluía também os temas "Blue Ridge Mountain Blues" e "I Ain´t Never" que foram o primeiro single extraído deste álbum.
1975 - JOHN FOGERTY ALBUM
Apesar de ter sido um fracasso comercial este é um excelente álbum e foi, salvo algumas excepções, o álbum que mais se aproximou do trabalho que John Fogerty tinha feito com os Creedence Clearwater Revival. Estão incluídos no alinhamento deste álbum os temas que foram lançados em single, "Rockin´All Over The World", "The Wall", "Almost Saturday Night" e "Sea Cruise. Terá contribuído para o fracasso deste álbum a falta de divulgação e promoção, disputas em tribunal entre as editoras Fantasy Records e Asylum Records tendo apanhado pelo meio John Fogerty. Hoje é considerado um álbum raro e de culto sendo vendido a preços fora do normal.
1976 - HOODOO
Este álbum não chegou a ser lançado e teve a sua edição cancelada com o acordo de John Fogerty e a editora Asylum Records. Tanto a editora como John Fogerty acharam o álbum fraco demais e de comum acordo as masters-tapes do álbum foram destruídas em 1980 por ordem de John Fogerty. Antes de serem destruídas alguém as copiou e acabaram por aparecer no mercado pirata das bootlegs e ainda pode-se encontra-las nesse mercado paralelo. A editora Asylum chegou a fazer alguns discos promocionais deste álbum, que receberam até a capa oficial antes de decidir cancela-lo, por isso muitas bootlegs trazem a capa original.
Desmotivado pelos seus problemas pessoais e profissionais, e acusado pelos fans de ter sido o responsável da saída de Tom Fogerty dos Creedence Clearwater Revival, e mais tarde do desmantelamento e separação da banda (os fans não perdoam), John Fogerty foi alvo de grandes fracassos comerciais e de má publicidade no inicio da década de 70.
Conheça então quais foram os grandes fracassos comerciais de John Fogerty :
SINGLES :
1972 - SOMEDAY NEVER COMES
Foi o último single dos Creedence Clearwater Revival quando a banda já estava reduzida a trio. A música ainda chegou a entrar na 25ª posição da Chart do Top 100, mas mal conseguiu se aguentar e saiu do Top com a mesma rapidez que entrou em menos de uma semana.
1973 - BLUE RIDGE MOUNTAIN BLUES / I AIN´T NEVER
É um single com dois temas cover de clássicos da música country norte-americana, lançado com o pseudónimo The Blue Ridge Rangers, infelizmente foi um grande fracasso comercial. Ambas as músicas estão incluídas no primeiro álbum a solo de John Fogerty que foi lançado com o pseudónimo THE BLUE RIDGE RANGERS.
1973 - YOU DON´T OWE ME / BACK IN THE HILLS
Foi um single com dois temas originais lançado sob o pseudónimo The Blue Ridge Rangers, embora as músicas tivessem uma boa sonoridade e arranjos idênticos ao Creedence, a coisa não funcionou e virou um grande fracasso comercial, até ao presente John Fogerty nunca mais tocou essas músicas nos seus concertos ao vivo.
1973 - COMIN´DOWN THE ROAD / RICOCHET
Mais um single que foi fracassado muito embora o tema principal seja excelente. John Fogerty ultimamente tem ocasionalmente recuperado este tema, "Comin´Down The Road" em seus concertos ao vivo.
1975 - ROCKIN´ALL OVER THE WORLD / THE WALL
Outro single que fracassou comercialmente, com duas músicas que seguem a mesma linha dos CCR não se compreende muito bem o que levou este single ao fracasso. A música "Rockin´All Over The World" em 1977 obteve grande sucesso com a versão cover da banda Status Quo, e John Fogerty tem recuperado esse tema em seus concertos ao vivo.
Estas duas músicas também estão incluídas no álbum "JOHN FOGERTY" de 1975, que também foi um grande fracasso comercial.
1975 - ALMOST SATURDAY NIGHT / SEA CRUISE
É outro single mal sucedido, um fracasso comercial embora o tema principal seja excelente, por isso John Fogerty tem recuperado o tema "Almost Saturday Night" em seus concertos ao vivo.
Estas duas músicas também estão incluídas no álbum "JOHN FOGERTY" de 1975, que também foi um grande fracasso comercial.
