sexta-feira, 20 de junho de 2014

O PRIMEIRO MICROFONE DE TOM FOGERTY

Sabe-se que Tom Fogerty começou nas lides musicais muito antes do seu irmão quatro anos mais novo, John Fogerty, foi vocalista de várias bandas na segunda metade dos anos 50 e tentou se profissionalizar a partir de 1958 com a sua entrada como vocalista na banda Spider Webb & The Insects, com esta banda chegou a gravar um single que não obteve sucesso e a banda separa-se.
Por volta de 1959 o seu irmão mais novo, John Fogerty forma a banda The Blue Velvets, com Doug Clifford na bateria e Stu Cook no piano, era uma banda instrumental a qual John Fogerty assegurava a posição de guitarrista.
Ainda nesse ano Tom Fogerty aproveita a banda do irmão para o acompanhar como suporte nos seus espectáculos ao vivo, em 1961 chega a oportunidade de gravarem um disco e a banda passa a designar-se Tommy Fogerty & The Blue Velvets.
Com esta designação chegam a gravar 3 singles, os dois primeiros tiveram um sucesso relativo a nível local, mas o terceiro foi um fracasso que faz a banda repensar no seu futuro.
O primeiro single "Come On / Oh My Love" é lançado pela Orchestra Records em 1961, com letra e música de Tom Fogerty, é seguido ainda em 1961 pelo segundo single "Have You Ever Been Lonely / Bonita" a primeira da autoria de John Fogerty e a segunda uma co-autoria de John e Tom Fogerty, mantendo Tom Fogerty como único vocalista.
O terceiro single surge em 1962,"Now You´re Not Mine / Yes You Did" da autoria de Tom Fogerty, foi um completo falhanço e foi retirado do mercado logo de seguida, as masters desta gravação até hoje encontram-se perdidas.
Entretanto o colectivo decide mudar o nome para The Visions e em 1964 assina contrato com a Scorpio Records, uma subsídiária da Fantasy Records, e gravam o seu primeiro single "Don´t Tell No Lies / Little Girl", mas quando o disco sai verificam que a editora alterou-lhes o nome da banda para The Golliwogs (Os Estarolas) e detestam esse nome mas decidem continuar a aproveitar essa nova oportunidade que se abria, entretando as coisas estavam a mudar, Stu Cook passa do piano para guitarra baixo e Tom Fogerty assume a guitarra ritmo, John Fogerty e Doug Clifford mantêm as suas posições, guitarra solo e baterista respectivamente.
Uma nova alteração na banda é que a partir de 1964 até 1966 a autoria das canções passam a ser assinadas em dupla entre Tom Fogerty e John Fogerty.
Inicialmente Tom Fogerty mantém o estatuto de único vocalista da banda, mas aos poucos vai perdendo esse estatuto de exclusividade e vai dividindo os vocais com John Fogerty, até que em inicios de 1967 John Fogerty assume o controlo total da banda como único vocalista, arranjador e compositor, em dezembro desse ano assinam contrato com a casa-mãe, a Fantasy Records e alteram o nome da banda para Creedence Clearwater Revival lançando o primeiro album em abril de 1968, o resto do percurso já faz parte da história.
O MICROFONE que aqui se exibe é o micro pessoal de Tom Fogerty que ele usou entre 1958 até 1964 (que se tenha conhecimento), este modelo era conhecido por "micro d´ouro" por dar uma projeção ampla à voz, na época era um dos micros mais caros que existiam no mercado e por isso era só usado por profissionais.

Sem comentários:

Enviar um comentário