sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

CREEDENCE CLEARWATER REVIVAL - 1972 O CAPITULO FINAL

O ano de 1972 marcou o capitulo final na carreira desta banda com a edição do seu último álbum "Mardi Gras" lançado em abril de 1972.
O guitarrista ritmo (base), Tom Fogerty, tinha abandonado oficialmente a banda em fevereiro de 1971, deixando a banda reduzida a trio, que assim continuaram por quase dois anos com John Fogerty na guitarra solo e base, Stu Cook no baixo e Doug Clifford na bateria.
Com a formação reduzida lançam em 1971 o seu último grande sucesso, o single "Sweet Hitch-Hiker" atingindo a 6ª posição do nas charts do top norte-americano, e partem para a grande digressão europeia, uma exaustiva Tour que os levou a vários países da europa entre 1971 a 1972, mas também extensível à Austrália e ao Japão.
A grande digressão europeia passou pela Alemanha, França, Holanda, Suecia, Inglaterra, Espanha, Áustria e Itália, com concertos ao vivo em diversas cidades destes países.
No inicio de 1972 lançam o novo single "Someday Never Comes" que fica apenas uma semana nas charts ocupando apenas a 25ª posição do Top, uma grande desilusão para banda habituada a ocupar as posições cimeiras nas charts dos tops durante várias semanas, e agora vê-se mal se aguentando uma semana numa posição muito inferior às anteriormente conseguidas, e logo de seguida desaparecento da tabela tão rapidamente como entrou, esta foi a pior posição obtida pelos CCR nas charts dos tops norte-americanos.
O último álbum "Mardi Gras" surge em abril de 1972, a revista da especialidade Rolling Stone Magazine, considerou este o pior álbum produzido por uma grande banda de topo, claro que esta opinião não corresponde à verdade, mas ajudou para a má aceitação do álbum depois desta critica negativa, apesar de tudo o álbum vendeu mais de um milhão de exemplares e foi certificado com o galardão Disco de Ouro.
Na verdade o álbum "Mardi Gras" mal era reconhecido como "Creedence", à excepção das canções de John Fogerty, as restantes canções distanciavam-se muito dos CCR de outrora, neste álbum foi delegado a cada um dos elementos da banda a responsabilidade das suas próprias canções na composição, produção, arranjos e vocalização, o que acontecia pela primeira vez na vida desta banda desde 1968, em que John Fogerty era o único responsável por toda a parte criativa desta banda.
O álbum "Mardi Gras" conta com 4 canções de John Fogerty (sendo uma delas um cover), mais 3 canções de Stu Cook, e finalmente 3 canções de Doug Clifford, o resultado foi desastroso se tivermos em conta os padrões habituais da banda, mas isto não leva a que seja mesmo um mau álbum, é apenas um álbum bem diferente de tudo o que já tinham feito.
No final de julho de 1972 é anunciado pela editora Fantasy Records a separação oficial dos Creedence Clearwater Revival, uma decisão de John Fogerty que pretendia seguir uma carreira a solo, um ano depois da separação a editora lança o álbum "Live In Europe" editado em setembro de 1973, com alguns momentos dos concertos feitos durante a grande digressão europeia de 1971 / 1972, com este álbum encerra oficialmente toda a actividade discográfica da banda com a formação reduzida a trio, foram os derradeiros momentos finais de uma das mais queridas bandas da América, o capitulo final de uma grande banda norte-americana.

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

A EXPOSIÇÃO MUSEOLÓGICA DE JOHN FOGERTY

John Fogerty tem feito uma espécie de museu itinerante em alguns espaços por onde passa dando oportunidade aos fans para apreciarem parte dos seus instrumentos de trabalho, nomeadamente algumas das suas guitarras e outros instrumentos de corda e amplificadores, como também parte da sua indumentária que costuma usar em palco, tais como, camisas, chapéus, botas, casacos, cintos etc., aproveita também para fazer a exposição de seus discos vinil, cd´s e dvd´s e outro material relacionado.
A exposição também exibe alguns artigos usados pela sua mulher Julie Fogerty, como por exemplo, vestidos e sapatos.
Estas exposições costumam acontecer em espaços reservados junto à entrada das salas onde ele vai dar os seus concertos ao vivo.

