JOHN FOGERTY
Depois de ter resolvido os seus problemas com a Fantasy Records depois da compra dessa editora pela Concord Music alguns jornalistas o interrogaram acerca de uma possível reunião dos Creedence Clearwater Revival , respondeu :
"A minha raiva contra aqueles que me cruxificaram durante anos já passou, estou aberto a propostas nesse sentido, talvez possa haver uma reunião pontual dos Creedence Cleawater Revival, a ver vamos !"
John Fogerty - 2008
Um jornalista pegou no comentário de John Fogerty e pediu uma opinião a Stu Cook e a Doug Clifford, que obviamente comentaram o que pensavam acerca do assunto :
"Poderia ter sido uma boa ideia à 20 anos atrás, mas agora é tarde demais"
Doug Clifford - 2008
"Os leopardos não mudam de pele, isto é apenas um exercício para o John polir a sua imagem, é um grande golpe de teatro, o meu telefone certamente não tocará"
Stu Cook - 2008
Mais recentemente John Fogerty ao ser confrontado com a mesma pergunta, muda de opinião e responde :
"Uma reunião dos Creedence Clearwater Revival está fora de questão, essa hipótese ficou encerrada com a morte de Tom Fogerty"
John Fogerty - 2010
Quando alguns jornalistas perguntaram a John Fogerty se tinha conhecimento da morte de Saul Zaentz e se tinha alguma coisa a declarar, este respondeu :
"Qualquer situação de morte é triste, mas tenho a certeza que para onde ele foi não poderá roubar mais ninguém. Nada mais tenho a declarar"
John Fogerty - 2014
Numa das suas últimas entrevistas Stu Cook e Doug Clifford declararam :
"Estamos muito bem com o nosso projecto Creedence Clearwater Revisited, estamos com a agenda cheia com concertos agendados por todo o país, reactivar o Creedence Clearwater Revival original neste momento não faz agora nenhum sentido, não precisamos e sabemos que o John também não precisa, isso é um capitulo encerrado"
Doug Clifford e Stu Cook - 2011
STU COOK e DOUG CLIFFORD
segunda-feira, 9 de março de 2015
RUSS GARY - O ENGENHEIRO DE SOM ESCLARECE ALGUMAS DÚVIDAS
Russ Gary, ao centro, ladeado com Steve Hoffman e Kevin Gray
Russ Gary que erradamente é considerado como o engenheiro de som responsável pela gravação de todos os albuns dos Creedence Clearwater Revival veio esclarecer publicamente que não foi responsável pelo som dos dois primeiros albuns desta banda.
"Eu fui o responsável apenas a partir do terceiro album "Green River" e todos os restantes albuns e singles a partir daí em diante, nos dois primeiros albuns fui apenas assistente técnico de estudio, no primeiro album o engenheiro de som responsável foi Walt Payne e no segundo album foi Hank McGill, só a partir do terceiro album é que todos os outros passaram a ser da minha responsabilidade"
Russ Gary - 2006
O primeiro album "Creedence Clearwater Revival" foi gravado nos Coast Recorders Studios, em San Francisco em 1968 com o engenheiro de som Walt Payne assistido por Russ Gary, e segundo se conta a produção foi de John Fogerty mas foi publicamente omitida e creditada a Saul Zaentz que era o investidor financeiro que apoiava a banda.
O segundo album "Bayou Country" foi gravado em 1969 nos RCA Studios, em Hollywood, com o engenheiro de som responsável Hank McGill assistido por Russ Gary. A partir deste album a produção passa a ser creditada a John Fogerty.
O terceiro album "Green River" foi gravado também em 1969 nos Wally Heider Studios, em San Francisco, com o engenheiro de som responsável Russ Gary. A partir deste album todos os restantes albuns e singles desta banda tiveram Russ Gary como engenheiro de som responsável pelos mesmos.
O quarto album "Willy And The Poorboys" foi gravado no Fantasy Studio "C" um dos mais recentes estudios da Fantasy Records, especialmente criado para uso exclusivo dos Creedence Clearwater Revival (a Fantasy também tinha o Studio A e o Studio B para uso de outros artistas do seu catalogo): Obviamente este quarto album tem a produção creditada a John Fogerty e a Russ Gary como engenheiro de som.
