sexta-feira, 13 de março de 2015

JOHN FOGERTY FALA DOS SEUS LONGOS ANOS DE AUSÊNCIA DE CARREIRA

                                       JOHN FOGERTY com PAUL TIPPETT em 1983

[A partir de 1976  isolei-me da exposição pública e fui para o meu rancho no Montana, onde tinha um pequeno estudio para trabalhar em algumas ideias, aos fins de semana costumava tocar com amigos em alguns bares locais]

[Por volta de 1981 até 1984 toquei em recintos pequenos no circuito de bares e clubes, juntei um grupo de amigos e divertiamo-nos, para mim era como voltar às origens e uma forma de exercitar a minha prática como guitarrista]

[Em 1985 depois de 10 anos de ausência lançei o meu novo album "Centerfield", que foi um grande sucesso, mas com ele também se agravaram os meus problemas com Saul Zaentz que processou-me judicialmente por mais duas vezes, um dos processos que ele levantou foi que a nova musica "The Old Man Down The Road" era um plágio de outra musica minha "Run Through The Jungle" a qual ele tinha-me roubado os direitos, o outro processo foi pela musica "Vanz Kant Danz" onde eu de forma dissimulada o chamava de porco ladrão]

[Ainda em 1985 / 1986 fiz uma grande Tour com Tina Turner abrindo os concertos dela, embora essa Tour tivesse correndo bem eu sentia que estava a defraudar o público que esperava que eu tocasse alguma coisa dos Creedence Clearwater Revival e nessa época eu recusava tocar as músicas do tempo dos CCR porque tinha de pagar a Saul Zaentz, que detinha os direitos dessas canções, para poder tocar essas minhas próprias musicas que eu criei]

[Quando lancei o album "Eye Of The Zombie" em 1986 eu não andava muito satisfeito com a minha carreira, esse album que também tinha um forte conteúdo político não foi muito bem sucedido, por isso não fiz sequer nenhuma Tour para promover esse album e voltei a fazer de novo uma interrupção na minha carreira por mais alguns anos]

[No meio deste tempo conheci e casei com a minha actual mulher Julie]

[Aproveitei esse tempo para visitar o Mississippi e entrar em contacto com músicos oriundos zona do Bayou, ouvi as suas histórias, aprendi com eles técnicas instrumentais, aprofundei conhecimentos do folk, blues e cajun music, foi uma visita de estudo profundo sobre a musica originária daquela área, dos campos rurais, dos campos de algodão, ao mesmo tempo ia desenvolvendo e compondo o material que daria origem ao meu album "Blue Moon Swamp" que foi todo inspirado por essa minha viagem ao Mississippi]

[Lancei o album "Blue Moon Swamp" em 1997, foi um enorme sucesso comercial e nomeado para o Grammy de melhor album desse ano e ao qual saíu grande vencedor, o album também foi galardoado com vários discos de platina, foi o meu primeiro album multiplatinado da minha carreira a solo, para mim isso foi inesperado porque eu tinha estado 10 anos afastado e este era o meu segundo regresso, eu não estava realmente à espera da enorme aceitação positiva obtida por este album nessas circunstâncias, mas sabia que tinha conseguido produzir um muito bom album]

[Fiz participações em albuns de grandes estrelas da nossa musica, Carl Perkins, Jerry Lee Lewis, Duane Eddy, Earl Scruggs e Jerry Douglas, pelos quais tenho grande admiração, ainda participei em um album de homenagem a Bill Monroe, e outras mais por aí adiante, estas minhas participações especiais ficaram de fora da minha discografia considerada oficial]

[Recebi uma proposta da editora para fazer um album com um concerto ao vivo que também seria filmado para ser lançado em video, minha mulher Julie convençeu-me que já era altura de começar a tocar as minhas músicas dos tempos do Creedence Clearwater Revival, no inicio resisti à ideia, depois cedi e escolhemos um reportório com essas canções alternadas com outras da minha carreira a solo, o concerto foi gravado na sala de audições do grupo Warner em 1998, o album "Premonition" foi lançado nesse ano]