1976 - YOU GOT THE MAGIC / EVIL THING
Este single deve ter sido o maior fracasso comercial de John Fogerty, aqui perde-se toda a "magia" de ligação aos CCR, o que também deve ter contribuído para o seu fracasso. Este foi o último disco de John Fogerty pela restante década de 70 até à primeira metade da década de 80.
ALBUNS :
1973 - THE BLUE RIDGE RANGERS
É o primeiro álbum a solo de John Fogerty composto apenas por temas cover de alguns clássicos da música country norte-americana. Não foi um álbum muito bem sucedido mas também não chegou a ser um fracasso comercial total. Deste álbum foram extraídos dois singles de sucesso moderado "Jambalaya" e "Hearts of Stone" que foram os temas fortes deste álbum que incluía também os temas "Blue Ridge Mountain Blues" e "I Ain´t Never" que foram o primeiro single extraído deste álbum.
1975 - JOHN FOGERTY ALBUM
Apesar de ter sido um fracasso comercial este é um excelente álbum e foi, salvo algumas excepções, o álbum que mais se aproximou do trabalho que John Fogerty tinha feito com os Creedence Clearwater Revival. Estão incluídos no alinhamento deste álbum os temas que foram lançados em single, "Rockin´All Over The World", "The Wall", "Almost Saturday Night" e "Sea Cruise. Terá contribuído para o fracasso deste álbum a falta de divulgação e promoção, disputas em tribunal entre as editoras Fantasy Records e Asylum Records tendo apanhado pelo meio John Fogerty. Hoje é considerado um álbum raro e de culto sendo vendido a preços fora do normal.
1976 - HOODOO
Este álbum não chegou a ser lançado e teve a sua edição cancelada com o acordo de John Fogerty e a editora Asylum Records. Tanto a editora como John Fogerty acharam o álbum fraco demais e de comum acordo as masters-tapes do álbum foram destruídas em 1980 por ordem de John Fogerty. Antes de serem destruídas alguém as copiou e acabaram por aparecer no mercado pirata das bootlegs e ainda pode-se encontra-las nesse mercado paralelo. A editora Asylum chegou a fazer alguns discos promocionais deste álbum, que receberam até a capa oficial antes de decidir cancela-lo, por isso muitas bootlegs trazem a capa original.
terça-feira, 11 de novembro de 2014
JOHN FOGERTY - ONTEM E HOJE !
É muito frequente ouvir os fans dizerem que a voz de John Fogerty já não é o que era, pois bem, toda aquela potente extensão de voz da sua juventude perdeu-se com o passar dos anos e com o peso da idade, é certo que a voz envelheceu um pouco mas o timbre e o vibrato continuam lá bem intocáveis, em contrapartida John Fogerty hoje está tocando muito melhor guitarra, desde os tempos do Creedence Clearwater Revival até ao presente podemos constatar que ele evoluiu muitíssimo nessa área, e nós podemos verificar isso através dos seus concertos ao vivo, e na falta de oportunidade para isso, podemos consultar os seus dvd´s de concertos ao vivo dos últimos anos, e até discos ao vivo, para tirar provas disso.
Outro aspecto admirável é que apesar de ter atingido o estrelato mundial nunca se esqueceu das suas origens familiares oriundas da classe media trabalhadora, vive uma vida pacata, simples e reservada bem longe das grandes excentricidades que são caracteristicas nas grandes estrelas do showbiz internacional.
Outro aspecto admirável é que apesar de ter atingido o estrelato mundial nunca se esqueceu das suas origens familiares oriundas da classe media trabalhadora, vive uma vida pacata, simples e reservada bem longe das grandes excentricidades que são caracteristicas nas grandes estrelas do showbiz internacional.
JOHN FOGERTY - UMA PARTE MAIS TRISTE DA HISTÓRIA DO ROCK´N`ROLL
Quando John Fogerty deu por terminado a banda Creedence Clearwater Revival em 1972, a editora Fantasy Records e seu presidente executivo Saul Zaents, não deram por terminado o seu contrato com a editora e exigiram-lhe o cumprimento do contrato mesmo em carreira a solo.