O quinto album "Cosmo´s Factory" também foi gravado no Fantasy Studio "C" em 1970 com produção creditada a John Fogerty e a Russ Gary como engenheiro de som.
O sexto album "Pendulum" foi também gravado no Fantasy Studio "C" em 1970 novamente com a produção creditada a John Fogerty e Russ Gary como engenheiro de som.
O sétimo e último album "Mardi Gras" também foi gravado no Fantasy Studio "C" entre 1971 e 1972 com Russ Gary como engenheiro de som e co-produção partilhada entre John Fogerty, Stu Cook e Doug Clifford.
Russ Gary também foi o técnico de som de palco nos concertos ao vivo desta banda entre 1970 e 1972 que resultou em 2 albuns ao vivo póstumos, "Live In Europe 1971/1972" editado em 1973 e "Live In Concert 1970" editado em 1980.
O primeiro album a solo de John Fogerty "The Blue Ridge Rangers" foi gravado em 1973 no Fantasy Studio "C" com Russ Gary como engenheiro de som assistido por Skip Shimmin, mas parte desse album foi gravado no estúdio particular de John Fogerty com apenas Skip Shimmin como engenheiro de som.
O Fantasy Studio "C" era também conhecido como "The Factory" e ficava no mesmo espaço onde estava a sala de ensaios dos Creedence Clearwater Revival situado num dos armazéns da rés-do-chão da Fantasy Records Building.
"Em 1969 eles foram fazer uma audição para testar técnicamente o Wally Heider Studios, eu já os conhecia de passagem, eram uma sessão rítmica fantástica, bem ensaiados, afinados e muito certinhos, não deram muito trabalho para os acertar em estúdio, gravaram como teste alguns instrumentais, depois de ouvirem o resultado saíram do estudio sem grandes sorrisos e abraços, pensei que alguma coisa tivesse corrido mal, tinham entrado mudos e saído calados, pensei que não tivessem gostado do meu trabalho, mas uns dias depois regressaram para alugar tempo de estudio para gravar aquele que seria o album Green River e apenas fizeram uma única exigência aos responsáveis do estudio, que a engenharia de som ficasse a cargo de Russ Gary, e foi assim que começou a nossa relação de trabalho, depois do album ter sido lançado recebi uma proposta da editora deles para trabalhar em exclusividade para eles, a qual aceitei, estive na Fantasy até 1976 mais ou menos e produzi dois albuns a solo de Tom Fogerty"
Russ Gary - 2006
"Nas sessões de estudio do album Green River eles gravaram a sessão rítmica de 3 temas originais que depois não chegaram a ser desenvolvidos, foram apenas gravadas a sessão rítmica base instrumental desses temas ainda em embrião, tinham o titulo provisório "Briar Patch", "Glory Be" e "Broken Spoke Shuffle", eles acabaram por descartar esses temas do alinhamento desse album, mas essas maquetas com a gravação base desse temas existe e foram entregues à editora, o John Fogerty tinha por costume apagar aquilo que não gostava, mas essa maqueta ele não teve coragem de apagar porque pretendia mais tarde dar desenvolvimento a essas músicas, mas isso nunca chegou a acontecer por qualquer razão que desconheço"
Russ Gary - 2006
"Em 1972 formei juntamente com Stu Cook e Doug Clifford uma empresa produtora a que demos o nome DSR, iniciais de Doug, Stuart e Russ, e produzimos discos de alguns artistas locais de San Francisco Bay, na década de 70, fomos nós que produzimos em 1973 o album Live In Europe, dos Creedence Clearwater Revival, a partir de uma fita captada ao vivo por mim durante a digressão europeia 1971/1972 que estava em nossa posse"
Russ Gary - 2006
"A produtora DSR esteve em actividade durante cinco anos, depois foi encerrada porque decidimos fazer outras coisas individualmente, hoje com o avanço da tecnologia, que na época era analógica, para a tecnologia digital a sigla DSR poderia significar Digital Sound Recordings, mas na época a sigla DSR significava as iniciais do nosso nome, Doug, Stu, Russ."
Russ Gary - 2006
RUSS GARY - Engenheiro de Som
CREEDENCE CLEARWATER REVIVAL
Tom Fogerty, Doug Clifford, John Fogerty, Stu Cook
Russ Gary que erradamente é considerado como o engenheiro de som responsável pela gravação de todos os albuns dos Creedence Clearwater Revival veio esclarecer publicamente que não foi responsável pelo som dos dois primeiros albuns desta banda.
