quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

CREEDENCE CLEARWATER REVIVAL (1968-1972) - BREVE SÍNTESE.

Durante alguns anos li e ouvi críticas especializadas, inclusive de um meu cunhado que era jornalista, afirmando que os Creedence Clearwater Revival eram uma banda de consumo imediato e muito comercial. Alguns até diziam que eram uma banda muito primária. Esta última afirmação é um completo disparate. Por outro lado eu pergunto; Qual e a banda ou artista a solo, de sucesso, que não é comercial ??? !!! ... As editoras discográficas evitam ao máximo as bandas e artistas a solo que não são comerciais e que só deixam um rasto de prejuízo no elevado investimento que fazem para gravar e comercializar a obra desses artistas.
Esta banda antes de chegar a ficar conhecida como Creedence Clearwater Revival (1968-1972), teve anteriormente outras designações, tais como, The Blue Velvets (1959-1960), Tommy Fogerty And The Blue Velvets (1961-1962), The Visions (1963) e The Golliwogs (1964-1967) e praticavam um género de música muito próxima do estilo Rock Britânico da época. Como Creedence Clearwater Revival reinventaram-se musicalmente e criaram o seu próprio estilo, Swamp-Rock & Country.
Os Creedence Clearwater Revival, são um verdadeiro fenómeno que 45 anos depois de terem se separado continuam a vender centenas de milhar de discos em todo o mundo. Os lucros obtidos com a obra discográfica dos Creedence Clearwater Revival permitiram que a Fantasy Records passasse de pequena editora para grande editora independente, até ser vendida em 2004 à gigante Concord Music.

Sem comentários:

Enviar um comentário