John Fogerty era o grande responsável do contrato dos Creedence Clearwater Revival com a Fantasy Records, embora cada um dos elementos tivessem 25% de cota no registo do nome da banda, John Fogerty estava preso ao contrato pela sua genialidade e a editora sabia disso e não queria abrir mão dele.
John Fogerty era obrigado contratualmente a entregar à Fantasy Records 24 músicas por ano, tudo correu bem entre 1968 a 1970, mas em Fevereiro de 1971 é anunciada a saída oficial de Tom Fogerty da banda, que passa a se apresentar como um trio, nesse ano John Fogerty só entrega à editora um single "Sweet Hitch Hiker", os restantes singles que saem nesse ano, na verdade, tinham sido entregues no ano anterior.
Depois da separação dos Creedence Clearwater Revival, e editora Fantasy Records comunica a John Fogerty que este já lhes devia cerca de 50 músicas ao abrigo contratual entre ambas as partes.
Em 1973 sem os Creedence e com muito pouca vontade de se iniciar a solo sob pressão da editora, John Fogerty para cumprir a obrigação contratual entrega à editora um álbum inteiramente composto por versões cover de grandes clássicos da música country norte-americana, que é lançado debaixo do pseudónimo "The Blue Ridge Rangers" em que se destacam os temas "Jambalaya" e "Hearts of Stone".
Ainda em 1973 lança mais um single com dois temas originais "You Don´t Owe Me" e "Back In The Hills" ainda usando o pseudónimo The Blue Ridge Rangers.
A pressão da Fantasy Records continua e John Fogerty entrega-lhes mais um single com dois temas "Comin´Down The Road" e "Ricochet", este último tema é um instrumental, mas desta vez o disco é lançado em nome próprio sem omissões.
Em 1974 John Fogerty entra em litigio judicial contra a Fantasy Records, denuncia um contrato desastroso e reclama direitos autorais que lhe tinham sido sonegados pela Fantasy Records, este litigio judicial levaria quase 30 anos a ser resolvido nas salas dos tribunais.
Em 1975 John Fogerty força a barra e assina com uma nova editora Asylum Records mas logo é processado pela Fantasy Records, em audiência o tribunal decide que a Asylum Records lançaria os futuros discos apenas nos Estados Unidos, Canada e na America Latina, e a Fantasy Records lançaria esse mesmo material na Europa, Austrália e Japão, pelo menos até o litigio ser resolvido em sentença do tribunal.
Com essa parceria forçada por ordem judicial entre ambas as editoras é lançado o álbum "John Fogerty", salvo algumas excepções, este álbum é o trabalho mais parecido com o que fazia no Creedence Clearwater Revival em toda a sua carreira a solo.
Do álbum John Fogerty são extraídos dois singles, o primeiro trazia os temas "Rockin´All Over The World" e "The Wall", e o segundo single com os temas "Almost Saturday Night" e "Sea Cruise", ambos os singles como o álbum foram prejudicados por falta de promoção editorial e mal divulgados pela Fantasy Records como uma vingançazinha contra John Fogerty devido aos factos que ocorriam, hoje em dia o álbum "John Fogerty" é considerado raro e tem preços verdadeiramente exorbitantes e fora do comum.
A música "Rockin´All Over The World" só ficou bem conhecida e obteve grande sucesso em 1977 numa versão cover feita pela banda Status Quo.
Em 1976 John Fogerty lança um novo single com dois temas "You Got The Magic" e "Evil Thing", na contracapa do single ainda se anunciava o lançamento para breve do novo álbum "Hoodoo" mas isso não chegou a se concretizar, o single foi um completo fracasso comercial e foi o pior resultado de sempre na carreira de John Fogerty por isso o novo álbum foi cancelado pela editora em comum acordo com John Fogerty, que depois desapareceria a cena musical activa durante um período de quase dez anos.
As masters-tapes do álbum "Hoodoo" foram destruídas em 1980 por ordem de John Fogerty, mas antes de serem destruídas alguém as copiou e andam a circular no mercado pirata das bootlegs como uma relíquia absoluta.
John Fogerty fez o seu grande regresso em 1985 com o fantástico álbum a solo "Centerfield", mas isso já são contas de um outro rosário.
