terça-feira, 24 de junho de 2014

CREEDENCE CLEARWATER REVIVAL - A BANDA MAIS POPULAR DA AMERICA

CREEDENCE CLEARWATER REVIVAL, foram a banda mais popular dos Estados Unidos da América, entre 1968 até 1972, ano da sua polémica separação.
O pico da sua grande popularidade foi entre 1969 a 1970, era uma banda que fundia a música country com o rock e o pop e tinha algumas influências de blues, a este novo estilo musical deram o nome de swamp-rock.
Durante a sua carreira gravaram 7 albuns de estudio e lançaram oficialmente 13 singles, e um último que a editora Fantasy lançou em 1976, quase 4 anos depois da separação da banda.
Desses 14 singles lançados oficialmente, 13 deles foram galardoados com disco de ouro, excepto o penúltimo "Someday Never Comes" que só chegou a disco de prata.
Os CCR conseguiram a proeza de ganhar o galardão disco de ouro, para a categoria de singles, 13 vezes consecutivas, além disso tiveram também 2 albuns (o primeiro e o último) galardoados  disco de ouro, outros 4 albuns galardoados disco de platina, e 1 album (Cosmo´s Factory) que foi galardoado tripla-platina.
Este facto é bastante curioso, nem os The Beatles conseguiram tal proeza a curto prazo na industria discográfica, convém recordar que os Beatles eram a banda mais popular do Reino Unido (Inglaterra) e eram considerados um fenómeno mundial.
Sem dúvida que os Creedence Clearwater Revival são uma das bandas mais importantes da música norte-americana, e passados mais de 40 anos ainda atravessam gerações e mantêm a sua popularidade intacta, as suas músicas permanecem tão actuais como se tivessem sido compostas hoje, John Fogerty disse à imprensa em 1969 que queria compor canções que pudessem ser ouvidas durante 10 anos, agora passados mais de 42 anos essas canções ainda fazem-se ouvir com o mesmo rigor e popularidade como foram recebidas no passado, e o mais interessant é que os seus discos continuam a vender-se aos milhões nos tempos actuais, a este fenómeno comercial só os The Beatles e os The Rolling Stones conseguiram atingir igual nível de vendas com as suas reedições discográficas.

Sem comentários:

Enviar um comentário