John Fogerty publicou o seguinte no seu Facebook, "A Julie por vezes chama-me maníaco por ter uma grande colecção de guitarras, vocês deviam ver a sua (dela) colecção de sapatos !".
                                  Alguns artigos pessoais de John Fogerty em exposição
                       Exposição de alguns artigos pessoais de John Fogerty e Julie Fogerty
                              Vista panorâmica da exposição museológica de John Fogerty
                                A guitarra de John Fogerty e os sapatos de Julie Fogerty
                               Gibson John Fogerty´s Special oferecida por Julie Fogerty
                                            Um dos aspectos do museu de John Fogerty

domingo, 16 de novembro de 2014

FANTASY / SAUL ZAENTZ & CREEDENCE CLEARWATER REVIVAL - TUDO PELO DINHEIRO

O assunto que envolvia os Creedence Clearwater Revival, Saul Zaentz e a editora discográfica Fantasy Records contra John Fogerty é bastante complexo e estima-se que a Fantasy arrecadou acima de 200 milhões de dólares em lucros de vendas de discos, licenças para utilização dessas músicas em bandas sonoras de filmes e controlo dos direitos autorais e de propriedade, que foram usurpados ao então inexperiente John Fogerty por via de uma "armadilha" contratual muito pouco clara e transparente.
No inicio Saul Zaentz foi uma espécie de mecenas que financiou a banda para comprar material e instrumentos melhores para pudessem trabalhar profissionalmente em melhores condições, acreditou e apoiou fortemente a banda, muito especialmente o jovem talentoso John Fogerty. Mas se inicialmente foi um grande mecenas para os Creedence Clearwater Revival poucos anos mais tarde tornou-se o grande carrasco e inimigo do genial John Fogerty quanto este finalmente abriu os olhos e viu que estava a ser controlado por um contrato financeiramente desastroso para ele em beneficio de Saul Zaentz e da editora Fantasy Records.
É certo que os Creedence Clearwater Revival na fase inicial foram muito ajudados pelo apoio do CEO da Fantasy Records, Saul Zaentz, que era também o proprietário maioritário dessa editora, mas ele sabia bem que tinha ali uma galinha dos ovos de ouro chamada Creedence Clearwater Revival com particular atenção no jovem John Fogerty.
O jovem e inexperiente em assuntos legais, John Fogerty, confiava muito em Saul Zaentz e com base nessa confiança assinou um contrato com a Fantasy Records que mais tarde se revelaria muito desastroso para John Fogerty.
Numa das alíneas desse contrato estipulava que a banda ficava sob controlo da Fantasy Records e que todo o material entregue ficava propriedade da editora, além da cedência dos direitos autorais pelo prazo máximo de 3 anos mediante ao pagamento de uma percentagem como compensação.
Uma outra alínea em letras miudinhas revelou-se em uma grande armadilha para John Fogerty, ela estipulava que após os 3 anos de contrato os direitos autorais passavam integralmente para a posse da Fantasy Records sem direito a qualquer pagamento de compensação.
Entre 1971 e 1972 John Fogerty tentou diversas vezes assinar um melhor contrato com a Fantasy Records, mas Saul Zaentz sempre recusou essa revisão contratual, ao não conseguir um contrato mais vantajoso para ele e para a banda, John Fogerty opta pela dissolução dos Creedence Clearwater Revival decorria o ano de 1972 quando se deu essa separação, no entanto o contrato entre a Fantasy e John Fogerty só chegava ao seu termo em 1980, por isso John Fogerty foi obrigado por via contratual a lançar os seus primeiros trabalhos a solo pela Fantasy Records enquanto travava uma grande batalha legal contra essa editora nas salas dos tribunais.
Em 1975 John Fogerty assina contrato com a Asylum Records, mas na verdade o seu contrato com a Fantasy Records ainda era válido e o assunto foi bater à barra do tribunal com a Fantasy a processar judicialmente John Fogerty e a Asylum, o assunto fica resolvido provisoriamente com Fantasy a ter os direitos de distribuição discográfica na Europa, Austrália e Japão, enquanto a Asylum fica com os direitos de distribuição na America do Norte, Canada e America do Sul (America Latina) é assim que é lançado o álbum "John Fogerty" em 1975.
Todos esses problemas legais levam John Fogerty e a editora Asylum a cancelar o álbum "Hoodoo" em 1976 e John Fogerty desaparece de cena até ao ano de 1985.
Entretanto a Asylum Records é vendida ao grupo Warner Bros, e é pela Warner Records que John Fogerty faz o seu triunfante regresso em 1985 com o álbum "Centerfield".
A batalha legal de John Fogerty contra a Fantasy Records e Saul Zaentz levou 30 anos a ser resolvida nos tribunais e foram 32 anos de luta para reaver os seus direitos relacionados com a sua obra intelectual, durante todo esse tempo viu os seus ex-companheiros de banda, Stu Cook e Doug Clifford juntamente com seu irmão Tom Fogerty, se voltarem contra ele e se colocarem ao lado de Saul Zaentz e da Fantasy Records.
Tom Fogerty, Stu Cook e Doug Clifford tinham cada um 25% dos direitos de imagem e registo da marca Creedence Clearwater Revival, John Fogerty detém os restantes 25 %, e estavam em vantagem de maioria para se colocarem ao lado de Saul Zaentz contra John Fogerty, e a Fantasy Records pagou-lhes muitíssimo dinheiro por isso.
John Fogerty deixou de falar com Stu Cook, Doug Clifford e com seu irmão Tom Fogerty por volta de 1981, mas em 1990 John Fogerty visitou Tom Fogerty no hospital pouco antes deste falecer, Tom disse "John, eu vou estar sempre do lado do Saul porque ele é o meu melhor amigo", John Fogerty tem contado este episódio em diversas entrevistas.
Diz-se que a partir de 1981 os maiores inimigos de John Fogerty foram o Stu Cook e Tom Fogerty, ainda hoje Stu Cook revela algumas atitudes de grande inimigo de John Fogerty, já Doug Clifford não gosta muito de se manifestar e até tem declarado que admirava muito John Fogerty.
Em 2004 a Fantasy Records é vendida à Concord Music Group e chega ao fim o grande calvário de John Fogerty que de acordo entre ambas as partes foi indemnizado com 2,5 milhões de dólares e viu ser restituído 50% dos direitos de autor referentes às músicas compostas por ele nos Creedence Clearwater Revival, chegava assim ao fim a maior e mais longa batalha judicial da história da música.
John Fogerty foi o compositor autor, arranjador e produtor de quase todas as músicas dos Creedence Clearwater Revival e durante cerca de 30 anos foi o que menos lucrou com isso enquanto os seus ex-parceiros de banda recebiam rios de dinheiro da Fantasy Records por terem participado apenas como músicos na obra intelectual musical de John Fogerty.

