sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

A HISTÓRIA DE UM RADIALISTA


Aqui vamos prestar homenagem a um dos melhores Radialistas Portugueses da sua época que infelizmente desapareceu prematuramente do meio de nós.
Era um grande Fan da banda Supertramp, mas foi um dos que mais ajudou a divulgar na radio a banda Creedence Clearwater Revival, da qual também era Fan, no final da década de 70 e inicio da década de 80.

Deixo abaixo um pouco da sua história :

A RADIO DO "NOSSO" TEMPO
Emanuel José da Silva Ferreira, começou a fazer locução de radio por brincadeira na radio pirata Radio Atlantis Fm, a qual ele foi o seu principal fundador, a radio atlantis funcionava com algum material semi-profissional e outro material rudimentar, isto na reta final da década de 70, o digital era ainda uma miragem e não estava prolífera por cá, ainda era nessa época o analógico, e as radios locais estavam num horizonte longinquo, cujas licenças só foram concedias muito mais tarde, essa radio funcionava num barracão no quintal da casa de uma tia, lá para os lados da Quinta Deão, no Funchal, o estudio era composto por dois pratos de gira-discos, um amplificador de média potençia, dois microfones, um leitor/gravador de cassetes, muitos discos em vinyl e um emissor transmissor que foi arranjado em kit através da Alvaro Torrão - Radio Escola (que não sei se ainda existe), kit esse que o Emanuel montou sozinho sem perceber nada de electronica, a juntar a este material ainda tinha duas antenas de radio CB-Banda do Cidadão, ligadas com vários cabos de cobre, e assim era transmitidas emissões de radio que eram recepçionadas em zonas do Funchal, como São Roque, Monte, Imaculado Coração de Maria, Levada de Santa Luzia e outras zonas dessa área, recordo que na época andava a Radio Marconi com um carro sonda a ver se apanhava de onde estavam a ser emitidas esses sinais de radio, o pessoal que coloborava na extinta Radio Atlantis também partiçipava nas buscas, só por gozo, é claro que todas essas buscas não davam em nada, o pessoal da radio marconi andava rua acima rua abaixo com os meios técnicos que tinham na época, mas as buscas saíram sempre infrutíferas, é claro que depois do pessoal da radio marconi ir embora, a malta da radio atlantis reunia-se e fazia uma festa. Também coloborei na Radio Atlantis, escrevia textos acerca de artistas, fazia de técnico de som e o material fonografico quase todo era meu, eram os velhinhos discos em vinyl, a radio atlantis tinha poucos e então eu trazia os meus, mas toda a gente coloborava nesse sentido e embora muitos amigos da época tenham coloborado com a Rádio Atlantis, só me lembro de um, o João Rebelo, que além do Emanuel e de mim, era o coloborador mais assíduo que nós tinhamos. O Emanuel Silva Ferreira foi o mentor, idealizador e principal fundador da Radio Atlantis, uma radio pirata que deu de falar e pela qual ele dedicou muito do seu tempo, e essa radio só teve a sua extinção devido o Emanuel Ferreira ter sido convidado a integrar os quadros profissionais do PEF-Posto Emissor do Funchal, de iniçio como locutor do programa "Musica ao gosto do ouvinte" e depois transitou para programas mais diversos onde ganhou muita popularidade, prinçipalmente entre gentes do mundo rural e nem só, pois o seu sentido de humor era do agrado dessa população. Depois de alguns anos no Posto Emissor, foi convidado a integrar os quadros profissionais da radio local Radio Calheta FM, para as funções de locutor e director/produtor de programas. Ultimamente não estava no exerciçio de funções devido a grave problema de saúde que o veio vitímar a 4 de abril de 2007, foi um dos grandes nomes da radio madeirense. Durante as décadas de 80 e 90 foi um dos locutores mais populares da PEF-Posto Emissor do Funchal à volta de toda a Ilha da Madeira. Faleceu aos 44 anos de idade e o seu funeral realizou-se no dia 6 de abril de 2007 pelas 15h30m no Cemitério de Nossa Senhora das Angustias, em São Martinho, na preferia Cidade do Funchal, Ilha da Madeira.
PAZ À SUA ALMA.

