domingo, 28 de abril de 2019

JOHN FOGERTY - BLUE MOON SWAMP - 20TH ANNIVERSARY EDITION - 2017


        JOHN FOGERTY - BLUE MOON SWAMP - 20TH ANNIVERSARY EDITION 2017
Nova reedição deste que é um dos melhores albuns a solo de John Fogerty. Este album foi vencedor de um prémio Grammy Award quando foi lançado pela primeira vez em 1997.
Na reedição do ano 2004 foram acrescentadas duas novas faixas como bónus passando a um total de 12 faixas nessa nova edição que manteve todas as características gráficas da edição original de 1997.

Finalmente em 2017 este album volta a ser reeditado, mantendo as 12 faixas do alinhamento, mas recebe uma nova capa com um grafismo renovado e com um novo encarte, apenas mantendo o grafismo original da contracapa. Esta edição também apresenta uma nova masterização que benefícia uma qualidade sonora superior e completamente nova em relação às edições anteriores. Este é um dos melhores, ou mesmo o melhor, álbum a solo de John Fogerty e garantidamente o mais premiado de todos eles.
CAPA DA EDIÇÃO ORIGINAL DE 1997 E REEDIÇÃO DE 2004.

sábado, 27 de abril de 2019

JOHN FOGERTY - THE MILLENNIUM COLLECTION - 2009

THE BEST OF THE SONGS OF JOHN FOGERTY - THE MILLENNIUM COLLECTION
Esta é uma compilação, que no seu formato, é muito semelhante a uma outra de 2005 intitulada The Long Road Home que no seu conteúdo apresenta uma devisão do trabalho de John Fogerty a solo e John Fogerty nos Creedence Clearwater Revival, muito embora esta seja uma compilação muito mais curta que a anterior.
Esta compilação no entanto não cumpre bem a missão a que se destina, pois não estão aqui reunidas muitas canções históricas, tanto de John Fogerty a solo, como dos Creedence Clearwater Revival, que foram Top mundial, foram mesmo muitos os temas de sucesso que ficaram de fora desta compilação.
De qualquer maneira esta é uma importante compilação mista que nos apresenta alguns trabalhos emblemáticos de John Fogerty nos Creedence Clearwater Revival e também de John Fogerty a solo, inclusive um tema que é um inédito ao vivo, Premonition, que só apareceu no album com o mesmo titulo em 1998, mas que nunca teve uma versão final de estúdio. John Fogerty "abandonou" este tema tema até nos concertos ao vivo, não se sabe qual a razão, surpreendentemente esse tema surge aqui neste album exactamente como surgiu no album Promonition (MTV Unplugged).

Este album editado pela Universal Music Company para o selo Hipo Records é mais uma edição independente autorizada, mas não oficial, entre muitas outras, por exemplo dos Creedence Clearwater Revival, que existem a nível mundial.

