domingo, 21 de junho de 2015

TOM FOGERTY UMA CARREIRA DISCRETA


Lamentavelmente fora dos Estados Unidos a obra a solo de Tom Fogerty é particularmente quase desconhecida pela grande maioria dos fans dos Creedence Clearwater Revival.

Tom Fogerty foi bom compositor e fez excelentes albuns mas não teve a atenção merecida no que respeita à sua carreira a solo. Na europa só gozou de grande popularidade na Alemanha, já na America Latina, ou America do Sul, a força da sua grande popularidade foi na Argentina.

Mesmo nos Estados Unidos a sua popularidade foi bastante moderada, o seu primeiro single a solo "Goodbye Media Man" lançado em 1971 foi um sucesso relativo no mercado discográfico norte-americano, depois veio o primeiro album "Tom Fogerty" lançado em 1972 que obteve muito boas criticas acompanhado de um sucesso comercial relativo, mas a partir daí a atenção prestada à sua obra discográfica decaíu tanto a nível das criticas como a nível comercial, isto apesar de ter lançado muitos bons albuns entre 1972 a 1980.

Tom Fogerty apesar dos seus esforços para se destacar como artista de topo sempre teve uma carreira marginal e pelo circuito independente, no entanto isso não põe em dúvida a qualidade do seu trabalho e da sua obra discográfica.

Um dos problemas muito significativos de Tom Fogerty foi nunca ter conseguido assinar contrato com uma grande editora que fizesse grandes apostas na promoção do seu trabalho, Tom Fogerty sempre teve ligado à Fantasy Records que editava os seus discos mas não gastava dinheiro na promoção e divulgação desses trabalhos como fazia com os Creedence Clearwater Revival mesmo depois de separados. Na verdade a Fantasy Records nessa época não fazia grandes investimentos promocionais aos seus artistas.

O próprio Tom Fogerty ficou bastante surpreendido com a sua grande popularidade na Argentina, recebia cartas dos fans argentinos e às quais enviava sempre uma resposta. Isto manteve-se por alguns anos enquanto Tom Fogerty esteve no activo, mas mesmo depois disso Tom Fogerty nunca foi esquecido pelos fans argentinos.

A grande maioria dos fans dos Creedence Clearwater Revival e John Fogerty desconhece a obra de Tom Fogerty, mas se tiverem oportunidade de o fazer garanto que não vão se desiludir.





1 comentário:

  1. Para quem desconhece o trabalho a solo de Tom Fogerty para começar aconselho o album (cd) "The Very Best Of Tom Fogerty" editado em 1999 pelo selo independente Varèse Saraband Records com o material licençiado à Fantasy Records. A única falha deste excelente "Best Of" é não trazer no seu alinhamento o excelente tema "Goin´Back To Okeefe Nokee" a que eu acho ser uma falha imperdoável. Este Cd poderá ser adequirido através da loja online Amazon ou outras do género. Vale a pena !

    ResponderEliminar