quarta-feira, 1 de julho de 2015

TOM FOGERTY - UM ARTISTA MARGINAL


Tom Fogerty nunca teve uma exposição mediática igual à de seu irmão John Fogerty e até hoje não se compreende muito bem porque é que Tom Fogerty abandonou os Creedence Clearwater Revival bem no auge da carreira da banda. Ele poderia fazer a sua carreira a solo em paralelo com a actividade da banda. Depois também não se compreende porque é que ele abandonou a sua carreira bem no seu auge para formar a banda RUBY que não lhe trouxe benefício algum a nível de sucesso e que era uma banda muitíssimo inferior aos Creedence Clearwater Revival.

A editora Fantasy Records foi a única editora que lhe concedeu algum mérito e respeito durante toda a sua carreira, mesmo durante os cinco anos que esteve desligado dessa editora entre 1975 a 1979. Durante este tempo Tom Fogerty tentou negociar um contrato com as grandes editoras discográficas mas era sempre rejeitado, diziam-lhe na cara que o único ex-CCR que os podia interessar era John Fogerty, isso irritava muito Tom Fogerty e aos poucos abalou a convivência entre os dois irmãos.

As grandes editoras não levavam a sério Tom Fogerty como artista solista, aceitavam-no como músico, guitarrista base, e até reconheciam-lhe algum mérito como produtor musical, mas rejeitavam-no como compositor e cantor considerando-o um artista marginal da área regional da Baía de San Francisco - California, que era o local onde ele tinha algum peso de influência.

Amargurado pela falta de oportunidade de ser contratado por uma grande editora discográfica que lhe permitisse dar voos mais altos, acaba por regressar à Fantasy Records em 1980.

Tom Fogerty era bastante talentoso, mas nunca aceitou que não fosse tão talentoso como o seu irmão John Fogerty era, e ainda é, isso foi um grande problema pessoal que viveu toda a vida até à sua morte ocorrida aos 48 anos de idade a 6 de Setembro de 1990.

Não podemos menosprezar o seu trabalho como compositor, mas em termos de comparação entre os dois irmãos, o trabalho como compositor de John Fogerty é muitissimo melhor.

Também analisando os trabalhos como musico, vocalista, guitarrista, produtor, arranjador e até timbre e extensão de voz, o trabalho de John Fogerty é melhor que o de Tom Fogerty, mas isto não significa que o trabalho de Tom Fogerty seja menos importante que o trabalho de John Fogerty nem de perto nem de longe. Cada um ganhou o seu espaço embora o espaço de John Fogerty tenha sido sempre muito maior.

Tom Fogerty cometeu dois erros, o primeiro é não devia ter deixado os Creedence Clearwater Revival quando a banda estava no seu auge, em vez disso poderia fazer a sua carreira a solo em paralelo com a actividade da banda. O segundo erro foi fatal quando interrompeu a sua carreira a solo, que estava a correr mais ou menos bem, para formar a banda RUBY que foi um grande desastre e "matou" a sua crescente popularidade como artista.

Quando regressou à sua carreira a solo em 1980, embora com um bom album "Deal It Out", já não foi a mesma coisa, a sua popularidade já se tinha desvanecido.


                                                                                            R.I.P.
                                                                               TOM FOGERTY
                  Berkeley, 9 de Novembro de 1941 – Scottsdale, 6 de Setembro de 1990

Sem comentários:

Enviar um comentário