Uma história verídica de amizades desfeitas e traições, tudo pela ganância do dinheiro.

PALAVRAS CERTAS EM CITAÇÃO DE JOHN FOGERTY

Depois de ter superado tantos problemas, que o opuseram contra o seu empresário Saul Zaentz e a sua editora Fantasy Records, num processo judicial que se arrastou por mais de 30 anos nos tribunais, John Fogerty tem toda a legitimidade de fazer estas afirmações.


sexta-feira, 14 de novembro de 2014

JOHN FOGERTY, UMA HISTÓRIA, UMA GUITARRA, E UMA CAMISA DE FLANELA AZUL

As camisas de flanela que ele usava em criança e juventude eram simples, barato, quente e bastante coloridas. Algumas já tinha sido usadas provavelmente pelos seus irmãos mais velhos, na verdade, ele não ligava para as coisas materiais.
John Fogerty cresceu em uma família de classe média baixa, no meio de cinco rapazes, ele comprou sua primeira guitarra com o dinheiro da sua mesada na tenra idade de 11 anos, ele comprou a guitarra em prestações nos armazéns Sears, no mesmo lugar que ele comprava as camisas de flanela .
A mãe recentemente divorciada e com cinco filhos, responsabilizou-se por seu filho para comprar a guitarra, ele foi pagando as prestações ao longo do tempo e trouxe sua primeira guitarra para casa.
O menino que cresceu com tais origens humildes e nos abençoou com tantas histórias maravilhosas através de sua música nunca esqueceu das suas origens humildes e de onde ele veio.
As camisas de flanela azul, e outras tantas cores, fazem parte da sua história de vida, por isso nunca as deixou de usar.
John manteve-se sempre fiel a si mesmo, dentro ou fora de moda.



Texto traduzido do inglês publicado no encarte do álbum (CD) "Wrote a Song For Everyone" lançado em 2013.

JOHN FOGERTY E AS COLABORAÇÕES DE ESTÚDIO QUASE DESCONHECIDAS.

Nos últimos anos John Fogerty tem sido rodeado por grandes estrelas da música em seus concertos ao vivo, mas também tem feito participações especiais em alguns concertos ao vivo dessas mesmas estrelas, tudo isso tem sido divulgado em sites e em videos do youtube que proliferam na internet, mas há um lado quase desconhecido de John Fogerty que é a sua colaboração vocal em discos de estúdio de outros artistas e também a colaboração de outros artistas nos discos de estúdio do próprio John Fogerty, para além disso, ainda temos algumas musicas raras de John Fogerty que teimam em continuar quase desconhecidas entre os fans.
Tome nota da informação de todas as raridades e curiosidas que estão discriminadas abaixo :


1986 - BIG TRAIN (FROM MEMPHIS)
É uma nova versão deste tema que foi originalmente editado no album "Certerfield" lançado em 1985. Esta nova versão com um pouco mais de 7 minutos é uma grande festa com a colaboração vocal de grandes estrelas como Carl Perkins, Jerry Lee Lewis, Roy Orbison, Johnny Cash, Ricky Nelson, June Carter, Dave Edmundo e alguns mais. Esta música foi originalmente publicada em um album chamado "Class Of ´55" que está creditado a Orbison, Cash, Lewis & Perkins.