sexta-feira, 29 de março de 2019

THE GOLLIWOGS - A OBRA COMPLETA

Quem eram os The Golliwogs ??? ...
The Golliwogs eram os mesmos que mais tarde ficaram mundialmente conhecidos e famosos como Creedence Clearwater Revival. Embora como The Golliwogs praticassem uma musica completamente diferente daquela que viriam a praticar como Creedence Clearwater Revival. Os The Golliwogs surgiram nascidos das cinzas dos The Blue Velvets, que se apresentavam sem grandes alterações na sua formação.
The Golliwogs tiveram uma existência de 1964 a 1967 até mudarem o nome para Creedence Clearwater Revival em 1968 até o seu final em 1972.
A formação desde 1964 até 1972, como The Golliwogs ou Creedence Clearwater Revival manteve sempre a mesma formação inalterável, John Fogerty, Tom Fogerty, Stu Cook e Doug Clifford.
Quanto ao estilo musical o assunto muda de figura, como The Golliwogs praticavam um estilo aproximado ao rock britanico (inglês) com algumas nuances de psícadelismo em alguns casos. Como Creedence Clearwater Revival criam um estilo completamente novo, que ficou conheçido como swamp rock, que os levou ao pico do sucesso.
A banda ainda sofriria mais uma aparente mutação em 1973 como The Blue Ridge Rangers, mas de forma ilusória, porque neste caso conta apenas  com John Fogerty que executou todos os instrumentos em estudio. Neste caso "oficializou-se" e este The Blue Ridge Rangers passou a constar como um album a solo de John Fogerty.
Os The Golliwogs apesar dos seus 4 anos de existência como tal, não chegaram a gravar nenhum album, mas gravaram e lançaram oficialmente 7 discos single e ainda ficaram com mais 4 discos singles por editar, que por alguma razão foram cancelados pela editora.
Facto curioso é que em 1975 a editora lança um album com o titulo "The Golliwogs - Pré Creedence Album" com todas as canções que tinham sido lançadas em single. Mais tarde, em 2001 é lançada outra edição digna de registo "Tommy Fogerty & The Blue Velvets + The Golliwogs * 1961-1967", este album inclui 4 temas dos The Blue Velvets e 20 temas dos The Golliwogs incluindo os temas dos 4 singles que estavam por editar.
Mas foi preciso esperar até 2017 para que fosse editado um album com todos os temas gravados pelos The Golliwogs num total de 23 faixas com o titulo "The Golliwogs - Fight Fire - The Complete Recordings 1964/1964", curiosamente este album inclui 3 faixas que também foram lançadas como Creedence Clearwater Revival no seu primeiro album de 1968, "Porterville", "Walking On The Water" que recebeu uma nova versão e novo arranjo com o titulo "Walk On The Water" e finalmente foi mais tarde acrescentado ao alinhamento desse album, na sua reedição de 2001, o tema "Call It Pretend" que em 1968 foi o Lado B do Single "Porterville", são factos bem curiosos já que estes 3 temas não foram gravados como Creedence Clearwater Revival embora apareçam no primeiro album desta banda, a excepção vai apenas para o tema "Walk On The Water" que foi regravada.
Os The Golliwogs não foram uma banda tão interessante e importante como os Creedence Clearwater Revival, são muito diferentes entre si, mas é interessante ver e analisar a carga evolutiva daquela que viria a formatar os Creedence Clearwater Revival uma das melhores e maiores bandas do final da década de 60 e inicios da década de 70.


quinta-feira, 28 de março de 2019

CREEDENCE CLEARWATER REVIVAL - 24 CARAT - 2002

É mais uma boa compilação tripla dos Creedence Clearwater Revival. Esta é uma edição Europeia que engloba 3 discos CD com os maiores sucessos desta banda Californiana nesta edição da editora distribuidora Alemâ ZYX Music, que representa o catalogo da Fantasy Records, na Alemanha e Austria e alguns países Europeus.
Os "24 Carat", de 2002, são na realidade muito mais que isso, são 51 temas distribuídos por 3 discos CD que compõem este album especial.
Nomeadamente, os 51 temas deste triplo album, representam mais de metade da obra completa gravada por esta banda, inclusive todos os seus grandes sucessos.
Na verdade esta é uma edição tripla identica a uma outra editada pela Universal Music, da Holanda, em 2008, também tripla, mas com algumas diferenças no alinhamento dos temas incluídos.
Embora com algumas semelhanças entre outras edições, esta compilação é alvo do interesse de alguns colecionadores, não só pelo conteúdo das musicas nele incluídas, mas também pelo grafismo da capa e rotulo da label do próprio CD. É sem dúvida uma boa edição.


terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

OS FRACASSOS DISCOGRÁFICOS DE UM GÉNIO ; JOHN FOGERTY

Na história da industria discografica, nenhum outro artista foi tão maltratado como John Fogerty simplesmente por uma vingança pessoal movida por Saul Zaentz, presidente da editora discográfica Fantasy Records após a separação dos Creedence Clearwater Revival, que era a maior banda dessa editora e verdadeiros campeões de vendas que fizeram a fortuna dessa editora (Fantasy Records) e de Saul Zaents particularmente.
Os problemas de John Fogerty e a editora Fantasy Records e seu presidente Saul Zaentz começaram quando John Fogerty descobriu que estava preso a um contrato fora da realidade da época e tentou mudar esse contrato, por volta de meados de 1971, a seu favor, mas encontrou forte resistençia da editora Fantasy Records e seu presidente Saul Zaentz e dos seus companheiros de banda Stu Cook e Doug Clifford, além de seu irmão Tom Fogerty, que só tinham a perder financeiramente se um novo modelo contratual fosse assinado de encontro às exigências que John Fogerty fazia como responsável pelo sucesso da banda. Tudo o que John Fogerty pretendia era maior suporte financeiro à sua condição de produtor, arranjador, compositor, letrista, guitarrista e vocalista da banda. Uma percentagem financeira maior para John Fogerty não era bem vista nem pela editora, nem pelos seus companheiros de banda, que viviam todos à custa da capacidade intelectual de John Fogerty.
Por entre pressões e chantagens negociais a história que envolve Saul Zaentz / Fantasy Records contra John Fogerty, ficou conhecida como a história mais suja dentro da industria discográfica dos Estados Unidos da America.
Em 1976 John Fogerty, levado pela pressão movida por Saul Zaentz e a Fantasy Records e alguns problemas contratuais ligados a essa editora, o musico abandona a carreira até 1985 quando faz o seu regresso triunfante já numa nova editora Warner Bros Records, deixando para trás uma série de discos falhados e boicotados principalmente pela Fantasy Records entre 1973 até 1976.
Entretanto os problemas com a Fantasy Records continuam a existir até 2004, ano em que a Fantasy Records é vendida ao grupo empresarial Concord Music, que restabelece novas negociações comerciais e editoriais com os interesses de John Fogerty.
OS DISCOS FALHADOS E DESCARTADOS DE JOHN FOGERTY.
Durante o iniçio da briga entre John Fogerty e a editora Fantasy Records foram lançados alguns discos por John Fogerty que não alcançaram o grande público, que logo depressa foram descartados pela editora logo após a primeira edição sendo banidos do catalogo comercial, tudo leva a crer que as master tapes tenham sido destruídas por alguma razão.
1973 - YOU DON´T OWE ME - LADO A
1973 - BACK IN THE HILLS    - LADO B
Disco Single lançado sob o pseudónimo The Blue Ridge Rangers, desta vez dois temas originais da autoria de John Fogerty que contrastam e não fazem parte do Album de temas cover The Blue Ridge Rangers, também de 1973. Por alguma razão este single não consta na discografia oficial do Website de John Fogerty.
1973 - COMIN´ DOWN THE ROAD - LADO A
1973 - RICOCHET - INSTRUMENTAL LIVE - LADO B
Disco Single possuidor de uma muito má prensagem que resulta em má qualidade de som, pensa-se que isto foi proposital pela editora Fantasy, como resultado da sua muito má insatisfação com John Fogerty, daí o grande fracasso nas vendas deste disco, que segundo consta nem chegou ás mil cópias nos Estados Unidos da América. NOTA : A Música é de boa qualidade em contraste com a má qualidade de som resultante de uma má prensagem. Por alguma razão este single não consta na discografia oficial do Website de John Fogerty.
1976 - YOU GOT THE MAGIC - LADO A
1976 - EVIL THING - LADO B
Disco Single lançado pela editora Asylum Records numa época em que a briga entre John Fogerty e a editora Fantasy Records / Saul Zaents estava no seu ponto alto, não contribuído em nada nas vendas nem no sucesso para este disco, que passou praticamente despercebido aos olhos e ouvidos do grande público, tornando-se um grande fracasso. Era um disco diferente, um pouco mais electronico para os padrões de John Fogerty, e isso talvez também ajudou este disco a fracassar comercialmente. As duas musicas deste Single estavam incluídas no album Hoodoo que foi cancelado definitivamente um pouco antes de ser comercializado.
1975 - ROCKIN´ ALL OVER THE WORLD - LADO A 
1975 - THE WALL - LADO B
Disco Single lançado pela editora Asylum Records, nos Estados Unidos da America e Canada, e pela Fantasy Records na Europa, tinha tudo para ser um grande sucesso comercial, mas foi um grande fracasso muito devido à briga entre as duas editoras e falta de promoção comercial. O mesmo aconteçeu com o album JOHN FOGERTY que foi muito mal promovido por ambas as editoras, mas é um dos melhores albuns a solo de John Fogerty que em alguns (muitos) momento faz lembrar os Creedence Clearwater Revival. O tema The Wall parece saído de um album dos Creedence Clearwater Revival, é o tema que se aproxima mais do antigo som dessa banda. Apesar deste Single de John Fogerty não ter feito o merecido sucesso que deveria, existe uma versão cover de 1978 da banda Status Quo que alcançou um grande sucesso mundial com o tema Rockin´ All Over The World.
1975 - ALMOST SATURDAY NIGHT - LADO A
1975 - SEA CRUISE - LADO B
Disco Single lançado pela editora Asylum Records, nos Estados Unidos da America e Canada, e pela Fantasy Records na Europa, tinha tudo para ser um grande sucesso comercial, mas foi um grande fracasso muito devido à briga entre as duas editoras e falta de promoção comercial. O mesmo aconteçeu com o album JOHN FOGERTY que foi muito mal promovido por ambas as editoras, mas é um dos melhores albuns a solo de John Fogerty que em alguns (muitos) momento faz lembrar os Creedence Clearwater Revival. Este é o segundo single que antecedeu o album JOHN FOGERTY, o tema não conheçeu melhor sorte que o Album ou o tema do Single anterior, mas este Almost Saturday Night é um dos grandes clássicos da carreira de John Fogerty.

