terça-feira, 2 de novembro de 2021

TOM FOGERTY - BEAUTY IS UNDER MY SKIN + (HOLD ON) ANNIE MAE - 1972 + WHAT ABOUT TOMORROW + GIVE ME ANOTHER TROJAN SONG - 1974


 TOM FOGERTY - BEAUTY IS UNDER THE SKIN / (HOLD ON) ANNIE MAE - 1972

Dois temas de 1972, o primeiro tema é do primeiro album, enquanto o tema seguinte é do segundo album, ambos lançados em 1972 em que Tom Fogerty extravasa a sua sua fase mais criativa da sua carreira como compositor, que nunca foi aproveitada nos Creedence Clearwater Revival por imposição do seu irmão John Fogerty que dominava os destinos do grupo com a concordância da editora Fantasy Records.

Tom Fogerty neste período saíu-se muito bem como compositor, letrista, arranjador e produtor, mas nunca chegou a um recordista de vendas, qualquer um dos seus trabalhos nunca chegaram ao meio milhão de cópias vendidas, nem obteve nenhum disco de ouro, galardão que só era atribuído a partir das 500 mil cópias (meio milhão) em vendas por cada obra gravada.

No entanto Tom Fogerty tem uma obra notável, muito criativa em termos de qualidade, mas nunca foi um grande campeão de vendas no grande mercado discográfico dos Estados Unidos da América. Seu maior sucesso foi o seu primeiro single "Goodbye Media Man" de 1971 que chegou bem perto das 500 mil cópias vendidas. Tom Fogerty alcançou mais sucesso na Argentina que no seu próprio país. Foi o único disco de Tom Fogerty que também foi editado em Portugal com um atraso de uns 2 anos, mas na época fez sucesso e ficou esgotado na editora distribuidora.

TOM FOGERTY -WHAT ABOUT TOMORROW / GIVE ME ANOTHER TROJAN SONG - 1974

No segundo video temos mais dois temas de 1974 extraídos do quarto album "Myopia" que fez algum sucesso importante na America Latina (Argentina e Brasil) na época em que foi lançado. No Brasil a distribuição foi pela RCA-Victor companhia que foi mais tarde absorvida pela BMG alemã. O album "Myopia" foi o mais conhecido album de Tom Fogerty na America Latina.

A obra discografica a solo de Tom Fogerty era muito diferente da sonoridade dos Creedence Clearwater Revival, salvo muito raras excepções, o que ele fez mais próximo dos CCR foram dois temas "Joyful Resurrection" e "Goin´Back To Okeefe Nokee" que estão incluídos no album "Zephyr National" de 1974 e "Champangne Love" incluída no album "Deal It Out" de 1980.

                                                          















Sem comentários:

Enviar um comentário