[Foi pura coincidência o meu album "Premonition" ter sido lançado no mesmo ano que esses tais Creedence Clearwater Revisited também lançaram o seu album "Recollection" também gravado ao vivo, o lançamento do meu album foi agendado pela minha editora de então, eu não tive nada a ver com isso nem sabia de tal, depois de ler esses boatos na imprensa tentei de certo modo informar-me do sucedido e a resposta que obtive é que eles lançaram esse album também em 1998 por uma pequena editora independente a partir de uma gravação de um concerto ao vivo que eles tinham feito em 1997 no Canada. Nada teve com competitividades de duelo de valores ou coisa do género. Nem eu, nem a minha editora sabíamos que eles fizeram, ou iam fazer, esse lançamento nesse ano. Se eu soubesse teria pedido à editora para lançar o meu album em outra data e assim evitar mal entendidos e suposições sem nexo nenhum]

[O meu novo album "Deja Vu" só foi lançado 6 anos depois do "Premonition", durante esse tempo andei ocupado com os concertos ao vivo e com a minha família acompanhando o crescimento dos meus filhos, decidi deixar de lançar novos discos de forma regular, para aproveitar o tempo que eu estava fechado a trabalhar em estudio, para dedicar mais tempo à família]

[Não parei de fazer novos albuns, mas faço-os de forma irregular e quando me apetece]

[Nestes últimos anos tem se intensificado os meus concertos ao vivo, tenho os meus filhos criados e às vezes já me acompanham em palco, os contratos para novos concertos não param de chegar e o telefone não pára de tocar, tudo isso é gerido pela minha bonita esposa Julie, a minha família insiste que eu devo aproveitar estes dias de glória e eu faço-lhes a vontade, mas nem sempre é fácil esta carga de trabalho, já tenho 69 anos, com o avanço da minha idade esta crescente carga de trabalho terá de ser repensada ou acabar"

                                                                                                         John Fogerty - 2014



quinta-feira, 12 de março de 2015

CREEDENCE CLEARWATER REVIVAL HOMENAGEADOS NO HALL OF FAME EM 1993

DOUG CLIFFORD, JOHN FOGERTY, JEFF FOGERTY (em representação de TOM FOGERTY falecido em 1990) e STU COOK, galardoados no HALL OF FAME em 1993

Os Creedence Clearwater Revival foram galardoados postumamente no Hall of Fame em 1993 como reconhecimento pela sua grande contribuição para o cancioneiro norte-americano e pelo valor inegável do seu talento.

No entanto esta homenagem ficou marcada por um triste incidente quando John Fogerty se recusou tocar as musicas da antiga banda junto com os seus ex-companheiros.

Quando Doug Clifford, Stu Cook e Jeff Fogerty, filho de Tom Fogerty, entretanto já falecido, se preparavam para entrar em palco para actuarem juntos, John Fogerty recusou-se a tocar com eles, preferindo tocar com Bruce Springsteen e alguns outros amigos, até hoje Doug Clifford e Stu Cook não se recuperaram dessa humilhação em público.

Em 1995 Stu Cook e Doug Clifford, com o apoio de Patricia Fogerty (viúva de Tom Fogerty) criam a empresa Poor Boy Productions Inc e através desta formam a banda Creedence Clearwater Revisited que funciona como uma forma de retaliação contra John Fogerty.




O que eles disseram :

"Sofremos uma grande humilhação, John Fogerty deu provas públicas do grande porco que é !"
                                                                                        Stu Cook

"Fomos expostos a uma grande humilhação pública sem aviso prévio por parte de John Fogerty, será muito difícil um dia perdoar este tipo de atitude"

                                                                                         Doug Clifford

"Estou muito desiludido e revoltado com esta atitude do meu tio John"

                                                                                         Jeff Fogerty

"Nunca mais voltarei a tocar com cobras rastejantes" 

                                                                                          John Fogerty





JOHN FOGERTY EXPLICA COMO ACOMPANHOU A GRANDE TOUR AMERICANA DE TINA TURNER


[Em 1985 eu estava regressando com um novo album, Centerfield, depois de quase 10 anos ausente, o meu agente perguntou se eu queria acompanhar  a grande Tour americana 1985 / 86 de Tina Turner para fazer a abertura da primeira parte dos seus Shows, como estava relançando a minha carreira aceitei a proposta que era uma grande oportunidade de voltar aos grandes palcos, reuni uma banda e lancei-me nessa nova aventura, mas a minha participação resume-se a isso]

