quarta-feira, 18 de junho de 2014

JOHN FOGERTY - A CASA DA FAMILIA FOGERTY EM EL CERRITO - CALIFORNIA

Casa onde John Fogerty viveu a sua infância e adolescência, em El Cerrito, nos subúbios da Baía de San Francisco - California, aqui viveu e cresceu com os seus 4 irmãos Tom, Bob, Dan, e Jim.

                                ***************************************************
John Fogerty é oriundo de uma familia da classe trabalhadora da costa leste dos Estados Unidos da America, seu pai Gaylord Robert Fogerty, era tipógrafo, e a mãe Lucille Fogerty era professora primária, mas também dava aulas de piano, os pais divorciaram-se quando John tinha 12 anos, e a mãe teve de criar 5 filhos sozinha, o pai alcoólico morreu em 1970, a mãe faleceu em 1981.
John Fogerty chegou a trabalhar numa bomba de gasolina e lavagem de carros, antes de ir trabalhar para os armazens da Fantasy Records, Tom Fogerty trabalhou como electricista, tudo antes da vida no mundo da música lhes começar a sorrir.
O irmão mais novo, Bob Fogerty, é um dos grandes e bem conceituados fotografos norte americanos, a sua carreira começou ao ser o fotografo oficial dos Creedence Clearwater Revival, inclusive as das capas dos discos.

John Fogerty nasceu a 28 de Maio de 1945, formou a sua primeira banda aos 15 anos, em 1959, com Doug Clifford e Stu Cook, chamavam-se The Blue Velvets.
Com a entrada em 1960 do seu irmão Tom Fogerty a banda passa a designar-se Tommy Fogerty & The Blue Velvets, e gravam os seus primeiros discos para a editora Orchestra Records obtendo album sucesso a nível local.
Em 1964 mudam o nome para The Visions e assinam contrato com a Scorpio Records, uma subsidiária da Fantasy Records, lançam o primeiro disco para esta editora ainda nesse ano mas descobrem que a editora alterou o nome da banda para The Golliwogs.
Embora detestassem o nome The Golliwogs lançaram vários discos entre 1964 a 1967, todos eles com um relativo sucesso a nível local.
Em Dezembro de 1967 mudam definitivamente o nome para Creedence Clearwater Revival e lançam o primeiro album em 1968, com esta designação lançaram 7 albuns de estúdio entre 1968 a 1972, em Julho de 1972 a banda separa-se.
Os Creedence Clearwater Revival foram a banda que mais ganhou consecutivamente mais discos de ouro (singles) e platina (albuns), nem os The Beatles tinham conseguido tal proeza.

John Fogerty casa-se com Martha Piaz a 4 de Setembro de 1965, desta relação tem 3 filhos, Sean, Joshua, e Laurie.
Divorciou-se de Martha Piaz em 1972, pouco tempo depois da separação dos Creedence Clearwater Revival, tinha na época 27 anos de idade.
Em 1966 John Fogerty é recrutado para o exército, servindo na guarda costeira, passou para a reserva e é desmobilizado em 1967 por ser casado ter um filho e outro a caminho, na época estava-se no pico mais alto da guerra do Vietnam.
John Fogerty escreveu algumas canções contra a guerra do Vietnam, entre elas estão "Run Through The Jungle" e "Fortunate Son", mais recentemente escreveu "Daja Vu - All Over Again" acerca da guerra no Afaganistão.
Inicialmente a sua carreira a solo falhou com alguns discos mal recebidos pela critica e pelos fans ente 1972 a 1975, em 1976 a editora cancela a edição do album Hoodoo e John Fogerty desaparece do mundo do showbiz, tanto em disco como em concertos ao vivo, só volta a reaparecer em 1985 com o album Centerfield, mas a sua actividade artistica continuou irregular até 2004 quando fez um grande regresso e em força, desta vez mais regular.
Voltou a casar com Julie Lebiedzinsky a 20 de Abril de 1991, desta relação tem mais 3 filhos, Shane, Tyler e Kelsy, e ainda uma enteada, Lyndsey, filha do primeiro casamento de Julie.

Em 1997 John Fogerty fundou a sua própria produtora, Blue Moon Management, tem como sócios a sua esposa Julie e o seu irmão mais novo, Bob Fogerty.
Nos últimos anos tem tocado em concertos e gravado discos com alguns dos maiores artistas de sempre, não só da velha geração como também da geração mais nova.
John Fogerty actualmente é considerado uma lenda viva da música norte-americana.
Foi nesta humilde casa que Lucille Fogerty com o salário de professora criou os seus cinco filhos, Jim, Dan, Tom, John, e Bob, depois do divórcio, o quarto de John Fogerty ficava na cave, em uma entrevista John Fogerty declarou que nunca passou fome mas não gostava da casa onde morava e tinha vergonha que os amigos o visitassem lá.
Como ele disse um dia "o Stu Cook era filho de um advogado endinheirado e eu filho de uma professora que contava os tostões para sobreviver", hoje ele acha isto uma grande idiotiçe de adolescente.
FOTO : Tom Fogerty, John Fogerty, Stu Cook , Doug Clifford

3 comentários:

  1. Não sei se John lê os comentários aqui publicados, mas gostaria de registrar que amo sua música desde sempre. Moro no Rio de Janeiro e tenho grande afinidade com a música americana. Sou neta e sobrinha de maestro. Faço votos que você continue compondo.Muito obrigada por sua música. Sou sua eterna fã.

    ResponderEliminar
  2. Las fotos de Martha no son yo tengo las fotos de Martha original...las que aparecen con John es Lucy y en la cosmos factory se Patricia Roher, y la foto donde sale Tom com Patricia no es Tom es su Hermano Dan y no se llama patricia es Joy...Puras Mentiras

    ResponderEliminar
  3. Martha Vive En Rodeo california y tiene otra casa en Hercules California aun vive

    ResponderEliminar