THE GOLLIWOGS - WALK ON THE WATER - 1966
CREEDENCE CLEARWATER REVIVAL - WALKING ON THE WATER - 1968
O que é que tem de semelhante estes dois temas ou os dois grupos musicais ? ... Têm tudo !
Os The Golliwogs (1964-1967) e os Creedence Clearwater Revival (1967-1972) são exatamente a mesma banda, apenas mudaram de nome e de estilo musical. Foi uma estrategia de markting muito bem elaborada pela editora Fantasy Records, detentora da Scorpio Records.
O tema "Walking On The Water" composição da autoria da dupla John Fogerty e Tom Fogerty, utilizando o pseudónimo Toby Green e Rann Wild, foi lançado em Setembro de 1966 no single Scorpio 408. Tem uma sonoridade psicadélica ao exemplo de algumas bandas britânicas da época.
Este single trazia no lado B outro tema inédito "You Better Get It Before It Gets You" um tema no género soul music que nunca mais viriam a repetir.
O tema seguinte "Walk On The Water" é exatamente a mesma musica mas com um novo arranjo, mais ao estilo militar no ritmo da batida, abandonando o lado psicadélico. A explicação é simples; John Fogerty e Doug Clifford tinha acabado de ser dispensados da reserva do serviço militar e trouxeram essa influencia da banda militar para o seio do grupo neste tema. Esta versão da musica aparece como faixa nº 9 do primeiro album com o nº refª Fantasy 8382. É a última faixa desse album na sua edição original. Mais tarde foram acrescentadas mais 4 faixas extra ao alinhamento do album, entre as quais "Call It Pretending" quando da edição comemorativa 40th Anniversary Edition em 2008.
Esta última versão de 1968 também saíu em single com o nº refª Fantasy 617. Embora a produção do primeiro album tenha sido executada por John Fogerty, foi no entanto creditada a Saul Zaents, o presidente da Fantasy Records. O caso só foi retificado em 2008 quando a Concord Music comprou a Fantasy Records e reeditou todos os albuns dos CCR (excepto o album Mardi Gras, de 1972) com o sub-titulo 40th Anniversary Edition.
Na prática os The Blue Velvets (1961-1962), os The Golliwogs (1964-1967) e Creedence Clearwater Revival (1967-1972) eram o mesmo grupo, mas com estilos muito diferentes, pois eram formados pelos mesmos elementos, John Fogerty, Tom Fogerty, Stu Cook e Doug Clifford.
John Fogerty ainda utilizou mais duas vezes um pseudónimo. O seu primeiro album a solo em 1973 foi lançado com o pseudónimo The Blue Ridgers Rangers, a capa replicava a sua silhueta (sombra) cinco vezes consecutivas como se fosse cinco pessoas diferentes, mas é apenas ele o único executante de todos os instrumentos musicais utilizados nesse album.
Em 2009 voltou a utilizar a anonimato parcial no album The Blue Ridge Rangers Rides Again, mas acrescenta John Fogerty, pois já não era propriamente uma novidade estratégica comercial. Ambos os albuns eram compostos por temas cover. Pessoalmente acho o album de 1973 muitíssimo melhor que este último, que já foi gravado com músicos de sessão de estúdio.
Os meus 50 anos de Fan são 50 anos de conhecimento histórico relacionado com o assunto ! ... Sou Fan desde os meus 12 anos de idade, são 50 anos de Fan com muito orgulho !
Sem comentários:
Enviar um comentário