[As pessoas que não assistiram a esses concertos fazem uma ideia errada e pensam que eu acompanhei a Tina Turner como músico na banda dela, ou como convidado nos shows dela, isso não é verdade nem chegou a acontecer, eu apenas abri a primeira parte desses concertos com a minha banda, a Tina Turner fazia a segunda parte como cabeça de cartaz]

[A Tina Turner ficou preocupadíssima quando soube que eu ia abrir os shows dela, porque ela tinha no seu alinhamento o "Proud Mary", então ela perguntou-me "Você vai tocar o Proud Mary ?" e eu respondi-lhe "Fique descansada porque eu não vou tocar nenhuma musica dos Creedence", então ela ainda desconfiada e insegura pergunta-me "Então o que é que você vai tocar ?", e eu respondi-lhe com um sorriso "Outras coisas ...", a Tour decorreu muito bem sem grandes problemas]

[Mais ou menos na mesma época também cheguei a abrir as primeiras partes de alguns concertos que tinham Bruce Springsteen como cabeça de cartaz]

[A Tina Turner tinha gravado com o Ike Turner uma versão do "Proud Mary" em 1971, daí para cá essa musica fazia parte do alinhamento de todos os concertos dela]


TINA TURNER AMERICAN TOUR 1985 / 86 with JOHN FOGERTY

                  "Proud Mary" original version 1969 / "Proud Mary" cover version 1971

quarta-feira, 11 de março de 2015

STU COOK E DOUG CLIFFORD EM DECLARAÇÃO POLÉMICA

                                                 STU COOK E DOUG CLIFFORD
                                               
Stu Cook e Doug Clifford à época do lançamento do album ao vivo "Recollection" dos Creedence Clearwater Revisited em 1998,  fizeram uma declaração polémica que fez correr muita tinta dividindo uma onda de reacções na opinião pública :

[John Fogerty pode ter sido o autor intelectual das canções dos Creedence Clearwater Revival, mas não foi o único autor no processo criativo dessas mesmas canções, ele trazia as canções em "esqueleto" à guitarra, depois eu (Stu Cook) tinha de criar toda a linha de baixo para a sua construção, o mesmo se passava com o Doug Clifford que tinha de trabalhar todo o processo de bateria para a construção dessas canções, depois disso o John Fogerty trancava-se no estudio a trabalhar nos restantes arranjos fazendo overdubs por cima, mas em termos criativos práticos essas canções não eram só de John Fogerty, eram também nossas]

                                                                                                     Stu Cook - 1998

"O John Fogerty trazia-nos o embrião das novas canções compostas por ele, mas depois nós (Doug Clifford, Stu Cook, Tom Fogerty) tinhamos de trabalhar na criatividade ritmíca dessas canções e encontrar linhas de guitarra, baixo e bateria para a construção dessas canções, só depois da sessão ritmíca estar criada é que John Fogerty criava os solos de guitarra, os arranjos e produção final, ás vezes depois de meter a voz, ainda fazia uns overdubs em estudio, reconheço que ele investia muitas horas de trabalho nesse processo, mas analisando por um todo, sou da opinião do Stu, essas canções no modo criativo não eram só do John Fogerty, tinham também lá um pedaço do nosso trabalho criativo e pelo conseguinte eram canções também nossas] 
                                                          
                                                                                                   Doug Clifford - 1998

[Ao tocarmos essas canções consideramos que foi um favor que fizemos a John Fogerty, embora ele não tivesse gostado da ideia, fazia muitos anos que ele não tocava essas canções, mas ele tentou impedir em tribunal as apresentações da nossa banda Creedence Clearwater Revisited, mas foi muito mal sucedido nesse intento, a justiça acabou por não lhe dar razão e nós continuamos na estrada cada vez com mais concertos super lotados]

