sábado, 11 de maio de 2019

OS DISCOS PERDIDOS DE JOHN FOGERTY

1973 - SINGLE : YOU DON´T OWE ME + BACK IN THE HILLS .

Este é talvez o primeiro disco sério de John Fogerty depois de ter saído dos Creedence Clearwater Revival em 1972, visto que o primeiro album a solo lançado em 1973 com o pseudónimo The Blue Ridge Rangers era um album só composto por covers de musica country, de onde foram extraídos  os singles de sucessos "Jambalaya (On The Bayou)" e "Hearts Of Stone", mas era um album totalmente composto por temas cover que não incluía nenhum tema  original. Esse album ainda rendeu mais um single, "Blue Ridge Mountain Blues", que surpreendentemente revelou-se um fracasso comercial.
Vamos aqui relatar alguns temas que desapareceram em definitivo do circuito comercial, excepto os dois Singles de 1975 que podem ser encontrados no álbum "John Fogerty" do mesmo ano.
Este single com os temas originais "You Don´t Owe Me" e "Back In The Hills" foi lançado também com o pseudónimo The Blue Ridge Rangers, alguns meses depois do album, e atingiu um sucesso muito relativo, mas foi prejudicado pelas más relações que John Fogerty começou a ter com a editora Fantasy Records e seu presidente Saul Zaentz, o  que levou a editora Fantasy Records descartar este single do seu catalogo comercial.
Históricamente sabe-se que a Fantasy Records na década de 70 descartou 3 discos single de John Fogerty do seu catálogo comercial, além deste single "You Don´t Owe me" de 1973, foram também descartados os singles "Comin´Down The Road" de 1973 e "You Got The Magic" Single Edit de 1976. Este último single teve na época edição partilhada pelas editoras Fantasy Records e Asylum Records devido a um acordo judicial.
Os fans, que podem despender algum dinheiro, podem obter obter estes Singles na  íntegra (Lados A e Lados B) através do CD Bootleg "Hoodoo - The Lost Album" que recupera estes singles na sua totalidade, assim como, o album perdido "Hoodoo" de 1976 que John Fogerty nunca publicou comercialmente e mandou destruir no inicio da década de 80. A Bootleg foi possível através da duplicação e "repicagem" dos discos vinyl existentes e provas piratiadas do album Hoodoo. Tudo para satisfazer os Fans, embora esta bootleg apresente um preço exagerado, é compreenssível para este tipo de raridade "histórica" e o tratamento da sonorização é bastante razoável, acima da média deste tipo de edições.

Poderemos dizer que estes Singles, são as musicas, perdidas no tempo, e mais ou menos esquecidas pelo tempo. Nem o próprio John Fogerty as reconheçe e raramente as apresenta em concertos ao vivo, porque representam uma época que ele próprio prefere esquecer.
MITO : Há pessoas que cometem o erro de dizer que ainda existe mais um Single nesta situação, o Single  "Rockin´All Over The World" e "The Wall" de 1975, mas isso não é verdade, essas duas canções estão originalmente incluídas no alinhamento do album pouco conhecido "John Fogerty Album" de 1975 que curiosamente  também tem incluído no seu alinhamento os temas de um outro obscuro Single "Almost Saturday Night" e "Sea Cruise".
É de salientar que neste período inicial todos os instrumentos musicais eram executados (tocados) por John Fogerty, ele não utilizava músicos em estudio, preferindo fazer (tocar) tudo sózinho. A música "Rockin´All Over The World" na época não fez grande sucesso pela voz de John Fogerty, por falta de apoio promocional, mas foi um enorme sucesso da banda de rock inglesa Status Quo que em 1977 fez uma versão cover desse tema.

1973 - SINGLE : COMIN´DOWN THE ROAD + RICOCHET (LIVE: Instrumental ao Vivo).


1976 - SINGLE : YOU GOT THE MAGIC + EVIL THING


1975 - SINGLE : ALMOST SATURDAY NIGHT + SEA CRUISE.


