sábado, 11 de maio de 2019

OS DISCOS PERDIDOS DE JOHN FOGERTY

1973 - SINGLE : YOU DON´T OWE ME + BACK IN THE HILLS .

Este é talvez o primeiro disco sério de John Fogerty depois de ter saído dos Creedence Clearwater Revival em 1972, visto que o primeiro album a solo lançado em 1973 com o pseudónimo The Blue Ridge Rangers era um album só composto por covers de musica country, de onde foram extraídos  os singles de sucessos "Jambalaya (On The Bayou)" e "Hearts Of Stone", mas era um album totalmente composto por temas cover que não incluía nenhum tema  original. Esse album ainda rendeu mais um single, "Blue Ridge Mountain Blues", que surpreendentemente revelou-se um fracasso comercial.
Vamos aqui relatar alguns temas que desapareceram em definitivo do circuito comercial, excepto os dois Singles de 1975 que podem ser encontrados no álbum "John Fogerty" do mesmo ano.
Este single com os temas originais "You Don´t Owe Me" e "Back In The Hills" foi lançado também com o pseudónimo The Blue Ridge Rangers, alguns meses depois do album, e atingiu um sucesso muito relativo, mas foi prejudicado pelas más relações que John Fogerty começou a ter com a editora Fantasy Records e seu presidente Saul Zaentz, o  que levou a editora Fantasy Records descartar este single do seu catalogo comercial.
Históricamente sabe-se que a Fantasy Records na década de 70 descartou 3 discos single de John Fogerty do seu catálogo comercial, além deste single "You Don´t Owe me" de 1973, foram também descartados os singles "Comin´Down The Road" de 1973 e "You Got The Magic" Single Edit de 1976. Este último single teve na época edição partilhada pelas editoras Fantasy Records e Asylum Records devido a um acordo judicial.
Os fans, que podem despender algum dinheiro, podem obter obter estes Singles na  íntegra (Lados A e Lados B) através do CD Bootleg "Hoodoo - The Lost Album" que recupera estes singles na sua totalidade, assim como, o album perdido "Hoodoo" de 1976 que John Fogerty nunca publicou comercialmente e mandou destruir no inicio da década de 80. A Bootleg foi possível através da duplicação e "repicagem" dos discos vinyl existentes e provas piratiadas do album Hoodoo. Tudo para satisfazer os Fans, embora esta bootleg apresente um preço exagerado, é compreenssível para este tipo de raridade "histórica" e o tratamento da sonorização é bastante razoável, acima da média deste tipo de edições.

Poderemos dizer que estes Singles, são as musicas, perdidas no tempo, e mais ou menos esquecidas pelo tempo. Nem o próprio John Fogerty as reconheçe e raramente as apresenta em concertos ao vivo, porque representam uma época que ele próprio prefere esquecer.
MITO : Há pessoas que cometem o erro de dizer que ainda existe mais um Single nesta situação, o Single  "Rockin´All Over The World" e "The Wall" de 1975, mas isso não é verdade, essas duas canções estão originalmente incluídas no alinhamento do album pouco conhecido "John Fogerty Album" de 1975 que curiosamente  também tem incluído no seu alinhamento os temas de um outro obscuro Single "Almost Saturday Night" e "Sea Cruise".
É de salientar que neste período inicial todos os instrumentos musicais eram executados (tocados) por John Fogerty, ele não utilizava músicos em estudio, preferindo fazer (tocar) tudo sózinho. A música "Rockin´All Over The World" na época não fez grande sucesso pela voz de John Fogerty, por falta de apoio promocional, mas foi um enorme sucesso da banda de rock inglesa Status Quo que em 1977 fez uma versão cover desse tema.

1973 - SINGLE : COMIN´DOWN THE ROAD + RICOCHET (LIVE: Instrumental ao Vivo).


1976 - SINGLE : YOU GOT THE MAGIC + EVIL THING


1975 - SINGLE : ALMOST SATURDAY NIGHT + SEA CRUISE.


1975 - SINGLE : ROCKIN´ ALL OVER THE WORLD + THE WALL
1977 - STATUS QUO : ROCKIN´ALL OVER THE WORLD - Cover Version / Versão Cover.
                                                              JOHN FOGERTY EM 1985

Sem comentários:

Enviar um comentário