sábado, 4 de janeiro de 2014

JOHN FOGERTY - FACTOS POLITICOS E SOCIAIS

Por volta de 1965 eu era da mesma idade dos soldados que serviam na guerra do Vietnam, e também da mesma classe média deles; a classe trabalhadora.
Eu era um dos cinco rapazes da nossa família com a idade perfeita para ser recrutado e mobilizado para combater na guerra do Vietnam.
Fui recrutado em 1965 quando tinha 20 anos de idade, era apenas um rapazinho que trabalhava em um posto de gasolina e que sonhava um dia ser músico profissional, estava "pronto" para ser recrutado para a reserva do exército e durante esse período os reservistas eram mantidos longe do conflito armado, mas alguns eram chamados a cumprir missão no Vietnam bem no centro do conflito, muitos não regressaram a casa.
Eu estive seis meses em serviço activo no ano de 1967, quando a guerra do Vietnam estava no seu auge, directamente no coração da guerra, qualquer um com a mesma idade andava muito preocupado com a possibilidade de serem enviados para o Vietnam.
Eu não suportava esta política de guerra, andava muito zangado com o sistema, regressei a casa livre do serviço activo em julho de 1967, depois de ter passado por Fort Bragg, Fort Knox e Fort Lee, mesmo a tempo de celebrar o movimento "Summer of Love" e todos os movimentos contestatários que antecederam o Festival de Woodstock em 1969.
Mais tarde, nesse ano (1967), renomeei a nossa banda "The Golliwogs" como "Creedence Clearwater Revival" e apenas duas semanas depois disso, em fevereiro de 1968, nós gravamos o tema "Suzie Q" que veio a ser o grande sucesso nesse verão.
O  verão de 1968 e da convenção democrática de chicago não acabou com os protestos da juventude, que organizavam manifestações que eram rapidamente dizimadas pela carga policial, mas o que isso dava era mais energia aos jovens para se rebelarem contra algo que não acreditavam, por outras palavras, eles não iam deixar o sistema levar isto avante.
Richard Nixou é eleito Presidente, os demogratas desfizeram a sua aliança e assim Nixon ganhou as eleições, ele mentiu muito ao povo americano e invadiu o Camboja além de outras coisas mais.
Nixon imediatamente perdeu o apoio da nova geração, ele era um elitista, se perguntassem a alguém o porquê de irem combater para o Vietnam, ninguém sabia responder ao certo, a resposta mais comum era que iam combater o efeito dominó dos países que caíram no comunismo, mas provávelmente a grande resposta seria manter a continuação da máquina de guerra e dos grandes negócios do armamento e fazer girar a economia dos grandes negócios da guerra.
Para sacrificar a vida destes jovens sem qualquer propósito justificável, arrebatavam os jovens de suas mães e famílias e jogavam-nos bem no centro da guerra, era errado, e eu era do tipo que tinha o direito a viver e escolher o rumo da minha própria vida, não os senhores da guerra.
Os protestos começaram a acontecer em grande em 1967, nós éramos novos e não podíamos votar contra estes assuntos, não tínhamos direito a voto nesta matéria, mesmo que fossemos enviados para a armadilha com uma metralhadora à costas e sem ter qualquer visão  ou benefício para cumprir o dever a que nos obrigavam.
Eu tinha fortíssimos sentimentos acerca disto tudo, Nixon parecia ignorar os protestos dos jovens, afirmando à imprensa que "São todos uns vadios, vagabundos" em 1970, e matando jovens estudantes com a carga policial nas manifestações de Ken State.
Que governo democrático tem o direito  de se virar contra os manifestantes chamando-os de anti-americanos ? !!! - "Love It Or Leave It" foi o slogan criado por eles, muitos gajos arrebataram isso das mãos dos tipos que estavam servindo no exército, para mim esses soldados eram meus irmãos, eu compreendia-os porque eu também tinha sido recrutado para o exército a troco de nada como eles.
Os protestos eram contra a política, não contra os soldados, nunca compreendi as manifestações maltratando os nossos militares.
As coisas continuaram, eu tinha muita raiva e estava perturbado com as coisas que Nixon dizia e fazia, ele era muito sarcástico acerca da nova geração, 50,000 pessoas acamparam frente à Casa Branca, era uma manhã de sábado, Nixon saíu e disse "Nada do que vocês fizerem aqui me preocupa, vou voltar para dentro e assistir o jogo de futebol", e quando finalmente as tropas regressaram a casa, vindas do Vietnam, Nixon virou as costas aos soldados.
Eu era um rapazola de uma pequena cidade, El Cerrito, tinha conhecimento que os filhos dos senadores importantes escapavam de ser recrutados e mobilizados para o Vietnam, tudo isso indignava-me como um jovem com idade de ser recrutado, como fui, os filhos dos senadores e dos detentores do grande poder económico, quando recrutados raramente eram enviados para os centros de grande conflito da guerra, ficavam apenas em zonas de grande conforto longe do perigo, a carne para canhão era fornecida pelos filhos da classe trabalhadora.
Conforme os meus sentimentos  iam crescendo e ficando cada vez mais fortes, sabia que tinha de escrever algo acerca disto, assim nasceu a música "Fortunate Son", primeiro trabalhei na composição da melodia, ensaiando com a banda durante algumas semanas, quando finalmente me senti preparado para escrever a letra, escrevi toda a canção em vinte minutos, em 1969.
Em 2004 escrevi a canção "Deja Vu - All Over Again", porque vi os fantasmas do Vietnam regressarem de novo em um outro contexto, desta vez no médio-oriente, com as mentiras da CIA como protesto para a invasão  do Iraque, a verdade provavelmente foi para olear a máquina de guerra ao serviço dos lobby´s dos grandes negócios do armamento e outros tantos mais ! ....

John Fogerty
     2013

Sem comentários:

Enviar um comentário