1975 - SINGLE : ROCKIN´ ALL OVER THE WORLD + THE WALL
1977 - STATUS QUO : ROCKIN´ALL OVER THE WORLD - Cover Version / Versão Cover.
                                                              JOHN FOGERTY EM 1985

sexta-feira, 10 de maio de 2019

JOHN FOGERTY ANUNCIA TEMPORADA NOS CASINOS DE LAS VEGAS EM 2019

Muitos dos grandes artistas norte-americanos e alguns ingleses a residir nos Estados Unidos, em final de carreira, ou quando as coisas não estão a correr muito bem, ou cansados de andarem sempre em digressão pelo país fora, trocam a estrada pelos palcos dos Casinos de Las Vegas, porque é menos cansativo e alguns chegam a assinar contrato como artistas residentes. No inicio da década de 70 isso aconteçeu com Elvis Presley e alguns anos mais tarde com Tom Jones e com muitos outros artistas veteranos antes de se reformarem. Alguns terminaram as suas carreiras nos Casinos de Las Vegas, como Elvis Presley, que por sinal ainda era muito novo (faleceu com 42 anos de idade) quando a sua carreira estava muito longe de estar terminada.
Agora chega-nos a noticia bombástica que John Fogerty, que já conta 74 anos de idade, assinou contrato por uma ou mais temporadas nos Casinos de Las Vegas, isto apanhou-me completamente de surpresa, uma vez que este artista, goza de uma grande vitalidade física, apesar da idade, a dar grandes concertos pelos Estados Unidos nos últimos trinta anos.
Correm rumores que o artista irá lançar mais um album de originais no final de 2019, mas não há certezas confirmadas oficialmente acerca disso. Por isso duvido muito que isso venha a acontecer.

Nos últimos anos a carreira discográfica de John Fogerty anda estagnada, apenas tem feito algumas colaborações periodicas em alguns discos de outros artistas, na maioria com musicas da autoria de outros artistas ou com versões de musicas suas do tempo da sua banda Creedence Clearwater Revival. Embora seja um óptimo guitarrista e muito bom compositor, acho que John Fogerty, já deu tudo o que tinha para dar, aliás, a sua melhor obra musical ainda consegue ser a do tempo dos Creedence Clearwater Revival, que foi e é considerada uma obra musical de excelência, muito embora a obra da sua carreira a solo seja igualmente muito boa.
Também constatei que o seu Website oficial foi desativado, existindo só a página oficial no Facebook. Isto acontece por alguma razão, nem sempre a melhor.
Por fim deixo aqui a pergunta da incerteza; Será que esta temporada anunciada de Concertos nos Casinos de Las Vegas é um prenúncio que John Fogerty está pronto para encerrar a sua carreira ? 

quinta-feira, 2 de maio de 2019

CREEDENCE CLEARWATER REVIVAL - OS SINGLES FORA DOS U.S.A.

                                            CAPA DA EDIÇÃO PORTUGUESA E FRANCESA
A) MOLINA.
B) SAILOR´S LAMENT.
Este disco Single (compacto no Brasil), com duas musicas extraídas do álbum Pendulum, não foi publicado, como tal, no seu país de origem os Estados Unidos da America, foi apenas publicado na Europa nomeadamento com origem em França e em Portugal assim como na Alemanha mas não utilizando graficamente a mesma capa.
Por vezes, em diversos países os Singles eram lançados com a mesma capa da edição americana, mas este single nunca foi lançado, como tal, no mercado discográfico norte-americano.
Não sei se este Single foi publicado em mais algum outro país, apenas sei que originalmente só foi lançado nos países acima mencionados acima.


                                                   CAPA DE EDIÇÃO ALEMÃ


                                                 CAPA DA EDIÇÃO INGLESA
                                             EDIÇÃO EXCLUSIVA PORTUGUESA
LADO A : PROUD MARY
LADO B : I PUT A SPELL ON YOU
Este Single, com esta configuração só foi lançado em Portugal, pois teve a alteração do Lado B, que originalmente era uma versão reduzida  do tema "Born On The Bayou" que na edição portuguesa foi alterada para o tema "I Put A Spell On You" de 1968. Não se sabe ao certo o que motivou esta alteração do Lado B do Single "Proud Mary", o certo é que no resto do mundo, na época, esse Single foi publicado seguindo a edição original norte-americana com o tema "Born On The Bayou", sendo que a edição portuguesa foi a única excepção a nível global por essa época.
EDIÇÃO INTERNACIONAL
EDIÇÃO NORTE-AMERICANA


terça-feira, 30 de abril de 2019

CREEDENCE CLEARWATER REVIVAL - GREATEST HITS - 2008

Este duplo CD Creedence Clearwater Revival - Greatest Hits, editado em 2008 pela ZYX Musik, representante da Fantasy Records na Alemanha é muito semelhante a outras edições da ZYX Musik em relação a esta banda.
Sem apresentar nenhuma novidade, esta edição vale pelo seu conteudo. Esta  rara edição foi concebida exclusivamente para o mercado discográfico alemão e também lançada com exclusividade também na Russia.