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

CCR - A MINHA BANDA DE SEMPRE - DE VOLTA ÀS MINHAS MEMÓRIAS !

Estávamos no inicio da década de 70, antes da Revolução do 25 de Abril de 1974, quando tive contacto pela primeira vez com esta banda, através do meu saudoso amigo Virgilio Teixeira, que era um grande fan dos CCR, o primeiro contacto veio com os discos single vinyl 45 rpm, que era o que o meu já falecido amigo Virgilio Teixeira tinha em casa e por vezes emprestava-me, depois deste primeiro contacto e após à Revolução do 25 de Abril de 1974, eu interessei-me em explorar ainda mais a obra musical desta banda, começando a comprar os seus albuns (discos vinyl 33 rpm) que guardei religiosamente no meu arquivo discográfico, mas também dediquei-me a adquirir os discos a solo que foram lançados por alguns ex-elementos desta banda logo após sua separação em 1972, quando se começou a entrar na era do formato digital a partir da segunda metade da década de 80, comecei por repor e comprar toda a colecção, da banda e a solo, em CD, conforme ia aparecendo no mercado ia comprando até que completei toda a colecção no formato CD, mas os CCR para além de marcar a minha adolescência, também têm passagem por alguns factos históricos na minha vida, um deles aconteceu por volta de 1975, em pleno fervilhão da Revolução do 25 de Abril, nesse tempo não havia Discotecas, apenas bailes organizados pelos amigos, e foi em um desses bailes que tiveram lugar numa garagem na casa de um amigo nosso, na Rua da Levada de Santa Luzia - Funchal, que foi invadida por militantes da UDP (hoje BE) armados de bastões, e começaram a "lavar" em cima de quem estava lá, sem poupar ninguém, a justificação para tão selvático acto foi que estávamos a tocar musica subversiva Norte-Americana, que por acaso o que estava a tocar eram os Creedence Clearwater Revival, quando na época um democrata só podia ouvir José (Zeca) Afonso, Adriano Correia de Oliveira, José Mário Branco, Samuel, Fausto, Sérgio Godinho etc. etc. etc., Na ocasião dos factos ocorridos eu não estava no recinto (garagem) onde estava a decorrer o baile, tinha saído uns momentos antes para ir à mercearia para comprar alguns refrigerantes e alguma coisa para comer, quando estava na mercearia de facto vi passar o grupo de rufias da UDP de bastões no ar a gritar "A luta, a luta continua, fascistas para rua, imperialismo americano esta ilha não é tua" e "O povo unido jamais será vencido", quando cheguei junto à garagem onde supostamente decorria o baile, o que encontrei foi um grande caos, 2 ambulâncias e 2 carros da policia, e feridos por todo o lado, nunca ninguém foi preso, nunca ninguém foi chamado a responsabilidades, pelos vistos naquela época, a invasão de propriedade privada e agredir os cidadãos era um acto muitíssimo democrático !

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

JOHN FOGERTY - NOVO ALBUM EM 2013

O novo album de John Fogerty, "Wrote A Song For Everyone", é lançado no dia 28 de Maio de 2013, dia em que John Fogerty faz 68 anos de idade, nos Estados Unidos e no Canadá.
Na Europa o album sai no dia 27 de Maio, é o primeiro album de John Fogerty para a editora Vanguard Records,  e curiosamente na Europa este album, dependendo do país onde será editado, será lançado e distribuído por duas editoras distintas, a Universal Music e pela Sony Music (Columbia).
Este é um album de duetos com 14 temas, dois deles são inéditos e a solo por John Fogerty, os restantes 12 temas são 10 recuperados aos tempos dos Creedence Clearwater Revival e 2 temas do inicio da sua carreira a solo, que aqui surgem com novos arranjos e em forma de duetos com outros artistas conhecidos que dividem a voz com John Fogerty.
Em um outro post vamos fazer uma análise a este album.