"Eu fui o responsável apenas a partir do terceiro album "Green River" e todos os restantes albuns e singles a partir daí em diante, nos dois primeiros albuns fui apenas assistente técnico de estudio, no primeiro album o engenheiro de som responsável foi Walt Payne e no segundo album foi Hank McGill, só a partir do terceiro album é que todos os outros passaram a ser da minha responsabilidade"
Russ Gary - 2006
O primeiro album "Creedence Clearwater Revival" foi gravado nos Coast Recorders Studios, em San Francisco em 1968 com o engenheiro de som Walt Payne assistido por Russ Gary, e segundo se conta a produção foi de John Fogerty mas foi publicamente omitida e creditada a Saul Zaentz que era o investidor financeiro que apoiava a banda.
O segundo album "Bayou Country" foi gravado em 1969 nos RCA Studios, em Hollywood, com o engenheiro de som responsável Hank McGill assistido por Russ Gary. A partir deste album a produção passa a ser creditada a John Fogerty.
O terceiro album "Green River" foi gravado também em 1969 nos Wally Heider Studios, em San Francisco, com o engenheiro de som responsável Russ Gary. A partir deste album todos os restantes albuns e singles desta banda tiveram Russ Gary como engenheiro de som responsável pelos mesmos.
O quarto album "Willy And The Poorboys" foi gravado no Fantasy Studio "C" um dos mais recentes estudios da Fantasy Records, especialmente criado para uso exclusivo dos Creedence Clearwater Revival (a Fantasy também tinha o Studio A e o Studio B para uso de outros artistas do seu catalogo): Obviamente este quarto album tem a produção creditada a John Fogerty e a Russ Gary como engenheiro de som.
O quinto album "Cosmo´s Factory" também foi gravado no Fantasy Studio "C" em 1970 com produção creditada a John Fogerty e a Russ Gary como engenheiro de som.
O sexto album "Pendulum" foi também gravado no Fantasy Studio "C" em 1970 novamente com a produção creditada a John Fogerty e Russ Gary como engenheiro de som.
O sétimo e último album "Mardi Gras" também foi gravado no Fantasy Studio "C" entre 1971 e 1972 com Russ Gary como engenheiro de som e co-produção partilhada entre John Fogerty, Stu Cook e Doug Clifford.
Russ Gary também foi o técnico de som de palco nos concertos ao vivo desta banda entre 1970 e 1972 que resultou em 2 albuns ao vivo póstumos, "Live In Europe 1971/1972" editado em 1973 e "Live In Concert 1970" editado em 1980.
O primeiro album a solo de John Fogerty "The Blue Ridge Rangers" foi gravado em 1973 no Fantasy Studio "C" com Russ Gary como engenheiro de som assistido por Skip Shimmin, mas parte desse album foi gravado no estúdio particular de John Fogerty com apenas Skip Shimmin como engenheiro de som.
O Fantasy Studio "C" era também conhecido como "The Factory" e ficava no mesmo espaço onde estava a sala de ensaios dos Creedence Clearwater Revival situado num dos armazéns da rés-do-chão da Fantasy Records Building.