                                                                                                      Doug Clifford - 1998

"Eu realmente gostava dele, mas conforme o sucesso dos Creedence Clearwater Revival ia crescendo ia ficando cada fez mais egocêntrico transformando-se num ditador insuportável"

                                                                                                       Doug Clifford - 1998

"Em tempos fomos grandes amigos, com o sucesso dos CCR começou as nos tratar como se fossemos só musicos dele, tornou-se num convencido cabrão miserável e ditador sem escrúpulos"
                                                                                                       Stu Cook - 1998

"Nos CCR nunca participamos do processo de desenvolvimento das gravações em estúdio, o método de trabalho de John era o seguinte : ele trazia para a sala de ensaio as novas canções que pretendia gravar e nós ensaiavamos durante um mês de 8 a 12 horas por dia, depois quando achava que tudo estava devidamente "afinado" iamos para o estúdio gravar "live in studio" a sessão ritmica (baixo, guitarra, bateria) durante 2 ou 3 dias, depois ficavamos de fora da restante gravação, ficando John sozinho a trabalhar nessas canções, overdubs e arranjos, finalmente eramos chamados para gravar os coros de apoio vocal e depois dispensados ficando John de novo sozinho para gravar a parte vocal principal e fazer as mixagens, só tinhamos conhecimento do resultado final das canções quando o disco já estava prensado e pronto a ser distribuído nos circuitos de venda, nós eramos postos de parte em quase todo o processo de gravação de um disco, era só John quem dominava o processo de estúdio"

                                                                                                            Doug Clifford - 1998

"O John era um manipulador psicopata rancoroso, passou a nos odiar porque nós apoiávamos o Tom nas suas ideias e decisões, por sua vez o Tom apoiava Saul Zaentz, presidente da Fantasy, com o qual John estava a ter grandes problemas, John achava que deviamos estar do lado dele, mas nós estavamos do lado de Tom, isso nos garantia ser a maioria para garantir as percentagens financeiras de negocios relativos ao material gravado enquanto CCR, cada um de nós tinhamos 25% de quota sobre o legado dos CCR e nós três juntos eramos a maioria sobre os 25% detidos pelo John e o grande problema era que John queria impedir de rentabilizar o material gravado pelos CCR enquanto os seus problemas com Saul Zaentz / Fantasy não estivessem resolvidos, os CCR eram a nossa banda e não só a banda de John Fogerty".

                                                                                                            Stu Cook - 1998

"Acho que o último album dos CCR, "Mardi Grass", só falhou porque o John assim o quis, foi um fracasso planeado porque reconheço que ele é um génio e sabia antecipadamente que esse album não ia resultar, ele fez tudo deliberadamente para que tivesse como resultado a separação da banda pois ele queria iniciar uma carreira a solo. Ele sabia que a nos pôr a vocalizar dois terços do album isso seria um desastre total porque tinhamos a consciência que nem eu nem o Stu eramos definitivamente cantores." 
                                                                                                         Doug Clifford - 1998

"John é uma mente diabólica que deu cabo de uma banda que ainda tinha muito para dar, quis seguir uma carreira a solo que o encurralou e que não lhe correu como ele esperava, mas sobreviveram estas excelentes canções dos Creedence Clearwater Revival que continuam a atravessar gerações e que agora estamos apresentar ao vivo com a nossa nova banda Creedence Clearwater Revisited" 
                                                                                                             
                                                                                                           Stu Cook - 1995


                                                  STU COOK & DOUG CLIFFORD
                                        CREEDENCE CLEARWATER REVISITED


RESPOSTA DE JOHN FOGERTY A ESTE ASSUNTO :

" (Risos) ... Esse tal Creedence Clearwater Revisited é uma banda de covers formada por uns parasitas que andam a defraudar o público com as canções que eu criei e que eles tomam como se fosse deles a sua autoria"