1987 - KICKIN` ASPHALT
Este é o tema menos interessante de todas as colaborações prestadas por John Fogerty em estúdio uma vez que ele só participa apenas como guitarrista. A música está incluída no album "His Twangy Guitar And The Rebels" de Duane Eddy.


1996 - ALL MAMA´S CHILDREN
É um dueto vocal entre John Fogerty e Carl Perkins, a música continua a ser pouco conhecida e faz parte do album "Go Cat Go" de Carl Perkins.


1998 - PREMONITION
Gravada parcialmente ao vivo, recebeu overdubs de estúdio para melhorar a qualidade de som e retocar algumas imperfeições. A música, que é inédita, está incluída no alinhamento do album "Premonition" que foi o primeiro album oficial de John Fogerty gravado ao vivo.


2000 - BLUE MOON OF KENTUCKY
A música usa um sampler com a voz de Bill Monroe na parte inicial, depois segue com a voz de John Fogerty. Esta música faz parte do alinhamento do album "Big Mon : The Songs Of Bill Monroe" em homenagem a esse cantor compositor já falecido.


2001 - BLUE RIDGE MOUNTAIN BLUES
É uma nova versão desta música que já tinha gravado em 1973 para o album "The Blue Ridge Rangers". Esta nova versão conta com Earl Scruggs no banjo de 5 cordas. A música está incluída no album "Earl Scruggs & Friends" de Earl Scruggs.


2002 - DIGGY LIGGY LO
É uma música tipicamente caipira oriunda das margens do rio delta e das grandes plantações do algodão. A música está incluída no alinhamento do album "Evangeline Made".


2004 - NOBOBY´S HERE ANYMORE
É uma música que tem a colaboração do ex-Dire Straits, Mark Knopfler, na guitarra, ao longo da música podemos assistir um verdadeiro "dueto" de guitarra entre John Fogerty e Mark Knopfler. A música faz parte do alinhamento do album "Deja Vu" de John Fogerty.


2005 - SWING BLUES # 1
É uma música que conta com Jerry Douglas no dobro. A música está incluída no album "The Best Kept Secret" de Jerry Douglas.


2006 - TRAVELIN´ BAND
É uma nova versão em dueto vocal entre John Fogerty e Jerry Lee Lewis para este velhinho tema dos Creedence Clearwater Revival. A música foi incluída na versão de estúdio do album "Last Man Standing" de Jerry Lee Lewis. Curiosamente também existe uma versão ao vivo desse mesmo album mas com um alinhamento diferente.


2009 - WHEN WILL I BE LOVED
É um dueto vocal entre John Fogerty e Bruce Springsteen para este grande clássico da música country. A música faz parte o alinhamento do album "The Blue Ridge Rangers Rides Again" de John Fogerty.


2009 - GARDEN PARTY
É outro dueto vocal entre John Fogerty e Don Henley com Timothy B. Schmit, ambos da banda EAGLES, para este clássico da música country. A música faz parte do alinhamento do album "The Blue Ridge Rangers Rides Again" de John Fogerty.


2010 - BAD MOON RISING
É uma nova versão em dueto vocal entre John Fogerty e Jerry Lee Lewis para este velho tema dos Creedence Clearwater Revival. A música está incluída no alinhamento do album "Mean Old Man" de Jerry Lee Lewis.


2011 - SWAMP WATER
É um tema instrumental especialmente composto para a banda sonora da série de televisão "The Finder".