domingo, 1 de setembro de 2013

CREEDENCE CLEARWATER REVIVAL - MARDI GRAS RELOAD UPGRADE SPECIAL EDITION

                               MARDI GRAS RELOAD UPGRADE SPECIAL EDITION
Mardi Gras Reload, também conhecido como Mardi Gras Reload Upgrade Special Edition é uma nova actualização do album MARDI GRAS lançado originalmente a 11 de Abril de 1972.
Alinhamento :
01 - Lookin´For A Reason * Vocal : John Fogerty
02 - Take It Like A Friend * Vocal : Stu Cook
03 - Need Someone To Hold * Vocal  : Doug Clifford
04 - Mystic Isle Avalon * Vocal : Tom Fogerty
05 - Tearin´Up The Country * Vocal : Doug Clifford
06 - Someday Never Comes * Vocal : John Fogerty
07 - Joyful Resurrection * Vocal : Tom Fogerty
08 - What Are You Gonna Do * Vocal : Doug Clifford
09 - Sail Away * Vocal : Stu Cook
10 - Hello Mary Lou * Vocal : John Fogerty
11 - Goin´Back To Okeefe Nokee * Vocal : Tom Fogerty
12 - Door To Door * Vocal : Stu Cook
13 - Sweet Hitch-Hiker * Vocal : John Fogerty

Album Arranged and Produced by : John Fogerty, Stu Cook, Doug Clifford and Tom Fogerty.

HISTÓRIA DESTA NOVA EDIÇÃO :
Na verdade Tom Fogerty não participou da gravação deste album, ele tinha saído oficialmente da banda em Janeiro de 1971 e os CCR continuaram como um trio, nessa condição gravaram o single "Sweet Hitch-Hiker" ainda em 1971 e lançaram o album "Mardi Gras" em 1972, este foi o último album oficial dos Creedence Clearwater Revival.
O album "Mardi Gras" apesar de ter vendido 1 milhão de cópias e ter ganho 1 disco de ouro foi o grande fiasco discográfico na carreira dos CCR, foi muito mal recebido pela crítica e marginalizado pelos fans que o consideraram o album mais fraco dos CCR e protestaram contra a ausência de Tom Fogerty.
Nesta nova edição do album "Mardi Gras" foram adicionadas 3 faixas que Tom Fogerty gravou em 1974 para o seu album a solo "Zephyr National", mas é preciso ter em ATENÇÃO que estas 3 faixas contam com a participação conjunta do núcleo que formava os CCR, John Fogerty, Stu Cook, Doug Clifford e Tom Fogerty, é uma espécie de reunião dos CCR que parece saída das sessões de gravação do album "Mardi Gras" em todo o seu conceito de produção, embora não seja esse o caso, esta actualização encaixou perfeitamente neste album.
Destas 3 canções de Tom Fogerty acrescentadas ao alinhamento deste album, duas delas são produtivamente as que mais se aproximaram à sonoridade dos Creedence Clearwater Revival.

