MARDI GRAS RELOAD UPGRADE SPECIAL EDITION
Mardi Gras Reload, também conhecido como Mardi Gras Reload Upgrade Special Edition é uma nova actualização do album MARDI GRAS lançado originalmente a 11 de Abril de 1972.
Alinhamento :
01 - Lookin´For A Reason * Vocal : John Fogerty
02 - Take It Like A Friend * Vocal : Stu Cook
03 - Need Someone To Hold * Vocal : Doug Clifford
04 - Mystic Isle Avalon * Vocal : Tom Fogerty
05 - Tearin´Up The Country * Vocal : Doug Clifford
06 - Someday Never Comes * Vocal : John Fogerty
07 - Joyful Resurrection * Vocal : Tom Fogerty
08 - What Are You Gonna Do * Vocal : Doug Clifford
09 - Sail Away * Vocal : Stu Cook
10 - Hello Mary Lou * Vocal : John Fogerty
11 - Goin´Back To Okeefe Nokee * Vocal : Tom Fogerty
12 - Door To Door * Vocal : Stu Cook
13 - Sweet Hitch-Hiker * Vocal : John Fogerty
Album Arranged and Produced by : John Fogerty, Stu Cook, Doug Clifford and Tom Fogerty.
HISTÓRIA DESTA NOVA EDIÇÃO :
Na verdade Tom Fogerty não participou da gravação deste album, ele tinha saído oficialmente da banda em Janeiro de 1971 e os CCR continuaram como um trio, nessa condição gravaram o single "Sweet Hitch-Hiker" ainda em 1971 e lançaram o album "Mardi Gras" em 1972, este foi o último album oficial dos Creedence Clearwater Revival.
O album "Mardi Gras" apesar de ter vendido 1 milhão de cópias e ter ganho 1 disco de ouro foi o grande fiasco discográfico na carreira dos CCR, foi muito mal recebido pela crítica e marginalizado pelos fans que o consideraram o album mais fraco dos CCR e protestaram contra a ausência de Tom Fogerty.
Nesta nova edição do album "Mardi Gras" foram adicionadas 3 faixas que Tom Fogerty gravou em 1974 para o seu album a solo "Zephyr National", mas é preciso ter em ATENÇÃO que estas 3 faixas contam com a participação conjunta do núcleo que formava os CCR, John Fogerty, Stu Cook, Doug Clifford e Tom Fogerty, é uma espécie de reunião dos CCR que parece saída das sessões de gravação do album "Mardi Gras" em todo o seu conceito de produção, embora não seja esse o caso, esta actualização encaixou perfeitamente neste album.
Destas 3 canções de Tom Fogerty acrescentadas ao alinhamento deste album, duas delas são produtivamente as que mais se aproximaram à sonoridade dos Creedence Clearwater Revival.
HISTÓRIA DO ALBUM ORIGINAL :
O album "Mardi Gras" lançado a 11 de Abril de 1972, foi o último album original dos CCR e considerado exageradamente como o pior album lançado por uma grande banda, foi muito mal recebido e fortemente criticado pelos críticos e marginalizado pelos fans apesar de ter conseguido vender 1 milhão de exemplares e chegar a ganhar 1 disco de ouro.
A razão para o fracasso deste album foi John Fogerty ter uma participação mínima no album, ao contrário dos albuns anteriores, John Fogerty limitou a sua responsabilidade de produção, arranjos, composição e vocalização em apenas 3 originais e 1 cover, e à função de guitarrista, o resto da responsablidade delegou aos restantes elementos da banda, Doug Clifford e Stu Cook, o resultado foi um album bastante desigual, desequilibrado e ambíguo, mas não chega a ser um mau album de todo como a crítica fez parecer crer.
O engenheiro de som Russ Gary afirmou que durante o processo de mixagem deste album, John Fogerty terá dito "as pessoas quando ouviram este album vão logo entender que chegamos ao fim" e de facto a banda separou-se 3 meses após o album ter sido posto à venda.
Conta-se que John Fogerty fez este album falhar de propósito, pois já andava com problemas com a editora Fantasy Records e com seu CEO Saul Zaents devido a um contrato que considerava financeiramente desastroso, especialmente em direitos autorais, e tentava livrar-se desse contrato e da própria editora, paralelamente andava a ser pressionado pelos colegas de banda que também queriam ter uma oportunidade principalmente como compositores, diz-se que os maus resultados de impopularidade do album "Mardi Gras" foi a grande vingança de John Fogerty que com isso veio demonstrar que a popularidade dos CCR centrava-se apenas no seu trabalho como compositor, arranjador, produtor e vocalista, até hoje existe esse conceito que de facto John Fogerty era a alma dos Creedence Clearwater Revival, e na verdade sem John Fogerty a banda não tinha alcançado o sucesso que lhe é reconhecida.
Com a banda próxima da divisão os CCR acabam por se separarem em Julho de 1972, exactamente 3 meses depois do album "Mardi Gras" ter sido lançado, oficialmente a editora Fantasy Records anunciou a separação legalizada da banda em 16 de outubro de 1972.
MARDI GRAS - ORIGINAL EDITION
Edição original do album "Mardi Gras" lançada a 11 de Abril de 1972. A música "Sweet Hitch-Hiker" foi lançada primeiro em single em 1971 e foi o único grande sucesso deste album.
Alinhamento :
01 - Lookin´For A Reason * Vocal : John Fogerty
02 - Take It Like A Friend * Vocal : Stu Cook
03 - Need Someone To Hold * Vocal : Doug Clifford
04 - Tearin´Up The Country * Vocal : Doug Clifford
05 - Someday Never Comes * Vocal : John Fogerty
06 - What Are You Gonna Do * Vocal : Doug Clifford
07 - Sail Away * Vocal : Stu Cook
08 - Hello Mary Lou * Vocal : John Fogerty
09 - Door To Door * Vocal : Stu Cook
10 - Sweet Htch-Hiker * Vocal : John Fogerty
Album Arranged and Produced by : John Fogerty, Stu Cook and Doug Clifford.
Sem comentários:
Enviar um comentário