sábado, 27 de junho de 2015

TOM FOGERTY - A SOMBRA DE UM IDOLO

Sempre gostei das músicas de Tom Fogerty na sua carreira a solo, muito em especial aquelas que ele gravou entre 1971 a 1974 e 1981, um período particularmente feliz em termos musicais em que Tom Fogerty gravou excelentes albuns.

Tom Fogerty era muito bom compositor muito embora as suas músicas não tivessem o mesmo impacto junto aos media como as músicas do seu irmão famoso, John Fogerty, além disso Tom Fogerty era um excelente guitarrista base (ritmo) e produtor musical.

Infelizmente a carreira de Tom Fogerty sempre teve marcada por questões de saúde que se agravaram a partir de 1972 ou 1973 devido a lesões contraídas provenientes dos seus tempos de desportista quando era jovem estudante, por isso sempre evitou as cansativas digressóes com concertos ao vivo em grande escala depois de ter saído dos Creedence Clearwater Revival.

Apesar de gozar de grande popularidade na Argentina e na Alemanha, Tom Fogerty nunca se apresentou com concertos ao vivo nestes países. Na verdade nunca veio a se apresentar com concertos ao vivo na Europa ou America do Sul (America Latina), durante todo este tempo apenas fez apresentações ao vivo no seu país, os Estados Unidos da America.

A última vez que Tom Fogerty esteve na Europa foi em 1970 ainda com os Creedence Clearwater Revival quando se apresentaram ao vivo na famosa sala Royal Albert Hall em Londres, Inglaterra.

Com o seu estado de saúde a se agravar cada vez mais, Tom Fogerty não fez nenhuma digressão com concertos ao vivo para promover o seu excelente album "Deal It Out" lançado em 1981. Na minha opinião este foi o último grande trabalho de Tom Fogerty embora ele ainda tivesse lançado mais dois albuns depois deste.

Apesar de Tom Fogerty gozar de uma grande popularidade na Alemanha o album "Deal It Out" de 1981 só foi lançado dez anos depois nesse país quando ocorreu a morte de Tom Fogerty  aos 48 anos de idade em 1990.

A carreira a solo de Tom Fogerty foi iniciada em 1971 com o single "Goodbye Media Man" logo após ter abandonado os Creedence Clearwater Revival. 
Em 1972 lança dois albuns "Tom Fogerty" e "Excalibur", o primeiro teve uma boa exposição mediática. 
Em 1973 trabalha em estúdio como produtor e guitarrista em dois albuns de Merl Saunders, "Heavy Turbulence" e "Fire Up" ao mesmo tempo que acompanha Merl Saunders em pequenos concertos ao vivo. 
Em 1974 volta a lançar mais dois albuns a solo "Zephyr National" e "Myopia", no primeiro tem a colaboração de John Fogerty, Stu Cook e Doug Clifford como musicos de estudio, no segundo conta apenas com a colaboração de Stu Cook e Doug Clifford. 
Em 1975 interrompe a carreira a solo para formar a banda RUBY e gravam o single "Judy Lee" nesse ano. Esta musica em termos musicais ainda traz características influênciadas na sua carreira a solo mas logo isso iria se perder nos discos seguintes.
Em 1976 a banda Ruby lança o album "Ruby" e em 1979 é lançado o album "Rock´N´Roll Madness", o tema "Judy Lee" não será incluído no alinhamento de nenhum destes albuns.
Em 1979 chega ao fim da banda Ruby, a separação deveu-se ao fracasso comercial dos seus dois albuns, a banda Ruby tinha alguma exposição mediática nos seus concertos ao vivo mas com muito pouca expressão em vendas de discos para os padrões de um nome sonante como o de Tom Fogerty.
Em 1980 Tom Fogerty retoma a sua carreira a solo e lança o album "Deal It Out" que na minha opinião é um dos seus melhores albuns.
Em 1984 é lançado o album "Tom Fogerty + Ruby - Precious Gems" que é uma compilação com supostamente os melhores temas gravados pelos Ruby que inclui no seu alinhamento o tema "Judy Lee" que até aí tinha apenas sido lançada em single.
Em 1992 é lançado o album "Sidekicks" que foi gravado em 1988 mas editado póstumamente dois anos depois da morte de Tom Fogerty ocorrida em 1990.
Em 1999 é lançado o album "The Very Best Of Tom Fogerty", uma excelente compilação que retrata da melhor maneira possível os melhores momentos da sua carreira a solo, no entanto é lamentável que deixe de fora do alinhamento um tema muito importante na carreira deste grande artista, "Goin´Back To Okeefe Nokee", até porque ainda tinha espaço de tempo de duração no CD para acolher este tema no seu alinhamento.
Ainda existe o album ao vivo "Tom Fogerty Live In California 1982" editado em 1983 mas não é um album oficial, é apenas uma bootleg pirata que foi captada durante um concerto ao vivo que Tom Fogerty deu em 1982 no Civic Center, na California. 

Tom Fogerty nunca teve a exposição mediática igual à de seu irmão John Fogerty, e sempre viveu artisticamente na sombra deste, mas a sua obra discográfica embora pouco conhecida é muito boa e não é para se menosprezar.





Sem comentários:

Enviar um comentário