HISTÓRIA DO ALBUM ORIGINAL :
O album "Mardi Gras" lançado a 11 de Abril de 1972, foi o último album original dos CCR e considerado exageradamente como o pior album lançado por uma grande banda, foi muito mal recebido e fortemente criticado pelos críticos e marginalizado pelos fans apesar de ter conseguido vender 1 milhão de exemplares e chegar a ganhar 1 disco de ouro.
A razão para o fracasso deste album foi John Fogerty ter uma participação mínima no album, ao contrário dos albuns anteriores, John Fogerty limitou a sua responsabilidade de produção, arranjos, composição e vocalização em apenas 3 originais e 1 cover, e à função de guitarrista, o resto da responsablidade delegou aos restantes elementos da banda, Doug Clifford e Stu Cook, o resultado foi um album bastante desigual, desequilibrado e ambíguo, mas não chega a ser um mau album de todo como a crítica fez parecer crer.
O engenheiro de som Russ Gary afirmou que durante o processo de mixagem deste album, John Fogerty terá dito "as pessoas quando ouviram este album vão logo entender que chegamos ao fim" e de facto a banda separou-se 3 meses após o album ter sido posto à venda.
Conta-se que John Fogerty fez este album falhar de propósito, pois já andava com problemas com a editora Fantasy Records e com seu CEO Saul Zaents devido a um contrato que considerava financeiramente desastroso, especialmente em direitos autorais, e tentava livrar-se desse contrato e da própria editora, paralelamente andava a ser pressionado pelos colegas de banda que também queriam ter uma oportunidade principalmente como compositores, diz-se que os maus resultados de impopularidade do album "Mardi Gras" foi a grande vingança de John Fogerty que com isso veio demonstrar que a popularidade dos CCR centrava-se apenas no seu trabalho como compositor, arranjador, produtor e vocalista, até hoje existe esse conceito que de facto John Fogerty era a alma dos Creedence Clearwater Revival, e na verdade sem John Fogerty a banda não tinha alcançado o sucesso que lhe é reconhecida.
Com a banda próxima da divisão os CCR acabam por se separarem em Julho de 1972, exactamente 3 meses depois do album "Mardi Gras" ter sido lançado, oficialmente a editora Fantasy Records anunciou a separação legalizada da banda em 16 de outubro de 1972.
                                            MARDI GRAS - ORIGINAL EDITION
Edição original do album "Mardi Gras" lançada a 11 de Abril de 1972. A música "Sweet Hitch-Hiker" foi lançada primeiro em single em 1971 e foi o único grande sucesso deste album.
Alinhamento :
01 - Lookin´For A Reason * Vocal : John Fogerty
02 - Take It Like A Friend * Vocal : Stu Cook
03 - Need Someone To Hold * Vocal : Doug Clifford
04 - Tearin´Up The Country * Vocal : Doug Clifford
05 - Someday Never Comes * Vocal : John Fogerty
06 - What Are You Gonna Do * Vocal : Doug Clifford
07 - Sail Away * Vocal : Stu Cook
08 - Hello Mary Lou * Vocal : John Fogerty
09 - Door To Door * Vocal : Stu Cook
10 - Sweet Htch-Hiker * Vocal : John Fogerty

Album Arranged and Produced by : John Fogerty, Stu Cook and Doug Clifford.

                               

CREEDENCE CLEARWATER REVIVAL - FIRST ALBUM - THE COMPLETE SESSIONS - 1968

CREEDENCE CLEARWATER REVIVAL - FIRST ALBUM - THE COMPLETE SESSIONS - 1968 * Special DeLuxe Edition.
                                          01 - I Put a Spell On You.
                                          02 - The Working Man.
                                          03 - Suzie Q.
                                          04 - Ninety-Nine And a Half.
                                          05 - Get Down Woman.
                                          06 - Porterville.
                                          07 - Gloomy.
                                          08 - Walk On The Water.
                                          09 - Call It Pretending.
                                          10 - Tell Me.
                                          11 - You Can´t Be True.
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Esta versão especial deste album segue a ideia original para o alinhamento do mesmo pela optica do produtor Saul Zaentz, as últimas três canções acabaram por ficar de fora do alinhamento deste album por falta de espaço, na época um Long Play Vinyl tinha um limite em espaço de duração aproximado a 20 minutos de cada lado e as editoras não costumavam utilizar todo o espaço do disco, John Fogerty decidiu fazer uma versão longa do tema "Suzie Q" com uma duração de 8:36 minutos aproximadamente o que limitou o espaço do disco para suportar os outros 3 temas que acabaram por não entrar neste álbum.
Este album começou a ser planeado em 1967 quando a banda ainda chamava-se The Golliwogs, com esse nome gravaram 4 temas em 1967, e editaram dois deles em disco single em 1967, os temas "Tell Me", "Porterville", "Call It Pretending" e "You Can´t Be True", e no inicio de 1968 começam a gravar este album já como Creedence Clearwater Revival.
A transição de um nome para outro foi na época um bocado confusa, como The Golliwogs, editaram em 1967 o single, lado A "Porterville" com "Call It Pretending" no lado B, e no inicio de 1968 esse mesmo single é reeditado com a banda já com o novo nome Creedence Clearwater Revival, e logo a seguir editam outro single, lado A "Suzie Q" e lado B "Call It Pretending", mais tarde este mesmo single é reeditado com Lado A "Suzie Q - Part I" e lado B "Suzie Q - Part II", tendo o tema "Call It Pretending" desaparecido nesta edição.
Os temas "Tell Me" e "You Can´t Be True" ficaram esquecidos nos cofres da editora e só foram editados pela primeira vez em 2001, passados 34 anos depois de terem sido gravados.
De todos os 4 temas gravados em 1967 só "Porterville" aparece no alinhamento oficial do primeiro album em 1968, mas também inclui um tema chamado "Walk On The Water" que na verdade é uma nova versão de "Walking On The Water", um tema que já tinham gravado e editado em single em 1966 como The Golliwogs.
Esta edição especial  deste album reúne pela primeira vez o alinhamento do disco previsto e planeado antes do produto final que acabou por ser editado em julho de 1968.
CODIGO DO DISCO VINIL :
LP - Long Play, disco vinyl 33/ RPM. = Suporte até 12 canções (6 de cada lado).
EP - Extend Play, disco vinyl 45 RPM. = Suporte até 4 canções (2 de cada lado).
SINGLE - disco vinyl 45 RPM. = Suporte de 2 canções (1 de cada lado).