Ainda tem vários temas dispersos em albuns de outros artistas, seus amigos, com quem tem colaborado de vez em quando. A grande maioria desses temas e colaborações já foram reunidas num album cujo titulo é THE BEST KEPT SECRET - RARITIES editado por uma editora independente e que aqui já foi publicado um artigo referente a esse album neste Blog. Nem esse album nem esses temas são referenciados na Webpage Oficial de John Fogerty.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

JOHN FOGERTY - A LENDA DO ROCK´N´ROLL

JOHN FOGERTY - I KNOW, IT´S ONLY ROCK,N,ROLL BUT I LIKE IT !

John Fogerty talvez seja mais conhecido pelo seu trabalho nos Creedence Clearwater Revival entre 1968 a 1972, banda que estourou nos Hit-Parade´s   internacionais para além dos Estados Unidos da América. A sua carreira a solo inicialmente ficou marcada por sucessos e fracassos e teve algumas pausas pelo caminho, mas tem mantido um alto padrão de sucesso nos últimos 25 anos, tanto em disco como em palco, sempre envolta a uma certa polémica que remonta ao fim dos Creedence Clearwater Revival no ano 1972 quando a banda já estava reduzida a Trio com a saída de Tom Fogerty.
Este video apresenta alguns pontos altos da carreira a solo de John Fogerty captados ao vivo, entre os quais o tema "Premonition" de 1997 um original que nunca foi gravado em versão de estudio (só existe ao vivo) e "Comin`Down The Road" 1973 que só foi lançado em Single mas que nunca foi incluída em nenhum album oficial de John Fogerty, suspeita-se que num acto pessoal de vingança contra John Fogerty a editora Fantasy Records tenha descartado esta Master do seu catalogo comercial.
Também os temas "Rockin´All Over The Word" e "Almost Saturday Night" de 1975 estiveram durante anos envoltos em uma certa polémica com duas editoras a reclamar os direitos de publicação comercial, a Fantasy Records em braço de ferro com a Asylum Records, que prejudicou o lançamento do album "John Fogerty" de 1975 que incluía estes dois temas.

Disfrute de bons momentos de Rock And Roll.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

CREEDENCE CLEARWATER REVIVAL - LIVE CONCERT STORY

CREEDENCE CLEARWATER REVIVAL - WOODSTOCK FESTIVAL LIVE CONCERT 1969 + OAKLAND COLISEUM LIVE CONCERT 1970.

Pela primeira vez são divulgadas as imagens da prestação ao vivo dos Creedence Clearwater Revival no famoso e histórico Festival de Woodstock em 1969 com quase 50 anos de atrazo no tempo, pois não fizeram parte do filme que deu a conhecer este evento ao mundo. Certo é que não está incluídas as imagens na versão integral da actuação desta banda neste concerto festival de 3 dias consecutivos em 1969, tal deve-se porque as mesmas tinham algumas deficiências técnicas provocadas pela chuva que prejudicou sériamente a actuação dos Creedence Clearwater Revival com alguns cortes de energia, facto que levou John Fogerty a não autorizar que fizessem parte do filme, com a concordância dos produtores do filme, muito embora alguns segmentos estivessem em boas condições técnicas.
Este video apresenta o que restou em boas condições do concerto dos Creedence Clearwater Revival no Festival Woodstock 1969.
A segunda parte deste video apresenta um outro concerto no Festival de Oakland em 1970, em Oakland - California que foi filmado para uma estação de televisão, que foi recentemente recuperada. Durante muitos anos este concerto e respectiva filmagem foi erradamente atribuída à sala do Royal Albert Hall em Londres, Reino Unido (Inglaterra) por onde esta banda tinha passado em 1970, mas depois descobriu-se que teve lugar no Oakland Coliseum, nos Estados Unidos da América.

Estes são dois concertos históricos desta banda que deixou a sua grande marca na história universal da música.
                                           WOODSTOCK FESTIVAL LIVE CONCERT 1969
                                           OAKLAND COLISEUM LIVE CONCERT 1970
CREEDENCE CLEARWATER REVIVAL - WOODSTOCK FESTIVAL 1969 PLUS OAKLAND COLISEUM CONCERT 1970 - VIDEO INTEGRAL.