Mesmo assim em 1985 John Fogerty foi absurdamente processado pela Fantasy Records, acusado de a música "The Old Man Down The Road", deste novo álbum, ser um plágio do tema "Run Through The Jungle" dos Creedence Clearwater Revival, da qual a Fantasy detinha os direitos autorais usurpados contratualmente a John Fogerty, esta é a primeira, e talvez única, vez em que ridiculamente um compositor é acusado e processado judicialmente por se plagiar a si próprio, mas a vingança de Saul Zaentz e da Fantasy Records não pegou, John Fogerty tocou ambas as músicas em tribunal e venceu esse processo.
O assunto entre John Fogerty e Fantasy Records só ficou resolvido em 2004 quando essa editora foi vendida à Concord Music, John Fogerty até assinou contrato com a nova Fantasy /Concord Music e lançou 3 novos álbuns por essa editora, assim chegou ao fim de uma das histórias mais tristes do mundo do rock´n´roll.
John Fogerty era o grande responsável do contrato dos Creedence Clearwater Revival com a Fantasy Records, embora cada um dos elementos tivessem 25% de cota no registo do nome da banda, John Fogerty estava preso ao contrato pela sua genialidade e a editora sabia disso e não queria abrir mão dele.
John Fogerty era obrigado contratualmente a entregar à Fantasy Records 24 músicas por ano, tudo correu bem entre 1968 a 1970, mas em Fevereiro de 1971 é anunciada a saída oficial de Tom Fogerty da banda, que passa a se apresentar como um trio, nesse ano John Fogerty só entrega à editora um single "Sweet Hitch Hiker", os restantes singles que saem nesse ano, na verdade, tinham sido entregues no ano anterior.
Depois da separação dos Creedence Clearwater Revival, e editora Fantasy Records comunica a John Fogerty que este já lhes devia cerca de 50 músicas ao abrigo contratual entre ambas as partes.
Em 1973 sem os Creedence e com muito pouca vontade de se iniciar a solo sob pressão da editora, John Fogerty para cumprir a obrigação contratual entrega à editora um álbum inteiramente composto por versões cover de grandes clássicos da música country norte-americana, que é lançado debaixo do pseudónimo "The Blue Ridge Rangers" em que se destacam os temas "Jambalaya" e "Hearts of Stone".
Ainda em 1973 lança mais um single com dois temas originais "You Don´t Owe Me" e "Back In The Hills" ainda usando o pseudónimo The Blue Ridge Rangers.
A pressão da Fantasy Records continua e John Fogerty entrega-lhes mais um single com dois temas "Comin´Down The Road" e "Ricochet", este último tema é um instrumental, mas desta vez o disco é lançado em nome próprio sem omissões.
Em 1974 John Fogerty entra em litigio judicial contra a Fantasy Records, denuncia um contrato desastroso e reclama direitos autorais que lhe tinham sido sonegados pela Fantasy Records, este litigio judicial levaria quase 30 anos a ser resolvido nas salas dos tribunais.
Em 1975 John Fogerty força a barra e assina com uma nova editora Asylum Records mas logo é processado pela Fantasy Records, em audiência o tribunal decide que a Asylum Records lançaria os futuros discos apenas nos Estados Unidos, Canada e na America Latina, e a Fantasy Records lançaria esse mesmo material na Europa, Austrália e Japão, pelo menos até o litigio ser resolvido em sentença do tribunal.
Com essa parceria forçada por ordem judicial entre ambas as editoras é lançado o álbum "John Fogerty", salvo algumas excepções, este álbum é o trabalho mais parecido com o que fazia no Creedence Clearwater Revival em toda a sua carreira a solo.
Do álbum John Fogerty são extraídos dois singles, o primeiro trazia os temas "Rockin´All Over The World" e "The Wall", e o segundo single com os temas "Almost Saturday Night" e "Sea Cruise", ambos os singles como o álbum foram prejudicados por falta de promoção editorial e mal divulgados pela Fantasy Records como uma vingançazinha contra John Fogerty devido aos factos que ocorriam, hoje em dia o álbum "John Fogerty" é considerado raro e tem preços verdadeiramente exorbitantes e fora do comum.
A música "Rockin´All Over The World" só ficou bem conhecida e obteve grande sucesso em 1977 numa versão cover feita pela banda Status Quo.
