segunda-feira, 9 de março de 2015

CREEDENCE CLEARWATER REVIVAL - OS VETERANOS DO TOP : A GRANDE MÁQUINA

Durante os seus cinco anos de actividade, 1968-1972, os Creedence Clearwater Revival foram considerados os veteranos do Top, excepto no último ano, dos 12 discos single oficiais lançados 11 chegaram aos lugares cimeiros do Top 100 das tabelas norte-americanas.
Dos 7 albuns oficiais que lançaram,  6 deles também chegaram aos lugares cimeiros do Top 100 norte-americano, excepto o último que não se aguentou no Top.
Na europa alcançaram alguns primeiros lugares nos Tops europeus com singles e albuns e até lançaram alguns singles, extraídos de alguns dos seus albuns, com temas que nunca foram lançados em single nos Estados Unidos da America. Por exemplo "It Came Out Of Sky" e "Molina" que foram dois singles que alcançaram grande sucesso na Europa mas que nunca foram lançados como tal no mercado norte-americano.
Durante 2 anos consecutivos, entre 1969 a 1970, os Creedence Clearwater Revival foram considerados a banda mais popular da America, a grande campeã de vendas e com mais discos a circular consecutivamente nos Tops Hits das tabelas norte-americanas.
Entre 1969 a 1970 a sua popularidade estava à frente dos The Beatles e dos The Rolling Stones e durante 3 anos consecutivos dominaram o mercado discográfico norte-americano com sucesso de vendas de discos, considerados uma grande máquina de fazer dinheiro fazendo crescer a sua editora discografica Fantasy Records, de pequena editora independente para grande editora independente. No final de 1971 começa a dar sinais do principio do fim causados por grandes problemas internos entre os membros da banda e inevitavelmente o sonho como banda chega ao fim com a sua separação em Julho de 1972. Mas a grandeza do seu legado discográfico ainda continua a ser uma máquina de fazer muito dinheiro continuando a vender milhões de discos durante 40 anos depois da sua separação.

Sem comentários:

Enviar um comentário