"Em 1969 eles foram fazer uma audição para testar técnicamente o Wally Heider Studios, eu já os conhecia de passagem, eram uma sessão rítmica fantástica, bem ensaiados, afinados e muito certinhos, não deram muito trabalho para os acertar em estúdio, gravaram como teste alguns instrumentais, depois de ouvirem o resultado saíram do estudio sem grandes sorrisos e abraços, pensei que alguma coisa tivesse corrido mal, tinham entrado mudos e saído calados, pensei que não tivessem gostado do meu trabalho, mas uns dias depois regressaram para alugar tempo de estudio para gravar aquele que seria o album Green River e apenas fizeram uma única exigência aos responsáveis do estudio, que a engenharia de som ficasse a cargo de Russ Gary, e foi assim que começou a nossa relação de trabalho, depois do album ter sido lançado recebi uma proposta da editora deles para trabalhar em exclusividade para eles, a qual aceitei, estive na Fantasy até 1976 mais ou menos e produzi dois albuns a solo de Tom Fogerty"
Russ Gary - 2006
"Nas sessões de estudio do album Green River eles gravaram a sessão rítmica de 3 temas originais que depois não chegaram a ser desenvolvidos, foram apenas gravadas a sessão rítmica base instrumental desses temas ainda em embrião, tinham o titulo provisório "Briar Patch", "Glory Be" e "Broken Spoke Shuffle", eles acabaram por descartar esses temas do alinhamento desse album, mas essas maquetas com a gravação base desse temas existe e foram entregues à editora, o John Fogerty tinha por costume apagar aquilo que não gostava, mas essa maqueta ele não teve coragem de apagar porque pretendia mais tarde dar desenvolvimento a essas músicas, mas isso nunca chegou a acontecer por qualquer razão que desconheço"
Russ Gary - 2006
"Em 1972 formei juntamente com Stu Cook e Doug Clifford uma empresa produtora a que demos o nome DSR, iniciais de Doug, Stuart e Russ, e produzimos discos de alguns artistas locais de San Francisco Bay, na década de 70, fomos nós que produzimos em 1973 o album Live In Europe, dos Creedence Clearwater Revival, a partir de uma fita captada ao vivo por mim durante a digressão europeia 1971/1972 que estava em nossa posse"
Russ Gary - 2006
"A produtora DSR esteve em actividade durante cinco anos, depois foi encerrada porque decidimos fazer outras coisas individualmente, hoje com o avanço da tecnologia, que na época era analógica, para a tecnologia digital a sigla DSR poderia significar Digital Sound Recordings, mas na época a sigla DSR significava as iniciais do nosso nome, Doug, Stu, Russ."
Russ Gary - 2006
RUSS GARY - Engenheiro de Som
CREEDENCE CLEARWATER REVIVAL
Tom Fogerty, Doug Clifford, John Fogerty, Stu Cook
CREEDENCE CLEARWATER REVIVAL - OS VETERANOS DO TOP : A GRANDE MÁQUINA
Dos 7 albuns oficiais que lançaram, 6 deles também chegaram aos lugares cimeiros do Top 100 norte-americano, excepto o último que não se aguentou no Top.
Na europa alcançaram alguns primeiros lugares nos Tops europeus com singles e albuns e até lançaram alguns singles, extraídos de alguns dos seus albuns, com temas que nunca foram lançados em single nos Estados Unidos da America. Por exemplo "It Came Out Of Sky" e "Molina" que foram dois singles que alcançaram grande sucesso na Europa mas que nunca foram lançados como tal no mercado norte-americano.
Durante 2 anos consecutivos, entre 1969 a 1970, os Creedence Clearwater Revival foram considerados a banda mais popular da America, a grande campeã de vendas e com mais discos a circular consecutivamente nos Tops Hits das tabelas norte-americanas.
Entre 1969 a 1970 a sua popularidade estava à frente dos The Beatles e dos The Rolling Stones e durante 3 anos consecutivos dominaram o mercado discográfico norte-americano com sucesso de vendas de discos, considerados uma grande máquina de fazer dinheiro fazendo crescer a sua editora discografica Fantasy Records, de pequena editora independente para grande editora independente. No final de 1971 começa a dar sinais do principio do fim causados por grandes problemas internos entre os membros da banda e inevitavelmente o sonho como banda chega ao fim com a sua separação em Julho de 1972. Mas a grandeza do seu legado discográfico ainda continua a ser uma máquina de fazer muito dinheiro continuando a vender milhões de discos durante 40 anos depois da sua separação.
domingo, 8 de março de 2015
JOHN FOGERTY DIZ QUE O ALBUM MARDI GRAS NÃO É CREEDENCE CLEARWATER REVIVAL
JOHN FOGERTY NÃO RECONHECE O ALBUM MARDI GRAS COMO UM ALBUM
DOS CREEDENCE CLEARWATER REVIVAL
O album Mardi Gras foi o último album de estúdio dos Creedence Clearwater Revival que começou a ser gravado entre Janeiro e Março de 1972 e lançado a 11 de Abril do mesmo ano, nele está incluido o tema "Sweet Hitch-Hiker" gravado e lançado em single na primavera de 1971 com a banda já reduzida a trio.
É o primeiro e único album lançado como um trio depois de Tom Fogerty ter deixado a banda em Janeiro de 1971 para seguir carreira a solo.