Em 1976 John Fogerty lança um novo single com dois temas "You Got The Magic" e "Evil Thing", na contracapa do single ainda se anunciava o lançamento para breve do novo álbum "Hoodoo" mas isso não chegou a se concretizar, o single foi um completo fracasso comercial e foi o pior resultado de sempre na carreira de John Fogerty por isso o novo álbum foi cancelado pela editora em comum acordo com John Fogerty, que depois desapareceria a cena musical activa durante um período de quase dez anos.
As masters-tapes do álbum "Hoodoo" foram destruídas em 1980 por ordem de John Fogerty, mas antes de serem destruídas alguém as copiou e andam a circular no mercado pirata das bootlegs como uma relíquia absoluta.
John Fogerty fez o seu grande regresso em 1985 com o fantástico álbum a solo "Centerfield", mas isso já são contas de um outro rosário.
Mesmo assim em 1985 John Fogerty foi absurdamente processado pela Fantasy Records, acusado de a música "The Old Man Down The Road", deste novo álbum, ser um plágio do tema "Run Through The Jungle" dos Creedence Clearwater Revival, da qual a Fantasy detinha os direitos autorais usurpados contratualmente a John Fogerty, esta é a primeira, e talvez única, vez em que ridiculamente um compositor é acusado e processado judicialmente por se plagiar a si próprio, mas a vingança de Saul Zaentz e da Fantasy Records não pegou, John Fogerty tocou ambas as músicas em tribunal e venceu esse processo.
O assunto entre John Fogerty e Fantasy Records só ficou resolvido em 2004 quando essa editora foi vendida à Concord Music, John Fogerty até assinou contrato com a nova Fantasy /Concord Music e lançou 3 novos álbuns por essa editora, assim chegou ao fim de uma das histórias mais tristes do mundo do rock´n´roll.
segunda-feira, 1 de setembro de 2014
CREEDENCE CLEARWATER REVIVAL - AS 20 MELHORES MÚSICAS !
Depois de me ter sido lançado o desafio de escolher, na minha opinião, quais seriam as 25 músicas inesquecíveis dos Creedence Clearwater Revival, é-me lançado um outro desafio, desta vez para escolher quais são as 20 melhores músicas desta banda, seguindo a minha opinião, as melhores músicas da banda nem foram as que andaram nos Tops, quem conhece o obra discográfica desta banda sabe muito bem disso, portanto a lista abaixo descreve os melhores temas gravados por esta banda.
AS 20 MELHORES MÚSICAS DOS CCR
01 * 1970 - Ramble Tamble * 7:11 duração
02 * 1970 - I Heard It Through The Grapevine * 11:06 duração
03 * 1970 - Pagan Baby * 6:25 duração
04 * 1969 * Effegy * 6:31 duração
05 * 1969 * Keep On Chooglin`* 7:40 duração
06 * 1968 * Suzie Q * 8:36 minutos duração
07 * 1969 * Graveyard Train * 8:36 minutos duração
08 * 1969 * Feelin`Blue * 5:03 minutos duração
09 * 1968 * Walk On The Water * 4:39 minutos duração
10 * 1968 * I Put A Spell On You * 4:31 minutos duração
11 * 1969 * Born On The Bayou * 5:13 minutos duração
12 * 1970 * (Wish I Could) Hideaway * 3:53 minutos duração
13 * 1969 * TheNight Time Is The Right Time * 3:07 minutos duração
14 * 1969 * Tomstone Shadow * 3:37 minutos duração
15 * 1970 * Before You Accuse Me * 3:25 minutos duração
16 * 1969 * The Midnight Special * 4:11 minutos duração
17 * 1969 * Penthouse Pauper * 3:38 minutos duração
18 * 1970 * Born To Move * 5:39 minutos duração
19 * 1969 * Wrote A Song For Everyone * 4:57 minutos duração
20 * 1970 * Rude Awakening # 2 * 6:19 minutos duração
(Música Psicadélica)
AS 20 MELHORES MÚSICAS DOS CCR
01 * 1970 - Ramble Tamble * 7:11 duração
02 * 1970 - I Heard It Through The Grapevine * 11:06 duração
03 * 1970 - Pagan Baby * 6:25 duração
