quinta-feira, 9 de julho de 2015

JOHN FOGERTY - A HISTÓRIA DO ALBUM THE BLUE RIDGE RANGERS


The Blue Ridge Rangers foi o primeiro album a solo de John Fogerty lançado em 1973 pela Fantasy Records quando John Fogerty já tinha se desentendido com o responsável (Saul Zaents) dessa editora discográfica, a casa mãe dos Creedence Clearwater Revival.

The Blue Ridge Rangers foi um pseudónimo que John Fogerty arranjou para pessoalmente se distânciar dos Creedence Clearwater Revival. A capa do disco não trazia quaisquer referências a John Fogerty, só a ficha técnica é que apresentava o seu nome como Produtor e Arranjador.

A capa do album apresenta a silhueta de John Fogerty reproduzida cinco vezes em diferentes situações para passar a ideia que se tratava de uma banda. Na verdade é John Fogerty quem toca todos os instrumentos musicais neste album.

Este é um album totalmente composto por 12 temas cover de Country Music, American Folk, Bluegrass e Gospel, com novos arranjos musicais da autoria de John Fogerty.

O album chegou à posição nº 47 das Charts Top 100 e os dois singles extraídos deste album "Jambalaya" ocupou a posição nº 16 e "Hearts Stone" ocupou a posição nº 37. Ainda houve um outro single extraído deste album, "Blue Ridge Mountain Blues" mas apenas ocupou a posição nº 58.

O single "Jambalaya" foi o grande sucesso deste album, foi quase tão imbatível como qualquer outro single dos Creedence Clearwater Revival a rodar nas rádios.

Na época em que foi lançado este album não foi um grande sucesso como acontecia com os Creedence Clearwater Revival, apenas teve vendas moderadas e modestas, mas ao longo dos anos tem vindo a alcançar algum prestígio e vendas mais expressiveis.

John Fogerty não queria entregar à Fantasy um album com temas originais, pois estava a ser lesado por essa editora nos direitos autorais, por isso ao abrigo do contrato entre as duas partes resolveu entregar à editora apenas um album de covers, por outro lado este album é também uma homenagem à sua mãe, professora de piano e grande fan de musica country,  e assim o fez recuperar grandes clássicos da música country tradicional.

Este foi o único album de John Fogerty a solo lançado pela Fantasy Records. Por uma questão legal a Fantasy chegou a distribuir  na Europa e Asia o segundo album a solo "John Fogerty" de 1975 que tinha sido gravado e editado pela Asylum Records e lançado por essa editora nos Estados Unidos e Canada.

Ainda em 1973 John Fogerty lançou como The Blue Ridge Rangers um novo single com dois temas originais de sua autoria "You Don´t Owe Me" e "Back In The Hills" que não foram incluídos neste album. Este single ocupou a posição nº 35 nas Charts Top 100.

Este mais ao menos polémico album recebeu ao longo dos anos três edições diferenciadas a nível de capa, a edição original em 1973, mais tarde a edição de 1975 que elimina o pseudónimo de The Blue Ridge Rangers e recupera apenas o nome John Fogerty na capa sem foto, muito mais tarde a ediçõo em CD que recupera a capa original de 1973 como The Blue Ridge Rangers e adicionando o nome John Fogerty ao titulo em 1991.

Em 2009 John Fogerty lançou um novo album com o titulo "The Blue Ridge Rangers Rides Again" que apresenta novamente mais novos covers de clássicos da música country.

EDIÇÃO ORIGINAL DE 1973 :



EDIÇÃO DE 1975 :



EDIÇÃO DE 1991 :



EXTRAS : 1973 SINGLE INÉDITO


                         SINGLE : YOU DON´T OWE ME / BACK IN THE HILLS - 1973
Single inédito lançado em 1973 com dois temas originais da autoria de John Fogerty e que não foram incluídos no alinhamento do album The Blue Ridge Rangers.
                         SINGLE : YOU DON´T OWE ME / BACK IN THE HILLS - 1973
                         Outra edição que recebeu capa alternativa para o mesmo single.

1 comentário: