Russ Gary, ao centro, ladeado com Steve Hoffman e Kevin Gray
Russ Gary que erradamente é considerado como o engenheiro de som responsável pela gravação de todos os albuns dos Creedence Clearwater Revival veio esclarecer publicamente que não foi responsável pelo som dos dois primeiros albuns desta banda.
"Eu fui o responsável apenas a partir do terceiro album "Green River" e todos os restantes albuns e singles a partir daí em diante, nos dois primeiros albuns fui apenas assistente técnico de estudio, no primeiro album o engenheiro de som responsável foi Walt Payne e no segundo album foi Hank McGill, só a partir do terceiro album é que todos os outros passaram a ser da minha responsabilidade"
Russ Gary - 2006
O primeiro album "Creedence Clearwater Revival" foi gravado nos Coast Recorders Studios, em San Francisco em 1968 com o engenheiro de som Walt Payne assistido por Russ Gary, e segundo se conta a produção foi de John Fogerty mas foi publicamente omitida e creditada a Saul Zaentz que era o investidor financeiro que apoiava a banda.
O segundo album "Bayou Country" foi gravado em 1969 nos RCA Studios, em Hollywood, com o engenheiro de som responsável Hank McGill assistido por Russ Gary. A partir deste album a produção passa a ser creditada a John Fogerty.
O terceiro album "Green River" foi gravado também em 1969 nos Wally Heider Studios, em San Francisco, com o engenheiro de som responsável Russ Gary. A partir deste album todos os restantes albuns e singles desta banda tiveram Russ Gary como engenheiro de som responsável pelos mesmos.
O quarto album "Willy And The Poorboys" foi gravado no Fantasy Studio "C" um dos mais recentes estudios da Fantasy Records, especialmente criado para uso exclusivo dos Creedence Clearwater Revival (a Fantasy também tinha o Studio A e o Studio B para uso de outros artistas do seu catalogo): Obviamente este quarto album tem a produção creditada a John Fogerty e a Russ Gary como engenheiro de som.
O quinto album "Cosmo´s Factory" também foi gravado no Fantasy Studio "C" em 1970 com produção creditada a John Fogerty e a Russ Gary como engenheiro de som.
O sexto album "Pendulum" foi também gravado no Fantasy Studio "C" em 1970 novamente com a produção creditada a John Fogerty e Russ Gary como engenheiro de som.
O sétimo e último album "Mardi Gras" também foi gravado no Fantasy Studio "C" entre 1971 e 1972 com Russ Gary como engenheiro de som e co-produção partilhada entre John Fogerty, Stu Cook e Doug Clifford.
Russ Gary também foi o técnico de som de palco nos concertos ao vivo desta banda entre 1970 e 1972 que resultou em 2 albuns ao vivo póstumos, "Live In Europe 1971/1972" editado em 1973 e "Live In Concert 1970" editado em 1980.
O primeiro album a solo de John Fogerty "The Blue Ridge Rangers" foi gravado em 1973 no Fantasy Studio "C" com Russ Gary como engenheiro de som assistido por Skip Shimmin, mas parte desse album foi gravado no estúdio particular de John Fogerty com apenas Skip Shimmin como engenheiro de som.
O Fantasy Studio "C" era também conhecido como "The Factory" e ficava no mesmo espaço onde estava a sala de ensaios dos Creedence Clearwater Revival situado num dos armazéns da rés-do-chão da Fantasy Records Building.
"Em 1969 eles foram fazer uma audição para testar técnicamente o Wally Heider Studios, eu já os conhecia de passagem, eram uma sessão rítmica fantástica, bem ensaiados, afinados e muito certinhos, não deram muito trabalho para os acertar em estúdio, gravaram como teste alguns instrumentais, depois de ouvirem o resultado saíram do estudio sem grandes sorrisos e abraços, pensei que alguma coisa tivesse corrido mal, tinham entrado mudos e saído calados, pensei que não tivessem gostado do meu trabalho, mas uns dias depois regressaram para alugar tempo de estudio para gravar aquele que seria o album Green River e apenas fizeram uma única exigência aos responsáveis do estudio, que a engenharia de som ficasse a cargo de Russ Gary, e foi assim que começou a nossa relação de trabalho, depois do album ter sido lançado recebi uma proposta da editora deles para trabalhar em exclusividade para eles, a qual aceitei, estive na Fantasy até 1976 mais ou menos e produzi dois albuns a solo de Tom Fogerty"
Russ Gary - 2006
"Nas sessões de estudio do album Green River eles gravaram a sessão rítmica de 3 temas originais que depois não chegaram a ser desenvolvidos, foram apenas gravadas a sessão rítmica base instrumental desses temas ainda em embrião, tinham o titulo provisório "Briar Patch", "Glory Be" e "Broken Spoke Shuffle", eles acabaram por descartar esses temas do alinhamento desse album, mas essas maquetas com a gravação base desse temas existe e foram entregues à editora, o John Fogerty tinha por costume apagar aquilo que não gostava, mas essa maqueta ele não teve coragem de apagar porque pretendia mais tarde dar desenvolvimento a essas músicas, mas isso nunca chegou a acontecer por qualquer razão que desconheço"
Russ Gary - 2006
"Em 1972 formei juntamente com Stu Cook e Doug Clifford uma empresa produtora a que demos o nome DSR, iniciais de Doug, Stuart e Russ, e produzimos discos de alguns artistas locais de San Francisco Bay, na década de 70, fomos nós que produzimos em 1973 o album Live In Europe, dos Creedence Clearwater Revival, a partir de uma fita captada ao vivo por mim durante a digressão europeia 1971/1972 que estava em nossa posse"
Russ Gary - 2006
"A produtora DSR esteve em actividade durante cinco anos, depois foi encerrada porque decidimos fazer outras coisas individualmente, hoje com o avanço da tecnologia, que na época era analógica, para a tecnologia digital a sigla DSR poderia significar Digital Sound Recordings, mas na época a sigla DSR significava as iniciais do nosso nome, Doug, Stu, Russ."
Russ Gary - 2006
RUSS GARY - Engenheiro de Som
CREEDENCE CLEARWATER REVIVAL
Tom Fogerty, Doug Clifford, John Fogerty, Stu Cook
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