                                                                                                             John Fogerty - 1998


JOHN FOGERTY CONTA COMO NASCEU A CARREIRA DOS CREEDENCE CLEARWATER REVIVAL


[Em 1959 estava na sala de atividades lúdicas da Portola High School a tocar umas coisas ao piano, entrou na sala um aluno que eu não conhecia e meteu conversa comigo, era o Doug Clifford, durante a conversa ele disse-me "sou baterista, você está interessado em formar uma banda comigo ?", eu respondi-lhe "sim podemos tentar, toco piano mas na verdade sou guitarrista", eramos uns garotos com 14 anos, o Doug Clifford trouxe o seu melhor amigo Stu Cook que era pianista e juntos formamos os The Blue Velvets, o meu irmão Tom Fogerty só entrou na banda como vocalista em 1960]

                                                                                            John Fogerty - 1998

[Em 1961 gravamos dois singles como Tommy Forgety And The Blue Velvets para a Orchestra Records, que era uma pequena editora local, que conseguimos obter um pequeno sucesso a nível regional, mas em 1962 gravamos um terceiro single que não conseguiu chamar a atenção do público, como resultado a editora descartou-nos]

                                                                                             John Fogerty - 1998

[Em 1963 mudamos o nome da banda para The Visions,  e fizemos algumas alterações internas na banda, o Stu Cook passou para a guitarra baixo, o Tom passou a se ocupar da guitarra base e continuou como vocalista, a posição do Doug continuou na bateria e eu fiquei como guitarrista solista e também vocalista, em estudio também me ocupei pela execução de outros instrumentos, piano, orgão, sax e harmonica]

                                                                                             John Fogerty - 1998

[Em 1964 assinamos contrato com a editora Scorpio Records, que era uma divisão da Fantasy Records, lançamos o nosso primeiro single ainda nesse ano, tendo a editora alterado o nome da banda para The Golliwogs, sem a nossa autorização, detestamos esse nome mas ficamos com essa designação até 1967 e tivemos meia dúzia de singles que foram pequenos sucessos a nível regional mas nenhum sucesso a nível nacional, talvez pela muito fraca distribuição]

                                                                                                John Fogerty - 1998

[Em 1968 alteramos o nome da banda para Creedence Clearwater Revival, a nível interno a única mudança, com o acordo de todos, foi o Tom ficar só com a posição de guitarrista base e deixar de ser vocalista e co-autor das composições. Essas funções passaram a ser minhas, na verdade tudo isso foi uma sugestão / condição da editora Fantasy Records antes de assinarmos um novo contrato com essa editora]

                                                                                               John Fogerty - 1998

[A Fantasy Records era uma pequena editora especializada em Jazz e Blues, e mais tarde em Soul Music, fundada em 1948 pelos irmãos Sol Weiss e Max Weiss. No inicio da década de 60 criaram a Scorpion Records, uma divisão subsidiaria da Fantasy, para lançar discos com musica mais popular e em moda entre a juventude. No final de 1967 os irmãos Weiss vendem a Fantasy Records a um grupo de investidores liderados por Saul Zaentz, após a compra ter sido efectuada as actividades da Scorpion Records foram imediatamente encerradas no final de Dezembro de 1967]

                                                                                            John Fogerty - 1998

[Nos tempos do The Golliwogs, eu e o Tom criamos em dupla algumas canções usando o pseudónimo Rann Wild (Tom) e Toby Green (John). Também em 1967 cheguei a assinar a autoria de algumas canções com o pseudónimo T. Spicebush Swallowtail, mas alguns anos mais tarde autorizamos a mudança do registo para o nosso verdadeiro nome]

                                                                                                  John Fogerty - 1998

NOTA : As citações aqui registadas são parte de uma entrevista concedida por John Fogerty em 1998 quando do lançamento do album e dvd ao vivo "Promonition".


terça-feira, 10 de março de 2015

JOHN FOGERTY : "BAD MOON RISING" OU "BAD MAN RISING" ? !!!


JOHN FOGERTY - BAD MOON RISING - 1969
Em 1969 os Creedence Clearwater Revival lançavam o single "Bad Moon Rising" extraído do album "Green River", uma composição original (letra e música) da autoria de John Fogerty.
O conteúdo da letra "Bad Moon Rising" parecia uma promonição dos maus tempos que haveriam de vir com desavenças entre os membros da banda e também com a editora discográfica, John Fogerty um dia disse que se o empresário Saul Zaentz tivesse revelado o seu mau caráter de ganância mais cedo, a música teria por titulo "Bad Man Rising", tinha lógica.



