sábado, 20 de junho de 2015

JOHN FOGERTY - O INICIO CONTURBADO DA CARREIRA A SOLO

                                                         JOHN FOGERTY EM 1975

Depois da separação dos Creedence Clearwater Revival em 1972, a carreira a solo de John Fogerty iniciada em 1973 foi muitissimo conturbada. A sua relação com a editora Fantasy Records estava irremediavelmente comprometida devido à crescente desonestidade contratual do seu chairman Saul Zaentz que detinha os direitos de publisher das composições da autoria de John Fogerty.

Por volta de 1973 John Fogerty manifestava o seu interesse em livrar-se da Fantasy Records por esta recusar-se renegociar um contrato melhor. Por sua vez a Fantasy Records não se mostrava disposta a libertar John Fogerty do contrato existente entre ambas as partes declarando que John Fogerty ao abrigo desse contrato ainda lhes devia no minimo oito (8) albuns de estudio.

Debaixo da pressão exercida pela editora Fantasy Records, John Fogerty edita em 1973 um album com o pseudónimo The Blue Ridge Rangers como forma de se distânciar dos Creedence Clearwater Revival. Neste album John Fogerty recusa incluir qualquer tema original, é um album apenas preenchido por temas cover de clássicos da musica country, um motivo que muito desagradou a Fantasy Records que lançou um ultimato a John Fogerty; o próximo album (que nunca viria acontecer) teria de incluir temas originais. As vendas do album The Blue Ridge Rangers também foram modestas se fizermos comparação às vendas dos albuns dos Creedence Clearwater Revival.

Ainda em 1973 debaixo da pressão contínua da Fantasy Records, John Fogerty grava ainda com pseudónimo The Blue Ridge Rangers um single desta vez com dois temas originais de sua autoria "You Don´t Owe Me" e "Back In The Hills" e poucos meses depois lança já em nome próprio um novo single com os temas originais "Comin´Down The Road" e "Ricochet", estes dois singles tiveram como resultado vendas muito magras e foram um grande fracasso nos Estados Unidos da America.

No single "Comin´Down The Road" John Fogerty fez uma mistura bastante metálica, foi um facto propositado, a Fantasy Records em retaliação fez uma prensagem do disco bastante ruim, a música era (é) boa, mas a audição da má prensagem com a sonoridade metálica ficou bastante horrivel.

Os singles "You Don´t Owe Me" e "Comin´Down The Road" marcaram o fim dos trabalhos de John Fogerty para a Fantasy Records mas esta editora em 1975, por uma imposição legal a favor desta, ainda viria a lançar sómente nos Estados Unidos da America mais três (3) singles "Rockin´All Over The World" e "The Wall", logo a seguir "Almost Saturday Night" e "Sea Cruise" e por último "You Got The Magic" e "Evil Thing" que tiveram como resultado o fracasso comercial devido as fracas vendas nos Estados Unidos da America.

Devido ao fracasso comercial destes singles a Fantasy Records boicotou a sua continuidade e descatalogou esses singles do seu acervo comercial que até hoje ainda não viram a sua edição em formato digital (CD) mesmo que seja apenas em alguma compilação. Apenas podemos encontrar esses "singles" ripados directamente do disco vinil para o digital em algumas bootlegs piratas existentes no mercado, com excepção dos temas "Rockin´All Over The World", "The Wall", "Almost Saturday Night" e "Sea Cruise" que estão incluídas no album "John Fogerty" lançado em 1975 que se tornou um album de culto por ser raro embora já tenha sido editado em CD.

Apesar de todos esses singles a solo de John Fogerty terem sido grandes fracassos de vendas nos Estados Unidos e Canada, alguns deles foram sucessos moderados na Europa e atingindo um numero de vendas satisfatório.

Em matéria de albuns depois do "The Blue Ridge Rangers" só em 1975 é que lança o album "John Fogerty" que apesar de ser um bom album e o que mais se aproximou ao que já tinha sido feito nos Creedence Clearwater Revival não obteve bons resultados comerciais nos Estados Unidos da America devido às fracas vendas. Este fracasso deveu-se as disputas entre as editoras Fantasy Records e a Asylum Records com quem John Fogerty tinha entretanto assinado um novo contrato. As disputas foram resolvidas nos tribunais, a Fantasy ficou com os direitos de lançar o album nos Estados Unidos, Canada, Austrália, Japão e Argentina, por sua vez a Asylum Records ficou com os direitos de distribuição na Europa e em alguns países da America Latina e Ásia. Tudo isto prejudicou a distribuição do album que acabou por ficar cerca de 20 anos descatalogado nas editoras. Mais recentemente o album finalmente voltou a ser reeditado em Cd licenciado à Fantasy Records mas só na Alemanha, Holanda, Austrália, Japão e Argentina, nos outros países poderá obter este album via importação através das lojas online como a Amazon ou outras semelhantes.

Finalmente em 1976 John Fogerty preparava-se para lançar o album "Hoodoo" que até chegou a ser prensado algumas cópias promocionais, mas foi cancelado uns 15 dias antes do seu lançamento porque John Fogerty achava que não se enquadrava nos seus padrões de qualidade artística e achar um album demasiado fraco e pouco inspirado, as masters deste album acabaram por serem destruídas em 1980 a pedido do próprio John Fogerty, mas existem cópias bootleg piratas ripadas do analógico para o digital a partir de um antigo vinil promocional que foi "desviado" da editora.

A partir de 1976 até uma 1984 John Fogerty esteve afastado da industria discográfica, durante parte deste tempo passou nas salas dos tribunais devido a problemas legais com a Fantasy Records que se arrastavam ao longo dos anos. Em 1985 regressa com um novo e bom album "Centerfield" que relança a sua carreira nos caminhos do sucesso, mas isso já são contas de um outro rosário.

NOTA :
Em toda a America Latina ou America do Sul se assim quiser chamar, onde estão concentrados a maior legião de fans de John Fogerty, Creedence Clearwater Revival e Tom Fogerty é sem dúvida na Argentina e logo a seguir está o Brasil.



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