CREEDENCE CLEARWATER REVIVAL - THE SINGLES COLLECTION 15 X 7" VINYL BOXSET LIMITED SPECIAL EDITION * 2009

CREEDENCE CLEARWATER REVIVAL - THE SINGLES COLLECTION 15 X 7" VINYL BOXSET LIMITED SPECIAL EDITION * 2009
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Aqui está uma edição de luxo mais direcionada aos mais entusiastas fans e colecionadores desta banda, é também uma "prenda" para os amantes do disco em vinyl.
Nesta caixa estão reunidos todos os singles em disco vinyl 45 rpm que a banda lançou no mercado norte-amaericano entre 1968 até 1972, incluindo o promo-single, não comercial "45 Revolutions Per Minute", a edição acompanha as capas originais dos discos e o selo original da editora Fantasy Records, as músicas estão no seu formato original em mono, e não em stereo com as novas misturas com que foram editadas posteriormente pelo mundo, além disso esta edição é acompanhada com 1 poster e um booklet (livro) com 40 páginas que inclui algumas fotos inéditas e raras, esta edição deluxe foi limitada a uma tiragem só com 10.000 cópias, todos estes predicados fazem desta edição uma mais valia para os fans mais acérrimos desta banda.
Esta edição também foi adaptada para CD duplo com um disco dvd como bónus, como forma opcional ao consumidor.
                                CRONOLOGIA DOS SINGLES Vinyl 45 rpm
1968 - Lado A :
           Porterville
           Lado B :
           Call It Pretending

1968 - Lado A :
           Suzie Q - Part I
           Lado B :
           Suzie Q - Part 2

1968 - Lado A :
           I Put a Spell On You
           Lado B :
           Walk On The Water

1969 - Lado A :
           Proud Mary
           Lado B :
           Born On The Bayou

1969 - Lado A :
           Bad Moon Rising
           Lado B :
           Lodi

1969 - Lado A :
           Green River
           Lado B :
           Commotion

1969 - Lado A :
           Fortunate Son
           Lado B :
           Down On The Corner

1970 - Lado A :
           Travelin´ Band
           Lado B :
           Who´ll Stop The Rain

1970 - Lado A :
           Run Through The Jungle
           Lado B :
           Up Around The Bend

1970 - Lado A :
           Long As I Can See The Light
           Lado B .
           Lookin´ Out My Back Door

1971 - Lado A :
           Have You Ever Seen The Rain ?
           Lado B :
           Hey Tonight

1971 - Lado A :
           Sweet Hitch-Hiker
           Lado B :
           Door To Door

1972 - Lado A :
           Someday Never Comes
           Lado B :
           Tearin´ Up The Country

1976 - Lado A :
           I Heard It Through The Grapavine * single cut edit
           Lado B :
           Good Golly Miss Molly

1970 - Lado A :
           45 Revolutions Per Minute
           Lado B :
           45 Revolutions Per Minute
          **** promo-single não comercial ****