Este album só traz 4 musicas de John Fogerty (3 temas originais e 1 tema cover), o resto do album é dividido entre Stu Cook e Doug Clifford com 3 temas para cada um. Isto acontece pela primeira vez em um album dos Creedence Clearwater Revival e marca o final da banda com a sua separação em Julho de 1972, três meses depois do lançamento deste album.
Russ Gary foi o engenheiro de som de todos os albuns dos Creedence Clearwater Revival, em 1996 fez esta revelação acerca deste album :
"O único trabalho que John Fogerty não se empenhou com dedicação foi o album Mardi Gras, nesse album ele só trabalhou em 4 temas nos arranjos e produção que foram as canções que estavam à responsabilidade dele, o resto do album ele jogou a responsabilidade para o Stu Cook e Doug Clifford que não tinham uma grande experiência como compositores, arranjadores e produtores, o John quis primeiro gravar a guitarra das restantes canções e depois ausentou-se do estúdio deixando o Doug e o Stu trabalhando sozinhos nessas canções que eram da responsabilidade deles. Eu tive de dar-lhes uma ajuda como assistente a orientar os trabalhos de estúdio, o John não compareceu para finalizar os trabalhos porque a parte dele já estava pronta, só reapareceu para fazer as misturas finais, quando o album finalmente foi editado John chegou a dizer "este album é um monte de merda", os Creedence Clearwater Revival praticamente já tinham chegado ao seu final"
Russ Gary - 1996
John Fogerty também menosprezou este album num comentário público em 1998 :
"Os Creedence Clearwater Revival só gravaram 6 albuns de estúdio, eu não considero o Mardi Gras como um album dos Creedence Clearwater Revival, para mim o Mardi Gras é um album a solo partilhado entre os três elementos remanescentes daquilo que foram os Creedence Clearwater Revival"
John Fogerty - 1998
JOHN FOGERTY - ALGUNS SEUS COMENTÁRIOS PÚBLICOS
Quando perguntaram acerca da sua técnica como guitarrista ...
"Tenho consciência que hoje toco melhor do que em 1970, apesar de eu ter estado afastado da industria musical durante alguns anos aproveitei esse tempo para ir praticando e ir aprendendo mais acerca deste (guitarra) e outros instrumentos, de um certo modo nunca estive parado"
John Fogerty - 2006
Quando perguntaram qual é o album dos Creedence Clearwater Revival que mais gosta ...
"Dos 6 albuns de estúdio que os Creedence Clearwater gravaram aquele que eu mais gosto é sem dúvida o GREEN RIVER de 1969, foi o album que me deu menos trabalho em estudio, mas foi o que me deu mais gozo gravar, contém excelentes canções"
John Fogerty - 1998
Quando o interrogaram se não tinham sido 7 albuns de estúdio gravados pelos Creedence Clearwater Revival ....
"Não, foram mesmo 6 albuns, Creedence Clearwater Revival em 1968, Bayou Country em 1969, Green River em 1969, Willy And The Poor Boys em 1969, Cosmo´s Factory em 1970 e Pendulum no final de 1970, sim foram 6 albuns"
John Fogerty - 1998
Quando o interrogaram acerca do album Mardi Gras de 1972 ...
"Sim, mas não considero o Mardi Gras como um album dos Creedence Clearwater Revival, para mim o Mardi Gras é um album a solo partilhado pelos três elementos remanescentes daquilo que foram os Creedence Clearwater Revival"
John Fogerty - 1998
Quando perguntaram acerca do seu conflito com os seus ex-companheiros de banda, Stu Cook, Doug Clifford, e seu irmão Tom Fogerty (na época já falecido) ...
"Estamos de relações cortadas desde 1981, ao longo destes anos tive de aprender como lidar com cobras rastejantes"
John Fogerty - 1986
Quando perguntaram acerca dos seus problemas com Saul Zaents / Fantasy Records ...
"Saul Zaentz foi como Judas, vendeu o seu carácter a troco de dinheiro e transformou-se num grande ladrão Barrabás, roubou-me imenso dinheiro e protegeu-se rodeado de algumas cobras rastejantes que comem da sua mão"
John Fogerty - 1985
Quando perguntaram do que achava dos Creedence Clearwater Revisited formados pelos seus ex-parceiros Stu Cook e Doug Clifford ...