Não a tenho na minha coleção porque encontra-se esgotado faz muitos anos, mas é uma muito boa edição de coleçionador. Embora a ZYX Musik tenha feito outras edições melhores dos Creedence Clearwater Revival, esta é uma edição fortemente coleçionável.


segunda-feira, 29 de abril de 2019

JOHN FOGERTY NO CONCERTO DE HOMENAGEM A JOHN LENNON - 2017

JOHN FOGERTY NO CONCERTO DE HOMENAGEM AO EX-BEATLE JOHN LENNON.
Em 2015 realizou-se o Concerto de Homenagem a John Lennon. Nesse ano, se fosse vivo, John Lennon completaria 75 anos de idade a 11 de outubro. Este concerto teve a participação de John Fogerty que interpreta duas canções de John Lennon, "In My Life" (The Beatles 1965) e "Give A Peace A Chance" (John Lennon "a solo" 1969) respectivamente.
Poderá ser estranho ouvir John Fogerty a interpretar canções dos Beatles e John Lennon, mas de facto isso aconteçeu nesta póstuma homenagem a John Lennon.
John Fogerty tinha relações de amizade com outro ex-beatle, George Harrison, entretanto já falecido, que junto com Bob Dylan formaram uma banda ocasional em 1988 que deram o titulo The Silver Wilbury´s, do qual apenas deixaram um registo ao vivo no Hollywood Palomino Club que acabou sendo publicado como Bootleg mas nunca teve uma edição oficial.

Este concerto foi editado e está disponível em CD Duplo, DVD Video e Blu Ray Video.

domingo, 28 de abril de 2019

CREEDENCE CLEARWATER REVIVAL & JOHN FOGERTY - A MINHA HISTÓRIA DE FAN ! ...

