domingo, 8 de março de 2015

RUSS GARY - O HOMEM QUE AJUDOU A FABRICAR O SOM DOS CREEDENCE CLEARWATER REVIVAL

                                RUSS GARY, um excelente e notável engenheiro de som.
RUSS GARY foi o engenheiro de som responsável pela gravação de todos os discos, albuns e singles, dos Creedence Clearwater Revival. Também foi o engenheiro responsável pela gravação dos primeiros 4 albuns a solo e do single "Goodbye Media Man" de Tom Fogerty.
Foi também o responsável pelo som do primeiro album de John Fogerty "The Blue Ridge Rangers" e pelos singles "You Don´t Owe Me", "Back In The Hills" e "Comin´Down The Road". O primeiro e único album a solo de Doug Clifford, "Cosmo", também tem a sua mão de responsabilidade em matéria de som.
RUSS GARY para além de engenheiro de som também foi o produtor do terceiro e quarto album de Tom Fogerty, "Zephyr National" e "Myopia" ambos lançados em 1974, onde também toca guitarra em alguns temas do "Zephyr National" e em todos os temas do "Myopia". É também co-autor em parceria com Tom Fogerty  no tema "Hot Buttered Rum" incluído no album "Zephyr National". Também tocou guitarra acustica no primeiro album a solo de Tom Fogerty.
RUSS GARY foi o engenheiro de som que ajudou John Fogerty a encontrar a sonoridade de estúdio para os Creedence Clearwater Revival, realmente em parceria com as orientações de John Fogerty o engenheiro de som Russ Gary fez um muito bom trabalho.
Durante os cinco anos de existência dos Creedence Clearwater Revival foi Russ Gary quem mais trabalhou em estúdio com John Fogerty, foram muitíssimas horas trancados juntos em estudio a trabalhar no perfeccionismo das musicas que iam integrar um novo album.
RUSS GARY em 1996 disse o seguinte sobre John Fogerty :

"John Fogerty era um perfeccionista e estava sempre insatisfeito com alguma coisa a qual tentava sempre melhorar, eram horas de exaustão sempre a trabalhar e era muito exigente, mas eu realmente admirava-o muito porque era um jovem com uma grande visão e talento, e profissionalmente sabia muito bem aquilo que estava fazendo desde a composição, arranjos e produção, e muito sinceramente, com todo respeito que tenho pelos outros membros da banda, acho que sem esse trabalho de John Fogerty os Creedence Clearwater Revival nunca teriam chegado à linha do sucesso que alcançaram, o rapaz realmente era um génio"
                                                                                      Russ Gary - 1996

"O único trabalho que John Fogerty não se empenhou com dedicação foi o album Mardi Gras, nesse album ele só trabalhou em 4 temas nos arranjos e produção que foram as canções que estavam à responsabilidade dele, o resto do album ele jogou a responsabilidade para o Stu Cook e Doug Clifford que não tinham uma grande experiência como compositores, arranjadores e produtores, o John quis primeiro gravar a guitarra das restantes canções e depois ausentou-se do estúdio deixando o Doug e o Stu trabalhando sozinhos nessas canções que eram da responsabilidade deles. Eu tive de dar-lhes uma ajuda como assistente a orientar os trabalhos de estúdio, o John não compareceu para finalizar os trabalhos porque a parte dele já estava pronta, só reapareceu para fazer as misturas finais, quando o album finalmente foi editado John chegou a dizer "este album é um monte de merda", os Creedence Clearwater Revival praticamente já tinham chegado ao seu final"
                                                                                       Russ Gary - 1996


                                                                     RUSS GARY
                                           CREEDENCE CLEARWATER REVIVAL
                                 John Fogerty * Tom Fogerty * Doug Clifford * Stu Cook

Sem comentários:

Enviar um comentário