04 * 1969 * Effegy * 6:31 duração
05 * 1969 * Keep On Chooglin`* 7:40 duração
06 * 1968 * Suzie Q * 8:36 minutos duração
07 * 1969 * Graveyard Train * 8:36 minutos duração
08 * 1969 * Feelin`Blue * 5:03 minutos duração
09 * 1968 * Walk On The Water * 4:39 minutos duração
10 * 1968 * I Put A Spell On You * 4:31 minutos duração
11 * 1969 * Born On The Bayou * 5:13 minutos duração
12 * 1970 * (Wish I Could) Hideaway * 3:53 minutos duração
13 * 1969 * TheNight Time Is The Right Time * 3:07 minutos duração
14 * 1969 * Tomstone Shadow * 3:37 minutos duração
15 * 1970 * Before You Accuse Me * 3:25 minutos duração
16 * 1969 * The Midnight Special * 4:11 minutos duração
17 * 1969 * Penthouse Pauper * 3:38 minutos duração
18 * 1970 * Born To Move * 5:39 minutos duração
19 * 1969 * Wrote A Song For Everyone * 4:57 minutos duração
20 * 1970 * Rude Awakening # 2 * 6:19 minutos duração
(Música Psicadélica)
domingo, 31 de agosto de 2014
CREEDENCE CLEARWATER REVIVAL - 25 MÚSICAS INESQUECÍVEIS !
Um amigo certa vez desafiou-me a fazer uma lista das 25 músicas inesquecíveis dos Creedence Clearwater Revival.
Aceitando o desafio e pelos anos de experiência que tenho dedicado a esta banda, fiz uma selecção das 25 músicas que foram mais badaladas na sua época, todas elas tiveram um grande feedback do público, dos radialistas e entre os media em geral, ainda hoje continuam a ser muito ouvidas e muito actuais, certo que limitar a lista só a 25 temas vai de certo deixar outros grandes temas de fora, mas os que escolhi são aqueles que tiveram um forte impacto imediato junto aos media e foram eternizadas para sempre.
As 25 Canções Inesquecíveis :
01 - 1968 * Suzie Q
02 - 1968 * Walk On The Water
03 - 1969 * Born On The Bayou
04 - 1969 * Proud Mary
05 - 1969 * Green River
06 - 1969 * Commotion
07 - 1969 * Bad Moon Rising
08 - 1969 * Lodi
09 - 1969 * Fortunate Son
10 - 1969 * Down On The Corner
11 - 1969 * It Came Out Of The Sky
12 - 1969 * The Midnight Special
13 - 1970 * Travelin´Band
14 - 1970 * Who´ll Stop The Rain
15 - 1970 * Lookin´Out My Back Door
16 - 1970 * Long As I Can See The Light
17 - 1970 * Up Around The Bend
18 - 1970 * Run Through The Jungle
19 - 1970 * I Heard It Through The Grapevine
20 - 1971 * Hey Tonight
21 - 1971 * Have You Ever Seen The Rain ?
22 - 1971 * Molina
23 - 1972 * Sweet Hitch-Hiker
24 - 1972 * Someday Never Comes
25 - 1972 * Lookin´For A Reason
Aceitando o desafio e pelos anos de experiência que tenho dedicado a esta banda, fiz uma selecção das 25 músicas que foram mais badaladas na sua época, todas elas tiveram um grande feedback do público, dos radialistas e entre os media em geral, ainda hoje continuam a ser muito ouvidas e muito actuais, certo que limitar a lista só a 25 temas vai de certo deixar outros grandes temas de fora, mas os que escolhi são aqueles que tiveram um forte impacto imediato junto aos media e foram eternizadas para sempre.
As 25 Canções Inesquecíveis :
01 - 1968 * Suzie Q
02 - 1968 * Walk On The Water
03 - 1969 * Born On The Bayou
04 - 1969 * Proud Mary
05 - 1969 * Green River
06 - 1969 * Commotion
07 - 1969 * Bad Moon Rising
08 - 1969 * Lodi
09 - 1969 * Fortunate Son
10 - 1969 * Down On The Corner
11 - 1969 * It Came Out Of The Sky
12 - 1969 * The Midnight Special
13 - 1970 * Travelin´Band
14 - 1970 * Who´ll Stop The Rain
15 - 1970 * Lookin´Out My Back Door
16 - 1970 * Long As I Can See The Light
17 - 1970 * Up Around The Bend
18 - 1970 * Run Through The Jungle
19 - 1970 * I Heard It Through The Grapevine
20 - 1971 * Hey Tonight
21 - 1971 * Have You Ever Seen The Rain ?