NOTA :
Em 2013 John Fogerty lança o album "Wrote A Song For Everyone" que vem repleto de duetos com grandes estrelas da música norte-americana como os Foo Fighters, Keith Urban, Kid Rock, Bob Seger, Brad Paisley, Alan Jackson, Miranda Lambert, Jennifer Hudson e outros tantos mais. Este album já foi alvo de uma postagem aqui neste blogue.


quinta-feira, 13 de novembro de 2014

SAUL ZAENTZ E A FANTASY RECORDS

A Fantasy Records, que mais tarde ficou conhecida como a casa dos creedence (the creedence house), foi fundada em 1948 pelos irmãos Max Weiss e Sol Weiss, ficava situada num pequeno armazém da sua fábrica de plásticos na Tenth and Parker Street, Berkeley - California.
A especialidade da Fantasy Records era a música jazz e o blues, pela qual era conhecida esta pequena editora independente, mais tarde já na década de 60 quando quiseram apostar na música pop rock criaram o selo Scorpion Records para a diferenciar do catálogo principal da Fantasy.
Pelo selo Scorpion Records assinaram contrato com uns jovens de uma banda chamada Visions, que depressa passam a The Golliwogs lançando o seu primeiro disco em 1964, até 1967 os The Golliwogs lançaram quase uma dezena de singles obtendo alguns pequenos sucessos regionais.
Em 1967 o produtor Saul Zaentz junta um grupo de investidores e compra a Fantasy Records e no final desse mesmo ano encerra todas as actividades do selo Scorpion Records passando os seus artistas para o catalogo principal da Fantasy Records.
No inicio de 1968 os The Golliwogs alteram o seu nome para Creedence Clearwater Revival e lançam o seu primeiro disco a sério, o álbum que apenas leva como titulo o nome da banda, este álbum atinge o galardão de disco de ouro em apenas uma semana, estavam abertas as portas do sucesso, tanto para os CCR como também para a própria Fantasy, a produção do álbum está creditada a Saul Zaents, mas mais tarde soube-se que a execução de toda a produção foi da responsabilidade de John Fogerty que não foi creditado neste álbum como produtor.
Entre 1968 a 1969 os CCR já tinham rendido uma verdadeira fortuna à Fantasy Records e Saul Zaentz decide ampliar o velho prédio da Fantasy acrescentando-lhe novos anexos e 3 novos estúdios de gravação, o estúdio D era exclusivo para os CCR, era aí que trabalhavam, ensaiavam e pré-gravavam o material, mas era habitual fazerem a gravação final em outros estúdios fora da Fantasy, afinal a galinha dos ovos de ouro teria de ter alguns privilégios.
Os rendimentos obtidos com a contribuição dos Creedence Clearwater Revival, fizeram a Fantasy passar de uma pequena editora independente para ser uma grande editora independente, mas tinham alguns problemas de distribuição internacional por isso contrataram uma outra editora, Liberty Records, para fazer a distribuição do catalogo da Fantasy Records, é por isso que muitos discos dos CCR foram lançados pelo selo da Liberty Records principalmente na Europa, acabado o contrato com a Liberty, a Fantasy optou por contrato de licenciamento do material a diversas editoras discográficas que tivessem interesse em distribuir esse material.
A partir de 1975 Saul Zaentz com os lucros obtidos passa a investir no cinema, o primeiro filme a produzir foi "One Flew Over The Cuckoo´s Nest - Voando Sobre Um Ninho de Cucos" com Jack Nicholson, e vai explorando o grande filão de ouro chamado CCR em novas compilações discográficas até à exaustão e saturação, simultaneamente começa a fazer o licenciamento das músicas dos CCR para integrar bandas sonoras de filmes, quase sempre de acção, e assim facturando fabulosos lucros.
Na década de 90 transforma grande parte da Fantasy Records em estúdios de cinema, aí entre outras obras cinematográficas produz a saga cinematográfica "Lord of The Rings - O Senhor dos Aneis" e com o crescente sucesso como produtor cinematográfico, Saul Zaentz, vai se desligando cada vez mais da música e do departamento discográfico da Fantasy que entretanto já tinha omitido ou eliminado o "Records" do seu registo comercial.
Em 2004 o departamento de música da Fantasy é vendido à Concord Music por uma grande fortuna, o grande volume do negócio era baseado pela valorização comercial de todo o acervo musical dos CCR, muito embora o acervo da Fantasy seja muito rico na representação das gravações efectuadas no Jazz e Blues, depois da compra pela Concord Music Group, a Fantasy passa a operar na sede da Concord localizada em 100 North Crescent Drive, Beverly Hill - California.
A Fantasy Film Production, que não fez parte do negocio com a Concord Music, passou a designar-se Saul Zaentz Company, continua a operar no mesmo local na cidade de Berkeley, agora é dirigida pelos herdeiros de Saul Zaentz que faleceu a 3 de janeiro de 2014.

                       SAUL ZAENTZ NO SEU ESCRITORIO NA FANTASY RECORDS
              FANTASY RECORDS OFICCE BUILDING AND RECORDING STUDIOS
                                                           FANTASY STUDIO 1970