" (Risos) ... Esse tal Creedence Clearwater Revisited é uma banda de covers formada por uns parasitas que andam a defraudar o público com as canções que eu criei e que eles tomam como se fosse deles a sua autoria"
John Fogerty - 1998
Quando o interrogaram acerca da sua péssima relação com o seu irmão Tom Fogerty ...
"O grande problema do meu irmão Tom com a sua atitude de personalidade conflituosa é a sua grande frustração como artista e inveja por nunca ter grande projeção enquanto artista e descarregou isso contra mim por eu ter conseguido chegar até onde ele também sonhava"
John Fogerty - 1985
RUSS GARY - O HOMEM QUE AJUDOU A FABRICAR O SOM DOS CREEDENCE CLEARWATER REVIVAL
RUSS GARY, um excelente e notável engenheiro de som.
RUSS GARY foi o engenheiro de som responsável pela gravação de todos os discos, albuns e singles, dos Creedence Clearwater Revival. Também foi o engenheiro responsável pela gravação dos primeiros 4 albuns a solo e do single "Goodbye Media Man" de Tom Fogerty.
Foi também o responsável pelo som do primeiro album de John Fogerty "The Blue Ridge Rangers" e pelos singles "You Don´t Owe Me", "Back In The Hills" e "Comin´Down The Road". O primeiro e único album a solo de Doug Clifford, "Cosmo", também tem a sua mão de responsabilidade em matéria de som.
RUSS GARY para além de engenheiro de som também foi o produtor do terceiro e quarto album de Tom Fogerty, "Zephyr National" e "Myopia" ambos lançados em 1974, onde também toca guitarra em alguns temas do "Zephyr National" e em todos os temas do "Myopia". É também co-autor em parceria com Tom Fogerty no tema "Hot Buttered Rum" incluído no album "Zephyr National". Também tocou guitarra acustica no primeiro album a solo de Tom Fogerty.
RUSS GARY foi o engenheiro de som que ajudou John Fogerty a encontrar a sonoridade de estúdio para os Creedence Clearwater Revival, realmente em parceria com as orientações de John Fogerty o engenheiro de som Russ Gary fez um muito bom trabalho.
Durante os cinco anos de existência dos Creedence Clearwater Revival foi Russ Gary quem mais trabalhou em estúdio com John Fogerty, foram muitíssimas horas trancados juntos em estudio a trabalhar no perfeccionismo das musicas que iam integrar um novo album.
RUSS GARY em 1996 disse o seguinte sobre John Fogerty :
"John Fogerty era um perfeccionista e estava sempre insatisfeito com alguma coisa a qual tentava sempre melhorar, eram horas de exaustão sempre a trabalhar e era muito exigente, mas eu realmente admirava-o muito porque era um jovem com uma grande visão e talento, e profissionalmente sabia muito bem aquilo que estava fazendo desde a composição, arranjos e produção, e muito sinceramente, com todo respeito que tenho pelos outros membros da banda, acho que sem esse trabalho de John Fogerty os Creedence Clearwater Revival nunca teriam chegado à linha do sucesso que alcançaram, o rapaz realmente era um génio"
Russ Gary - 1996
"O único trabalho que John Fogerty não se empenhou com dedicação foi o album Mardi Gras, nesse album ele só trabalhou em 4 temas nos arranjos e produção que foram as canções que estavam à responsabilidade dele, o resto do album ele jogou a responsabilidade para o Stu Cook e Doug Clifford que não tinham uma grande experiência como compositores, arranjadores e produtores, o John quis primeiro gravar a guitarra das restantes canções e depois ausentou-se do estúdio deixando o Doug e o Stu trabalhando sozinhos nessas canções que eram da responsabilidade deles. Eu tive de dar-lhes uma ajuda como assistente a orientar os trabalhos de estúdio, o John não compareceu para finalizar os trabalhos porque a parte dele já estava pronta, só reapareceu para fazer as misturas finais, quando o album finalmente foi editado John chegou a dizer "este album é um monte de merda", os Creedence Clearwater Revival praticamente já tinham chegado ao seu final"
Russ Gary - 1996
RUSS GARY foi o engenheiro de som responsável pela gravação de todos os discos, albuns e singles, dos Creedence Clearwater Revival. Também foi o engenheiro responsável pela gravação dos primeiros 4 albuns a solo e do single "Goodbye Media Man" de Tom Fogerty.