22 - 1971 * Molina
23 - 1972 * Sweet Hitch-Hiker
24 - 1972 * Someday Never Comes
25 - 1972 * Lookin´For A Reason
segunda-feira, 18 de agosto de 2014
UM FENÓMENO CHAMADO JOHN FOGERTY
Depois da minha atenção musicalmente estar voltada para os The Beatles e The Rolling Stones, a banda californiana Creedence Clearwater Revival, liderada pelo jovem John Fogerty, passou a ser uma referência e a minha banda preferida, da qual ainda hoje sou grande fan.
Os Creedence Clearwater Revival chamaram-me a atenção porque tinham uma sonoridade completamente nova e original, era uma uma fusão entre o rock, o country e o blues, vestidos com excelentes arranjos musicais e vocalizados pela potente voz "negra" de John Fogerty.
Infelizmente os Creedence Clearwater Revival só tiveram cinco (5) anos de actividade, entre 1968 a 1972 ano da sua separação, mas antes de se tornarem famosos a banda já contava com dez (10) anos de experiência a tocarem juntos debaixo de outras designações, tais como The Blue Velvets (1959-1960), Tommy Fogerty & The Blue Velvets (1961-1962), The Visions (1963), The Golliwogs (1964-1967), com alguns discos gravados antes de se tornarem nos Creedence Clearwater Revival.
São conhecidos os problemas de John Fogerty com a sua editora Fantasy Records, tudo começou a partir de 1970 quando John Fogerty começou a exigir à Fantasy Records a devolução dos direitos de autor que tinha cedido à editora por um período de três (3) anos, isso julgava ele, porque John Fogerty assinou um documento contrato preparado pelos advogados da editora Fantasy Records em que cedia em termo definitivo os direitos de autor à Fantasy, como John Fogerty confiava muito em Saul Zaentz, presidente da Fantasy, assinou esse contrato sem ler o conteúdo do mesmo e queimou-se.
A questão que opunha John Fogerty à Fantasy Records e a Saul Zaentz, arrastou-se nos tribunais durante 34 anos e só foi resolvida em 2004, este problema arruinou completamente a carreira a solo de John Fogerty por mais de dez (10) anos tendo praticamente ficado desaparecido da cena musical entre 1976 até 1984, tendo feito um regresso triunfante em 1985 com o album "Centerfield", mas ficando pelo caminho um album cancelado em 1976 que se chamaria "Hoodoo" e que pode ser encontrado no mercado das bootlegs.
Apesar dos problemas internos que levaram à separação dos Creedence Clearwater Revival, por decisão de John Fogerty, e de tudo o que possam pensar, esta foi uma banda bastante apoiada pela Fantasy Records e Saul Zaentz, que na fase inicial adiantou muito dinheiro para comprarem melhor material, tais como guitarras, amplificadores e mesas de som, além de outro material necessário à actividade da banda, mas também é verdade que a editora Fantasy Records cresceu de pequena editora para grande editora muito à custa do dinheiro que ganhou com os Creedence Clearwater Revival.
Para além da questão financeira, John Fogerty não terá muito que se queixar de Saul Zaentz, a banda ganhava à percentagem mais um valor extra anual, tinha um espaço para ensaios nos armazéns da editora para poderem trabalhar à vontade, foi construído em 1969 Studio D que era para uso exclusivo dos CCR e tinham toda a assistencia técnica à sua disposição.
Por outro lado Sauz Zaentz fez uma aposta no jovem John Fogerty, que mais nenhum responsável de editora discografica faria, delegou ao jovem John Fogerty, de 23 anos, sem formação e experiência no ramo, a função de produtor, arranjador e supervisionador de toda a produção musical dos CCR, que acumulava funções também de compositor em exclusividade, isso não era uma prática muito comum na década de 60 a inicios de 70, mas Saul Zaentz viu no jovem John Fogerty um grande potencial e foi uma aposta ganha.