CREEDENCE CLEARWATER REVIVAL : A MINHA HISTÓRIA DE FAN...
Desde 1970, quando tinha 13 anos de idade, que tornei-me fan absoluto da banda norte-americana Creedence Clearwater Revival e como tal, daí para cá coleciono discos, cd´s e dvd´s desta banda, adequiridos ao longo dos anos. Começei pelos discos vinyl e com a evolução e invenção do Compact-Disc passei a colecionar tudo por esse meio digital.
Ao longo dos anos consegui fazer uma boa coleção, principalmente em formato CD com todos os albuns de estudio e oficiais ao vivo, além disso cosegui também todos os albuns oficiais de estudio e ao vivo de John Fogerty e Tom Fogerty, alguns dos quais estão presentemente descatologados pelas editoras dos mesmos. Embora o catalogo dos Creedence Clearwater Revival tenha sido exaustivamente explorado pela editora Fantasy Records ao longo dos anos, tenho algumas edições que são verdadeiramente uma raridade editorial, pela concepção e conteúdo que apresenta.
Na verdade, fazer esta coleção foi uma ardua tarefa ao longo dos anos, isto porque certos discos estão descatologados pela editora e são difiçeis de encontrar, mesmo usados, disponíveis nos mercados próprios que se dedicam á comercialização de usados, embora no meu caso tive a sorte de conseguir na grande maioria novos e em primeira mão. Os discos (cd´s) mais fáceis de conseguir são os dos Creedence Clearwater Revival, mas os mais dificeis são os do Tom Fogerty, e só os consegui através de um contacto no mercado negro. Os de John Fogerty também não são assim tão fáçeis de conseguir, já que alguns deles encontram-se descatalogados faz imensos anos, mas lá os consegui arranjar. O único album solo de Doug Clifford também foi muito dificil de conseguir e estava descatalogado faz muitos anos, aproveitei uma rara e recente edição especial desse album e não deixei escapar a oportunidade.Finalmente uma raridade absoluta foi quando a editora decidiu relançar a obra dos The Tommy Fogerty & The Blue Velvets, e também dos The Golliwogs, aproveitei essa grande oportunidade para descobrir como eram, ou como foi, os primórdios dos Creedence Clearwater Revival no iniçio de carreira.
É todo esse meu esforço e paciência que partilho, com quem me segue neste blogue, esta informação que consegui obter com persistência ao longo da minha vida.
Um meu familiar, que era fan da banda The Beatles e também do ex-beatle John Lennon,(entretanto já falecido), não era nada apreciador da arte musical dos Creedence Clearwater Revival e fazia-me severas críticas acerca desta banda, mas algum tempo depois um amigo ofereçeu-lhe o album Cosmo´s Factory, e esse meu famíliar rendeu-se a um tema cover "I Heard It Through The Grapevine", pouco tempo depois acabou por comprar um outro album com os maiores sucessos desta banda, o album "Chronicle Vol.1", o que foi o maior contrasenso devido às duras críticas negativas que fazia contra esta banda. Por essa época esse meu famíliar integrou vários grupos musicais amadores que animavam algumas festas populares, e pelo menos quatro (4) temas desta banda ele chegou a interpretar (cantar), tais como "Proud Mary", "Hey Tonight", "Have You Ever Seen The Rain ?", "Lookin´Out My Back Door", mas acho que foram mais, mas estas lembro-me perfeitamente que ele cantava. Nunca entendi essa opinião dele !.
O tempo veio dar-me a razão, os discos da banda nunca foram descatologados pela editora Fantasy Records, agora nas mãos da Concord Music Group, e continuam a vender milhões de exemplares na America do Norte, na América do Sul, na Europa e na Ásia. Em 1993 foram postuamente homenageados no Hall of Fame, 20 anos depois de ter ocorrido a sua separação. Foram prémiados com diversos discos de prata, de ouro e de platina durante o tempo que estiveram em actividade e ganharam outros tantos mais depois da sua separação. Só não alcançaram nenhum nº 1 no Top Ten de Singles nos Estados Unidos da America, mas alcançaram diversos nº 2 no Pop Ten de Singles Americano. Nos mercados discograficos do resto do mundo alcançaram diversos nº 1 no Top Ten de cada país. Também fora do mercado discográfico norte-americano foram lançados outros discos single que nunca foram editados como tal na América.
Nos último 50 anos já foram publicadas mais de uma centena de compilações dos Creedence Clearwater Revival, algumas melhores que outras semelhantes ou não, além da discografia oficial, edições especiais e por aí em diante. Deste universo do legado dos Creedence Clearwater ou John Fogerty a solo, eu como colecionador sempre tive o cuidado de escolher o melhor da panóplia de edições postas á disposição do mercado discográfico. Para além dos albuns oficiais de estudio e dos albuns oficiais ao vivo, tenho ainda diversas compilações que sempre apresentam algo inédito e colecionável. Tudo tem uma razão de ser, algumas edições foram adequiridas pelo aspecto gráfico da capa ou pela informação que apresentava o encarte da capa, nada nesta minha coleção foi adequirido ao acaso.
Curiosamente John Fogerty na sua carreira a solo não alcançou o mesmo mediatismo alcançado como líder absoluto dos Creedence Clearwater Revival, que foi a razão do seu maior sucesso enquanto compositor, letrista, guitarrista, arranjador e produtor de quase toda a obra intelectual dessa banda.
John Fogerty será sempre lembrado mais pelo seu trabalho na banda Creedence Clearwater Revival do que pelo seu trabalho na carreira a solo.



JOHN FOGERTY - BLUE MOON SWAMP - 20TH ANNIVERSARY EDITION - 2017


        JOHN FOGERTY - BLUE MOON SWAMP - 20TH ANNIVERSARY EDITION 2017
Nova reedição deste que é um dos melhores albuns a solo de John Fogerty. Este album foi vencedor de um prémio Grammy Award quando foi lançado pela primeira vez em 1997.
Na reedição do ano 2004 foram acrescentadas duas novas faixas como bónus passando a um total de 12 faixas nessa nova edição que manteve todas as características gráficas da edição original de 1997.

Finalmente em 2017 este album volta a ser reeditado, mantendo as 12 faixas do alinhamento, mas recebe uma nova capa com um grafismo renovado e com um novo encarte, apenas mantendo o grafismo original da contracapa. Esta edição também apresenta uma nova masterização que benefícia uma qualidade sonora superior e completamente nova em relação às edições anteriores. Este é um dos melhores, ou mesmo o melhor, álbum a solo de John Fogerty e garantidamente o mais premiado de todos eles.
CAPA DA EDIÇÃO ORIGINAL DE 1997 E REEDIÇÃO DE 2004.