BAD MOON RISING

I see the bad moon rising
I see trouble on the way
I see earthquakes and lightnin?
I see bad times today


Don't go around tonight
Well, it's bound to take your life
There's a bad moon on the rise


I hear hurricanes blowing
I know the end is coming soon
I fear rivers over flowing
I hear the voice of rage and ruin


Don't go around tonight
Well, it's bound to take your life
There's a bad moon on the rise


All right

Hope you got your things together
Hope you are quite prepared to die
Looks like we're in for nasty weather
One eye is taken for an eye


(2x)

Don't go around tonight
Well, it's bound to take your life
There's a bad moon on the rise


Words and Music by John Fogerty

TRADUÇÃO PARA PORTUGUÊS

LUA RUIM NASCENDO

Eu vejo a lua ruim nascendo,
Eu vejo problemas à vista,
Eu vejo terremotos e relâmpagos,
Eu vejo tempos ruins hoje.


Não saia essa noite,
Bem, está prestes a tirar sua vida,
tem uma lua ruim a nascer.


Eu ouço furacões soprando,
Eu sei que o fim está chegando,
Eu temo que os lagos transbordem,
Eu ouço a voz de raiva e ruína.


Não saia essa noite,
Bem, está prestes a tirar sua vida,
tem uma lua ruim a nascer.


Muito bem!

Espero que você tenha juntado as coisas,
Espero que você esteja preparado para morrer,
Parece que estamos preparados pra tempo ruim,
Agora é olho por olho.


(2x)

Não saia essa noite,
Bem, é uma viagem para tirar sua vida,
tem uma lua ruim a nascer.


Letra e Musica de John Fogerty



segunda-feira, 9 de março de 2015

JOHN FOGERTY - ALGUMAS DECLARAÇÕES POLÉMICAS

                                                                 JOHN FOGERTY

Depois de ter resolvido os seus problemas com a Fantasy Records depois da compra dessa editora pela Concord Music alguns jornalistas o interrogaram acerca de uma possível reunião dos Creedence Clearwater Revival , respondeu :

"A minha raiva contra aqueles que me cruxificaram durante anos já passou, estou aberto a propostas nesse sentido, talvez possa haver uma reunião pontual dos Creedence Cleawater Revival, a ver vamos !"
                                                                                             John Fogerty - 2008

Um jornalista pegou no comentário de John Fogerty e pediu uma opinião a Stu Cook e a Doug Clifford, que obviamente comentaram o que pensavam acerca do assunto :

"Poderia ter sido uma boa ideia à 20 anos atrás, mas agora é tarde demais"

                                                                                            Doug Clifford - 2008

"Os leopardos não mudam de pele, isto é apenas um exercício para o John polir a sua imagem, é um grande golpe de teatro, o meu telefone certamente não tocará"

                                                                                               Stu Cook - 2008

Mais recentemente John Fogerty ao ser confrontado com a mesma pergunta, muda de opinião e responde :

"Uma reunião dos Creedence Clearwater Revival está fora de questão, essa hipótese ficou encerrada com a morte de Tom Fogerty"

                                                                                                John Fogerty - 2010

Quando alguns jornalistas perguntaram a John Fogerty se tinha conhecimento da morte de Saul Zaentz e se tinha alguma coisa a declarar, este respondeu :

"Qualquer situação de morte é triste, mas tenho a certeza que para onde ele foi não poderá roubar mais ninguém. Nada mais tenho a declarar"

                                                                                                    John Fogerty - 2014

Numa das suas últimas entrevistas Stu Cook e Doug Clifford declararam :

"Estamos muito bem com o nosso projecto Creedence Clearwater Revisited, estamos com a agenda cheia com concertos agendados por todo o país, reactivar o Creedence Clearwater Revival original neste momento não faz agora nenhum sentido, não precisamos e sabemos que o John também não precisa, isso é um capitulo encerrado"

                                                                        Doug Clifford e Stu Cook - 2011


                                                 STU COOK e DOUG CLIFFORD