Na questão financeira dos direitos de autor John Fogerty tinha razão, o problema é que nas décadas de 50 e 60 era prática comum os compositores venderem os direitos de autor por meio contratual, muitas editoras discográficas faziam isso, John Fogerty foi apenas mais uma vítima dessa falcatrua da industria discográfica.
Depois de um longo período negro, John Fogerty conseguiu fazer um regresso gradual na sua carreira como solista, hoje em dia está aí de novo a disfrutar das luzes da ribalta.
Os Creedence Clearwater Revival chamaram-me a atenção porque tinham uma sonoridade completamente nova e original, era uma uma fusão entre o rock, o country e o blues, vestidos com excelentes arranjos musicais e vocalizados pela potente voz "negra" de John Fogerty.
Infelizmente os Creedence Clearwater Revival só tiveram cinco (5) anos de actividade, entre 1968 a 1972 ano da sua separação, mas antes de se tornarem famosos a banda já contava com dez (10) anos de experiência a tocarem juntos debaixo de outras designações, tais como The Blue Velvets (1959-1960), Tommy Fogerty & The Blue Velvets (1961-1962), The Visions (1963), The Golliwogs (1964-1967), com alguns discos gravados antes de se tornarem nos Creedence Clearwater Revival.
São conhecidos os problemas de John Fogerty com a sua editora Fantasy Records, tudo começou a partir de 1970 quando John Fogerty começou a exigir à Fantasy Records a devolução dos direitos de autor que tinha cedido à editora por um período de três (3) anos, isso julgava ele, porque John Fogerty assinou um documento contrato preparado pelos advogados da editora Fantasy Records em que cedia em termo definitivo os direitos de autor à Fantasy, como John Fogerty confiava muito em Saul Zaentz, presidente da Fantasy, assinou esse contrato sem ler o conteúdo do mesmo e queimou-se.
A questão que opunha John Fogerty à Fantasy Records e a Saul Zaentz, arrastou-se nos tribunais durante 34 anos e só foi resolvida em 2004, este problema arruinou completamente a carreira a solo de John Fogerty por mais de dez (10) anos tendo praticamente ficado desaparecido da cena musical entre 1976 até 1984, tendo feito um regresso triunfante em 1985 com o album "Centerfield", mas ficando pelo caminho um album cancelado em 1976 que se chamaria "Hoodoo" e que pode ser encontrado no mercado das bootlegs.
Apesar dos problemas internos que levaram à separação dos Creedence Clearwater Revival, por decisão de John Fogerty, e de tudo o que possam pensar, esta foi uma banda bastante apoiada pela Fantasy Records e Saul Zaentz, que na fase inicial adiantou muito dinheiro para comprarem melhor material, tais como guitarras, amplificadores e mesas de som, além de outro material necessário à actividade da banda, mas também é verdade que a editora Fantasy Records cresceu de pequena editora para grande editora muito à custa do dinheiro que ganhou com os Creedence Clearwater Revival.
Para além da questão financeira, John Fogerty não terá muito que se queixar de Saul Zaentz, a banda ganhava à percentagem mais um valor extra anual, tinha um espaço para ensaios nos armazéns da editora para poderem trabalhar à vontade, foi construído em 1969 Studio D que era para uso exclusivo dos CCR e tinham toda a assistencia técnica à sua disposição.
Por outro lado Sauz Zaentz fez uma aposta no jovem John Fogerty, que mais nenhum responsável de editora discografica faria, delegou ao jovem John Fogerty, de 23 anos, sem formação e experiência no ramo, a função de produtor, arranjador e supervisionador de toda a produção musical dos CCR, que acumulava funções também de compositor em exclusividade, isso não era uma prática muito comum na década de 60 a inicios de 70, mas Saul Zaentz viu no jovem John Fogerty um grande potencial e foi uma aposta ganha.
Na questão financeira dos direitos de autor John Fogerty tinha razão, o problema é que nas décadas de 50 e 60 era prática comum os compositores venderem os direitos de autor por meio contratual, muitas editoras discográficas faziam isso, John Fogerty foi apenas mais uma vítima dessa falcatrua da industria discográfica.
Depois de um longo período negro, John Fogerty conseguiu fazer um regresso gradual na sua carreira como solista, hoje em dia está aí de novo a disfrutar das luzes da ribalta.
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