Foi também o responsável pelo som do primeiro album de John Fogerty "The Blue Ridge Rangers" e pelos singles "You Don´t Owe Me", "Back In The Hills" e "Comin´Down The Road". O primeiro e único album a solo de Doug Clifford, "Cosmo", também tem a sua mão de responsabilidade em matéria de som.
RUSS GARY para além de engenheiro de som também foi o produtor do terceiro e quarto album de Tom Fogerty, "Zephyr National" e "Myopia" ambos lançados em 1974, onde também toca guitarra em alguns temas do "Zephyr National" e em todos os temas do "Myopia". É também co-autor em parceria com Tom Fogerty no tema "Hot Buttered Rum" incluído no album "Zephyr National". Também tocou guitarra acustica no primeiro album a solo de Tom Fogerty.
RUSS GARY foi o engenheiro de som que ajudou John Fogerty a encontrar a sonoridade de estúdio para os Creedence Clearwater Revival, realmente em parceria com as orientações de John Fogerty o engenheiro de som Russ Gary fez um muito bom trabalho.
Durante os cinco anos de existência dos Creedence Clearwater Revival foi Russ Gary quem mais trabalhou em estúdio com John Fogerty, foram muitíssimas horas trancados juntos em estudio a trabalhar no perfeccionismo das musicas que iam integrar um novo album.
RUSS GARY em 1996 disse o seguinte sobre John Fogerty :
"John Fogerty era um perfeccionista e estava sempre insatisfeito com alguma coisa a qual tentava sempre melhorar, eram horas de exaustão sempre a trabalhar e era muito exigente, mas eu realmente admirava-o muito porque era um jovem com uma grande visão e talento, e profissionalmente sabia muito bem aquilo que estava fazendo desde a composição, arranjos e produção, e muito sinceramente, com todo respeito que tenho pelos outros membros da banda, acho que sem esse trabalho de John Fogerty os Creedence Clearwater Revival nunca teriam chegado à linha do sucesso que alcançaram, o rapaz realmente era um génio"
Russ Gary - 1996
"O único trabalho que John Fogerty não se empenhou com dedicação foi o album Mardi Gras, nesse album ele só trabalhou em 4 temas nos arranjos e produção que foram as canções que estavam à responsabilidade dele, o resto do album ele jogou a responsabilidade para o Stu Cook e Doug Clifford que não tinham uma grande experiência como compositores, arranjadores e produtores, o John quis primeiro gravar a guitarra das restantes canções e depois ausentou-se do estúdio deixando o Doug e o Stu trabalhando sozinhos nessas canções que eram da responsabilidade deles. Eu tive de dar-lhes uma ajuda como assistente a orientar os trabalhos de estúdio, o John não compareceu para finalizar os trabalhos porque a parte dele já estava pronta, só reapareceu para fazer as misturas finais, quando o album finalmente foi editado John chegou a dizer "este album é um monte de merda", os Creedence Clearwater Revival praticamente já tinham chegado ao seu final"
Russ Gary - 1996
RUSS GARY
CREEDENCE CLEARWATER REVIVAL
John Fogerty * Tom Fogerty * Doug Clifford * Stu Cook
sábado, 7 de março de 2015
JOHN FOGERTY É PROCESSADO PELOS EX-COMPANHEIROS DE BANDA
Em 2014 John Fogerty foi processado pelos seus ex-companheiros dos Creedence Clearwater Revival, Stu Cook, Doug Clifford e a viúva de Tom Fogerty que detêm 25 % cada um da marca comercial CCR, em causa está a utilização por John Fogerty das canções integrais dos albuns "Bayou Country", "Green River", "Willy And The Poor Boys", "Cosmo´s Factory" e "Pendulum" dos Creedence Clearwater Revival, no alinhamento dos seus mais recentes concertos ao vivo.
No processo que ainda decorre em tribunal John Fogerty é acusado de não pagar aos restantes proprietários os direitos e imagem devido ao registo da marca CCR, do qual John Fogerty tem apenas uma quota de 25%, pedindo uma indemnização que ronda nos 500 mil dolares.
Também querem legalmente impedir que John Fogerty toque essas musicas nos seus concertos ao vivo porque são reportório exclusivo da banda que eles criaram em 1995 Creedence Clearwater Revisited e que John Fogerty está "ilegalmente" a fazer-lhes concorrência e como tal retirando-lhes o público dos seus concertos ao vivo.
Como é que se explica legalmente uma coisa dessas ? !!! ...
John Fogerty foi o autor-compositor-letrista de todas as composições originais, foi o produtor e arranjador e a voz de todos os albuns dos Creedence Clearwater Revival, excepto o album "Mardi Gras" do qual só é responsável por 4 temas, como é possível levantar um processo judicial contra John Fogerty nesses termos quando Stu Cook, Doug Clifford e Tom Fogerty participaram nesses albuns e nessas canções apenas como músicos mas não são os autores intelectuais da criação dessas musicas e desses albuns ? !!! ...
Quanto a designação Creedence Clearwater Revival não é utilizada nos concertos de John Fogerty e não se apresenta como tal, ele apenas informa nos seus cartazes promocionais que vai tocar em determinado concerto o alinhamento integral do album tal, mas não se apresenta como um Creedence ressuscitado, felizmente John Fogerty não precisa disso para se promover.
Stu Cook e Doug Clifford que intelectualmente nada contribuíram em termos criativos para o Creedence Clearwater Revival são uns parasitas sem grande talento que montaram em 1995 uma banda de covers chamada Creedence Clearwater Revisited e auto-intitulam-se como os legítimos CCR com plenos poderes sobre o legado Creedence e vivem à custa de um reportório com canções criadas pelo cérebro e talento de John Fogerty, a viúva de Tom Fogerty, que é ex-cunhada de John Fogerty, juntou-se a eles porque quer é dinheiro, se tivessem vergonha na cara nem sequer levantavam este processo sujo de falta de caráter contra John Fogerty, mas creio que como o processo não tem por onde se pegue vão perder esta causa em tribunal.
Eu sei um adjectivo certo para colar no Stu Cook, Doug Clifford e viúva de Tom Fogerty, e penso que vocês também o sabem. É muita gente a querer viver à custa das canções que foram criadas por John Fogerty.
No processo que ainda decorre em tribunal John Fogerty é acusado de não pagar aos restantes proprietários os direitos e imagem devido ao registo da marca CCR, do qual John Fogerty tem apenas uma quota de 25%, pedindo uma indemnização que ronda nos 500 mil dolares.
Também querem legalmente impedir que John Fogerty toque essas musicas nos seus concertos ao vivo porque são reportório exclusivo da banda que eles criaram em 1995 Creedence Clearwater Revisited e que John Fogerty está "ilegalmente" a fazer-lhes concorrência e como tal retirando-lhes o público dos seus concertos ao vivo.
Como é que se explica legalmente uma coisa dessas ? !!! ...
John Fogerty foi o autor-compositor-letrista de todas as composições originais, foi o produtor e arranjador e a voz de todos os albuns dos Creedence Clearwater Revival, excepto o album "Mardi Gras" do qual só é responsável por 4 temas, como é possível levantar um processo judicial contra John Fogerty nesses termos quando Stu Cook, Doug Clifford e Tom Fogerty participaram nesses albuns e nessas canções apenas como músicos mas não são os autores intelectuais da criação dessas musicas e desses albuns ? !!! ...
Quanto a designação Creedence Clearwater Revival não é utilizada nos concertos de John Fogerty e não se apresenta como tal, ele apenas informa nos seus cartazes promocionais que vai tocar em determinado concerto o alinhamento integral do album tal, mas não se apresenta como um Creedence ressuscitado, felizmente John Fogerty não precisa disso para se promover.
Stu Cook e Doug Clifford que intelectualmente nada contribuíram em termos criativos para o Creedence Clearwater Revival são uns parasitas sem grande talento que montaram em 1995 uma banda de covers chamada Creedence Clearwater Revisited e auto-intitulam-se como os legítimos CCR com plenos poderes sobre o legado Creedence e vivem à custa de um reportório com canções criadas pelo cérebro e talento de John Fogerty, a viúva de Tom Fogerty, que é ex-cunhada de John Fogerty, juntou-se a eles porque quer é dinheiro, se tivessem vergonha na cara nem sequer levantavam este processo sujo de falta de caráter contra John Fogerty, mas creio que como o processo não tem por onde se pegue vão perder esta causa em tribunal.
Eu sei um adjectivo certo para colar no Stu Cook, Doug Clifford e viúva de Tom Fogerty, e penso que vocês também o sabem. É muita gente a querer viver à custa das canções que foram criadas por John Fogerty.
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